Saúde e Cuidados de Cachorros

5 cuidados para manter os gatos peludos felizes

Publicado em 23 de dezembro de 2022

Tempo de leitura: 5min

Não é todo dia que a gente encontra um gato de pelo longo andando por aí. Talvez por isso, gatos peludos exerçam um fascínio especial por onde passam. Assim, muitos gateiros sonham em ter um pet de pelo bem comprido para chamar de seu.

Faz parte desse time? Pois saiba que, em geral, gatos de raças de pelos longos são muito companheiros, carinhosos e amigáveis. No entanto, é preciso dedicação para manter a pelagem exuberante e para evitar nós, bolas de pelo e até doenças de pele, como vamos te contar a seguir.

raca de gato peludo 2

As raças mais peludas

Gatos sem raça definida também podem ter pelos longos. Porém, para quem pretende levar para casa o bichano ainda filhote, não dá para ter certeza de que isso vai acontecer. Nesse caso, o jeito mais garantido de ter gatos peludos é escolher as seguintes raças:

Maine Coon

O Maine Coon é uma das raças mais famosas quando o assunto são gatos peludos e gigantes. Muito carinhosos, inteligentes e um pouco preguiçosos, eles estão entre os poucos bichanos que adoram água e banho. E isso é ótimo para a pelagem deles!

Norueguês da Floresta

Parecido com o Maine Coon, o gato Norueguês da Floresta é muito amigável, tranquilo, curioso e independente. No que diz respeito à pelagem, possui uma dupla camada de pelo, o que torna essa cobertura praticamente impermeável. Porém, ao contrário do que parece, o pelo dele não é dos mais difíceis de cuidar.

Persa

Está aí outra raça bem famosa quando o assunto são gatos peludos! Muito tranquilo e dorminhoco, o gato Persa é carinhoso e apegado à família, mas, ainda assim, bastante independente.

A pelagem muito densa e o focinho curto, que dificultam a autolimpeza, fazem com que cuidar dos pelos desses animais seja trabalhoso, com escovação diária e banhos regulares.

Angorá

O gato Angorá é bom para famílias com crianças, já que é muito esperto, inteligente e brincalhão. No entanto, é importante respeitar o espaço do animal, já que os gatos dessa raça também apreciam momentos sozinhos, de tranquilidade. Apesar de farta, a pelagem é fina e sedosa, o que facilita o cuidado.

Ragdoll

Muito charmoso e cativante, o gato Ragdoll parece um verdadeiro bichinho de pelúcia, com seu pelo longo e atentos olhos azuis. É um gato muito dócil, caseiro e carinhoso, estando entre os poucos bichanos que costumam seguir os tutores pela casa. Os pelos fininhos precisam de escovação regular para evitar a formação de nós.

Birmanês

Imagine um gato com o padrão de pelagem do Siamês, mas com pelos longos. Assim é o Birmanês, um dos gatos mais peludos! Brincalhões e independentes, os gatos dessa raça possuem pelagem farta, macia e sedosa, mas relativamente fácil de cuidar, devido à ausência de camada de subpelos.

5 cuidados essenciais com os gatos peludos

Agora que você já conhece as raças mais peludas, sabe também que a pelagem não é igual entre esses gatos. De acordo com a Dra. Vanessa Juzenas, médica-veterinária da Petz, ela muda não só entre as raças, mas também entre indivíduos do mesmo padrão racial.

“Alguns gatos possuem uma pelagem mais densa, com pelos secundários (subpelo). Outros têm uma pelagem mais ‘aberta’, mas com uma quantidade maior de pelos”, diz a veterinária. De um jeito ou de outro, gatos de pelos longos exigem cuidados especiais, como você confere a seguir:

gatos peludos

1. Escove o pet diariamente

Mesmo para gatos de pelo curto, a escovação é importante para auxiliar na remoção de pelos soltos, evitando a formação de bolas de pelo. No entanto, no caso dos gatos peludos, ela é essencial, ajudando a desembaraçar e a remover sujeiras, evitando o surgimento de doenças de pele.

O ideal é escovar o gato diariamente. Para isso, a Dra. Vanessa recomenda acostumá-lo desde filhote. “Sempre escove o bichano em um lugar no qual ele se sinta confortável e associe esse momento a um reforço positivo, para que todo o ritual seja prazeroso”, diz a Dra. Vanessa.

2. Dê banho no bichano

Os gatos são animais praticamente autolimpantes, mas os de pelos longos acabam precisando de banho para facilitar o manejo da pelagem. Em geral, esse banho pode ser dado a cada 60 dias, sempre em locais preparados e com produtos adequados.

A necessidade e a frequência ideal de banhos, porém, devem ser indicadas por um veterinário, conforme as características de cada pet. “Alguns gatos podem apresentar problemas de pele, sendo indicado dar banhos até com uma frequência maior”, explica a Dra. Vanessa.

3. Capriche na escolha da ração

Engana-se quem pensa que os cuidados com os pelos são puramente externos! Na verdade, eles começam de dentro para fora, com uma alimentação balanceada. “Considerando que o pelo é formado predominantemente por proteína, a nutrição contribui para a qualidade e a manutenção da pelagem”, esclarece a veterinária da Petz.

Por isso, procure oferecer rações Super Premium para o seu bichano, de preferência aquelas desenvolvidas especificamente para a raça dele. Quanto melhor for o alimento, mais bonito será o pelo do gato!

4. Fique atento às bolas de pelo

Proporcionar uma alimentação balanceada ao gato, além de garantir a quantidade ideal de proteínas, é importante para evitar a formação de bolas de pelo. Caso não encontre uma ração específica para a raça do seu gato, uma dica é optar por rações Super Premium para gatos de pelo longo.

Além disso, vale apostar no uso de petiscos especiais e na graminha para gatos. “Por ser composta de fibras, ela auxilia na eliminação do pelo presente no intestino”, diz a Dra. Vanessa.

5. Leve o gato para check-up regularmente

gatos peludos cuidados

Como você já sabe, a beleza da pelagem é um reflexo da saúde do bichano. Por isso, além de ficar de olho nas carteirinhas de vacinação e de vermifugação do pet, também é importante levá-lo ao veterinário ao menos uma vez por ano.

Tem um felino em casa e está procurando pelos produtos ideais para o seu cuidado diário? No site da Petz, você acha! Acesse e confira o nosso catálogo on-line a preços especiais.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog