Bem-Estar

O que é matatabi? 8 perguntas respondidas para você conhecer um nova catnip

Publicado em 30 de março de 2020

Tempo de leitura: 4min

Você provavelmente já ouviu falar em erva de gato ou catnip, conhecida por deixar os felinos felizes e relaxados. Mas você conhece o Matatabi (ou silver vine)? É uma planta parecida com a erva de gato, mas que propõe efeitos mais potentes. Outra alternativa para deixar seu bichano alegre.

gato se lambendo

Quer entender por que os gatos gostam tanto dela e saber a diferença entre ambas? Listamos oito perguntas frequentes para você conhecer seus benefícios, cuidados e diferenças em relação à já conhecida catnip.

1. Qual é a origem do matatabi?

Com o nome científico de Actinidia polygama, é uma flor branca de uma espécie de kiwi originado nas montanhas do Japão e da China. Em países da Ásia, é bastante usado para tratamento em doenças humanas e se mostrou eficiente para os gatos por suas substâncias benéficas.

2. Matatabi e catnip têm os mesmos efeitos?

Os efeitos do matatabi para gatos são muito subjetivos, mas com reações parecidas com a erva de gato, como pular, correr pela casa e despertar o instinto de caçador.

Em alguns deles não surte nenhuma mudança comportamental, pois depende da genética e independe da idade, sexo ou castração. Além disso, se você deu a erva para gato e seu peludo não sentiu nada, não quer dizer que com o matatabi ele também não sentirá.

3. Quais são os benefícios de oferecer matatabi para meu bichano?

Seu uso ajuda a diminuir o estresse, hipertensão e doenças relacionadas ao cortisol, além de deixar o gato alegre e abrir o apetite. Em casos de depressão ou ansiedade, a planta diminui esses sintomas e aumenta a vitalidade do pet. 

4. Matatabi vicia?

Aqui vai um fato interessante: usar matatabi planta não vicia. Isso porque a substância não é tóxica. Na verdade, é de origem natural e seus efeitos são temporários!

5. O que acontece com meu gato ao sentir o cheiro do matatabi?

Os sentidos do pet ficam aguçados enquanto estão sob efeito do matatabi, e o instinto de predador natural vem à tona. Por isso, começam a querer marcar território e correr atrás de bichos imaginários.

gato com as plantas

Apesar disso, há algumas variações de reações, mas geralmente o animal tem momentos de alegria, entusiasmo e excitação. Após alguns minutos, o efeito vai diminuindo e ele relaxa, podendo dormir em seguida.

É possível perceber, também, alterações, como a pupila dilatada, espasmos nas costas e o rabo balançando continuamente.

6. É verdade que o matatabi é mais potente que catnip?

Apesar das duas plantas terem resultados parecidos, o matatabi se mostrou mais forte do que a erva do gato. Isso porque mais felinos sentem os efeitos dessa planta do que usando a catnip.

Essas reações são geradas porque o cheiro liberado pelo matatabi vem de uma substância chamada actinidine. Ela é dez vezes mais potente do que a nepetalactonam, que é o componente encontrado na catnip.

7. O que eu faço para aumentar a felicidade do meu gato durante o uso?

É legal brincar com ele e estimular sua euforia durante o efeito. Para isso, amarre em um cordão e o faça correr atrás. Além disso, você pode comprar brinquedos que já vêm com a plantinha dentro.

Atualmente, existem produtos que vão além da diversão. Um exemplo são os populares palitos matatabi e palitos erva de gato. Esses estímulos apresentam inúmeros benefícios psicológicos, fazendo seu pet se sentir amado e feliz. 

8. Mas, afinal, compro matatabi ou catnip para o meu bichano?

O ideal é testar ambos para entender qual tem melhor resultado e perceber a preferência do seu animalzinho entre esses dois. Apesar de o matatabi ter efeito mais potente, não é necessariamente melhor do que a catnip, pois a reação varia de gato para gato.

gato e plantas

Gostou do nosso conteúdo? Você também encontra plantas estimulantes para seu felino em no site da Petz, não deixe de conferir as opções!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog