Bem-Estar

Como fazer o gato beber água? 7 dicas para ajudar seu pet!

Publicado em 25 de março de 2020

Tempo de leitura: 6min

Bichanos frequentemente são vistos como pets independentes. E não faltam motivos para isso! Eles cuidam da própria higiene, enterram suas necessidades e não precisam fazer caminhadas diárias. Entretanto, em alguns temas os felinos precisam de ajuda, e um deles é a hidratação. Afinal, como fazer o gato beber água?

gato bebendo água no pote

Tutores muitas vezes têm dificuldade em fazer o gato beber água. Será que é verdade que os bichanos não gostam de se hidratar? Se você está com dificuldades em fazer o gato beber água, continue lendo. Preparamos um guia com 7 dicas para cuidar do seu amigo! 

Por que gatos não bebem água? 

É comum ouvirmos que os bichanos não gostam de se hidratar. Mas será que isso é verdade? Se você acha que seu pet não está frequentando o bebedouro como deveria, saiba que isso não é uma ilusão. 

Especialistas dizem que, realmente, os felinos não são muito chegados à água. A Dra. Renata Brunetto, médica-veterinária da Petz, explica que isso pode estar relacionado à origem dos bichanos. “Acredita-se que os gatos sejam oriundos dos desertos,” explica a especialista. 

“Devido a seus ancestrais, eles realmente não bebem muita água”, complementa. Assim, não se culpe caso seu pet não esteja se hidratando como deveria. Este é um problema comum dos felinos. Mas não se preocupe! Com algumas dicas, será fácil ver seu gato bebendo água!

1. Invista em um bebedouro-fonte

Esta é a principal dica para quem está lidando com um gato que parou de beber água. Conforme a Dra. Renata lembra, os bichanos podem ser muito exigentes. “Se o pote for pequeno e a água não estiver fresca ou não for corrente, ele pode se recusar a beber”, comenta a veterinária. 

Assim, para incentivar o bichinho a se hidratar, o bebedouro-fonte é um grande aliado, sendo uma espécie de fonte para gato beber água. Ele cria um fluxo de água corrente, o que é muito mais atrativo para os felinos. E como funciona de maneira automática, é muito fácil de utilizar. Basta colocar a água e esperar o bichano se refrescar! 

2. Ofereça água sempre fresca

Outro ponto importante para estimular o gato a beber água é oferecê-la sempre fresca. Diferentemente de outros pets, como os cães, os bichanos não gostam de água suja, parada ou morna. 

Dessa forma, eles vão ignorar aquele bebedouro que foi abastecido há horas, por mais que ainda haja água nele. E não pense que essa é uma chatice dos felinos! Você provavelmente também vai recusar um copo de água que ficou horas em cima da mesa, não é mesmo? 

Para estimular a hidratação do seu amigo, especialistas recomendam trocar a água  do bebedouro pelo menos duas vezes ao dia. Porém, hidratação é sempre bem-vinda. Sempre que puder, abasteça o bebedouro, deixando a água fresca e atraente para seu pet! 

3. Forneça água corrente

Bichanos podem até não ser muito fãs de se hidratar, mas eles adoram água corrente! Quando um gato encontra um fluxo de água, ele provavelmente irá se aproximar e se refrescar. Por isso, muitos tutores possuem o hábito de ligar uma torneira para que seus pets se hidratem diretamente da fonte. 

Apesar da tática funcionar, ela não é recomendada por especialistas. O contato da boca do bichano com a torneira pode facilitar a proliferação de doenças. Para evitar problemas, ofereça água corrente de forma segura. Utilize uma mangueira ou outro mecanismo que não irá fornecer água para o restante da família. 

gato bebendo água corrente

4. Espalhe diversos bebedouros pela casa

Não é à toa que os gatos são considerados preguiçosos! Entre sonecas e cochilos, os bichanos passam boa parte do seu dia dormindo e descansando. E como não são lá muito fãs de exercícios, podem evitar visitar o bebedouro apenas pela necessidade de cruzar alguns cômodos. 

Assim, uma boa maneira de estimular o gato a beber água é espalhando diversos bebedouros e fontes pela casa! Dessa forma, o pet não terá que se locomover tanto quando quiser se hidratar. Além disso, assim você aumenta a chance de o gato lembrar que tem que beber água quando cruzar um bebedouro durante uma caminhada. 

5. Dê ração úmida como alternativa

Outra forma de fazer o gato beber água é através da ração úmida. Os sachês são mais atrativos para os bichanos, e ainda possuem mais umidade que a ração seca. Dessa forma, além do seu amigo obter a nutrição correta, ainda estará se hidratando! 

Muitos tutores utilizam a ração úmida apenas como um petisco ocasional. Porém, especialistas reforçam que é recomendado oferecer esse produto algumas vezes por semana para seu bichano! 

6. Limpe o bebedouro com frequência

Bichanos são pets muito higiênicos. Além de cuidarem do próprio banho, nossos amigos bigodudos ainda enterram suas necessidades, deixando bem claro que eles não gostam de sujeira! Assim, um bebedouro sujo pode ser motivo suficiente para ele não se hidratar! 

Além disso, um recipiente descuidado pode facilitar a proliferação de bactérias e fungos. Para evitar problemas e fazer o gato beber água mais vezes, limpe o bebedouro ao menos uma vez a cada dois dias. Para isso, utilize água limpa e sabão neutro, enxaguando e secando bem o acessório. 

7. Coloque gelo no bebedouro 

Para quem fica longe de casa por muitas horas e não pode oferecer água fresca com tanta frequência, o gelo é uma boa opção. Recomendado especialmente para dias quentes, ele irá derreter aos poucos, mantendo a água em uma temperatura agradável para o bichano. 

Dessa forma será mais fácil estimular o gato a beber água e evitar consequências como a inflamação urinária! Porém, cuidado ao espalhar cubinhos de gelo pela casa. Alguns pets gostam de se divertir com a pedrinha, fazendo uma pequena bagunça por onde passam! 

Mantenha seu gatinho sempre hidratado com a Petz!

Com essas 7 dicas, provavelmente será muito mais fácil resolver o dilema de “meu gato não bebe água”! Lembre-se que hidratação é um assunto sério, que causa diversos problemas de saúde em nossos amigos peludos. 

gato bebendo água da torneira
Agora que você já sabe como fazer seu gato beber água, veja outros conteúdos como esse aqui no  blog da Petz. Só aqui você fica por dentro de tudo sobre o mundo animal. Saiba mais sobre cuidados, dicas e curiosidades de gatos e muitas outras espécies!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog