Bem-Estar

Você sabe o que é Catnip e como ela ajuda seu gato?

Publicado em 04 de junho de 2018

Tempo de leitura: 3min

Também conhecida como a erva de gato ou erva gateira, o Catnip teve origem na Europa e na Ásia, e hoje traz diversos benefícios para os nossos bichanos.

Você já deve ter encontrado algum brinquedinho que possuía essa erva, ou já deve ter ouvido falar sobre ela.

Para esclarecer todas as suas dúvidas sobre esse assunto, vamos te contar um pouquinho mais sobre o catnip.

O cheiro dessa erva tão especial deixa os gatinhos extremamente felizes. Já pensou em oferecê-la ao seu amiguinho?A Nepeta cataria, conhecida como Catnip, libera um aroma que deixa os felinos mais alegres, felizes, ou então relaxados. Entretanto, muitos tabus surgem quanto à oferta dessa erva aos nossos amiguinhos.

o que e catnip

Por que usar Catnip?

Apesar de muitos acharem que o Catnip faz mal, ele só traz benefícios para o animal sendo utilizado na forma e na quantidade correta.

Os efeitos de euforia e agitação são causados por uma substância chamada Nepetalactone, que não prejudica o bichano. Quando inalada, ela estimula o bulbo olfatório do pet e ativa a amígdala e o hipotálamo, órgãos responsáveis pelas emoções e reações do corpo.

Por esse motivo, o instinto predador do seu bichinho é estimulado, fazendo-o correr muito mais e liberando toda a sua tensão. Ao contrário do que muitos pensam, essa erva não é viciante, apenas perde o  efeito quando utilizada por muito tempo ou em grandes quantidades.

o que e catnip 2

Caso o seu gatinho seja um pouco agressivo quando visitas vão à sua casa, ou não sinta vontade de brincar e praticar atividades físicas, o uso de Catnip pode auxiliar e muito para que ele desenvolva um comportamento mais tranquilo e alegre.

Ela deve ser utilizada uma vez por semana, para não perder efeito sobre os bichinhos, e pode ser empregada de várias formas, como por exemplo no arranhador, em varinhas, ou em qualquer um dos brinquedos preferidos do seu gato.

Efeitos do Catnip

Além de deixá-lo mais enérgico e brincalhão, o Catnip vai deixar o seu bichano muito mais sociável e pulando muito mais alto.

Após brincar com a erva, seu gatinho pode:

  • Balançar mais a cabeça e o rabo;
  • Arranhar com mais velocidade;
  • Liberar mais saliva,
  • Ter hiperatividade.

Esses efeitos começam a aparecer cerca de 10 minutos após o ápice da inalação, após isso, o gatinho pode sentir vontade de ingerir a erva e também se sentirá muito mais calmo e relaxado.  No entanto, evite que ele coma a erva, pois sua ingestão, poderá provocar enjoo, podendo levar a vômitos e diarreias.

Catnip: Como usar?

Geralmente, a forma mais comum de como usar Catnip é  nos arranhadores, para que o pet não fique passando as unhas pelos móveis da casa. Você também pode espalhar a erva pelo ambiente em que ele mais fica, para ele brincar e praticar mais exercícios físicos.

Caso você tenha um bichinho um pouco agressivo, é recomendado colocá-la em uma almofada em que ele possa descansar. Dessa forma, ele se sentirá muito mais calmo e terá um comportamento mais tranquilo.

o que e catnip 3

É muito importante lembrar que  25% dos bichanos são imunes aos efeitos da Catnip, mas isso não significa que ele tenha algum problema. Alguns gatos podem ser mais resistentes e, por esse motivo, não ficam tão eufóricos ou relaxados com o uso dessa erva.

Gostou de saber um pouco mais sobre o que é Catnip e os efeitos dela no seu bichano?

Aqui no Blog da Petz, você fica por dentro de tudo o que faz bem para os seus amiguinhos. Continue ligadinho na gente!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

3 comentários em "Você sabe o que é Catnip e como ela ajuda seu gato?"

  1. Muito bom ! Bastante esclarecedor. Parabéns por mais essa iniciativa que certamente beneficia a todas/todos que procuram saber mais sobre o mundo dos nossos amiguinhos felinos. Grato e boa sorte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog