Bem-Estar

Introduzindo mais um gato em casa

Publicado em 10 de julho de 2015

Tempo de leitura: 3min

Nada melhor do que levar mais um pet para a nossa casa não é mesmo? E, com essa alegria toda, o que mais queremos é acertar na adaptação, para que o novo integrante se sinta em casa, e os outros moradores fiquem confortáveis e felizes com a chegada do novo integrante.

introduzir-novo-gato-casa

Abaixo, darei algumas dicas para que essa chegada seja mais tranquila e feliz para todos. Vamos lá?

Primeiramente, devemos cuidar para que o novo gato, seja ele filhote ou não, sinta-se bem em seu novo lar. Quando for buscá-lo, peça um paninho com o cheiro da mãe ou dos irmãos caso seja filhote, para que ele se sinta acolhido e confortável nessa primeira fase. Coloque esse paninho dentro de uma caixa de transporte e o leve para casa na caixinha.

Nesse momento, selecione apenas um cômodo da casa para a chegada do novo gato. Coloque água, ração e caixinha de areia apenas nesse local, até que ele se sinta seguro e perceba que está é a sua nova casa. Não o deixe muito tempo sozinho no ambiente. Tente sociabilizá-lo com os membros da família interagindo, brincando e dando carinho.

Ainda não coloque o outro gato em contato com o novo, para não gerar ciúmes, medo, insegurança, entre outras sensações. A boa adaptação é fundamental para que não haja problemas comportamentais futuros.

Bem, depois dessa primeira fase, na qual o gato novo já consegue se alimentar, brincar e fazer as necessidades no novo local, é hora de mostrá-lo aos outros pets.

introduzir-novo-gato-casa02

Coloque o gato novo dentro da caixa de transporte e coloque o outro felino no mesmo ambiente. Com o gatinho dentro da caixa de transporte, deixe que o outro o cheire e que eles se conheçam. Nesse momento, acredito ser muito importante dar uma recompensa, para que as associações sejam sempre positivas.

Dar um petisco muito saboroso para o filhote e para o gato mais antigo da casa é fundamental. Sempre que estiverem perto um do outro, recompense para cada vez mais estreitar esse contato.

Não há um tempo certo para essa fase de adaptação, pois, se nos precipitarmos, corremos o risco de ter uma briga e é justamente o que não queremos. Tenha paciência nesse momento, ok? Caso algum pet demonstre agressividade nessa etapa, use um jato de água no agressor, para que esse comportamento seja interrompido.

Depois desse período, quando os dois pets já estiverem acostumados com a presença e o cheiro do outro, é hora de soltar o gatinho novo. Uma boa sugestão é deixar sempre a caixa de transporte perto dele, para que ele sinta que está em segurança.

Deixar brinquedos disponíveis (eles adoram caixas de papelão) nesse novo ambiente favorece a interação e também ajuda muito. Não se esqueça de ter muita paciência nesse momento. O gato novo ainda vai estranhar um pouco o novo ambiente e é necessário ter tranquilidade para que ele se acostume com tanta coisa nova.

Espero ter ajudado com essas dicas!
Até a próxima.

Por Mariana Taioli, adestradora da equipe Cão Cidadão.
Criada por Alexandre Rossi, a Cão Cidadão atua há 15 anos com adestramento e comportamento animal. Oferece adestramento em domicílio, consultas comportamentais, além de uma agenda mensal de cursos e palestras. Tudo isso com muito amor e respeito. Para saber mais sobre a Cão Cidadão, entre em contato com a Central de Atendimento, pelo telefone (11) 3571-8138, ou acesse www.caocidadao.com.br.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog