Gatos sentem frio? Saiba como cuidar dos bichanos durante o inverno

Postado por PETZ, em Atualizado em Jun 26, 2019

Bem-Estar
Gatos sentem frio? Saiba como cuidar dos bichanos durante o inverno
Tempo de leitura: 4 minutos

É normal que os tutores de gatos fica a dúvida e se pergunte: como protegê-los das baixas temperaturas? Afinal, gatos sentem frio? Quais são os cuidados durante o inverno?

Para responder essas e outras perguntas, chamamos a médica-veterinária da Petz, Dra. Anna Carolina Massenzi, para nos ajudar.

Então, continue lendo para aprender de a identificar o comportamento do gato no frio e como cuidar garantir o bem-estar do seu amigo peludo!

Qual a temperatura dos gatos?

Se você alguma vez passou longos minutos com um gatinho dormindo em sua barriga, deve ter percebido que esses pets são fofos e quentinhos. Essa percepção acontece pois a temperatura corporal dos gatos fica entre 38 °C e 39,2 °C. Apenas alguns graus acima da temperatura dos humanos.

Por isso é tão gostoso fazer carinho em um gato! Mas, assim como nós, eles também podem ter febre ou hipotermia, então, caso note seu amigo mais quente ou frio que o normal, é hora de procurar o veterinário.

Afinal, gatos sentem frio?

Sim, gatos sentem frio! Especialistas acreditam que os felinos domésticos sejam originados de desertos e regiões áridas. Por isso, estão mais acostumados a altas temperaturas e, portanto, podemos afirmar que gatos sentem calor na maior parte do tempo!

Portanto, cabe ao tutor perceber se seu filho de quatro patas está sofrendo com as temperaturas baixas e tomar as medidas necessárias para evitar maiores problemas.

Perigos do frio para felinos

Assim como para os humanos, o frio pode apresentar diversos perigos para os gatos. Nas temperaturas mais baixas, os bichanos ficam mais suscetíveis a doenças e problemas de saúde, principalmente as respiratórias. “Problemas como bronquite e asma também são comuns nos gatos.

Durante o inverno, estes riscos são ainda maiores.”, explica a Dra. Anna Carolina. A gripe é outro perigo comum. Os gatos costumam ser discretos em relação aos seus problemas de saúde, e o tutor precisa ficar de olho para perceber os problemas de seu amigo peludo.

Sintomas das doenças do frio

Diferentes doenças podem aparecer nos bichanos durante as estações mais frias. Como os gatos gostam de ser independentes, não costumam demonstrar muitos sinais de suas doenças.

Mas se você prestar atenção, vai ser fácil perceber que seu filho de quatro patas está com problemas de saúde. Basta ficar atento a alguns sinais. Conheça os principais sintomas das duas doenças comuns durante o frio.

1. Gripe

Conhecida como gripe dos gatos, esta doença é causada por um vírus, e é bem semelhante à gripe dos humanos. Seus principais sintomas são:

  • Tosse;
  • Espirro;
  • Febre,
  • Olhos remelando.

2. Bronquite ou asma felina

A asma ou bronquite felina é um dos problemas mais comuns nos gatos. Especialistas dizem que uma porcentagem alta dos felinos possui esta patologia, que aparece especialmente no frio. Os sinais são:

  • Tosse;
  • Perda de peso;
  • Apatia;
  • Dificuldade de respirar,
  • Perda de apetite.

Além disso, os veterinários dão uma dica para perceber se seu filho de quatro está doente: preste atenção na higiene.

Os gatos são muito cuidadosos e, caso apareçam com os pelos sujos, é um sinal que algo está errado.

Cuidados para os gatos no frio

Certo, já percebemos que os gatos são suscetíveis ao frio e devemos ter cuidado com a temperatura ambiente ideal para gatos durante o inverno.

Mas, quais outras dicas são fundamentais para seu bichano suportar o frio? Especialistas dão algumas ajudam a garantir a saúde do seu amigo peludo.

  • Ambiente: Muitos tutores preferem deixar seu amigo livre para passear pela vizinhança. Porém, os veterinários indicam que este hábito é o principal fator de risco para a saúde dos pets!

Além disso, durante o inverno, assim como nós, os bichanos preferem ambientes mais quentinhos. Por isso, evite que seu amigo passe muito tempo em ambientes externos.

  • Roupas: Em lojas de pets, conseguimos encontrar roupinhas para gato. Além de serem um charme, elas ainda podem ajudar a protegê-los! Nem todos os bichanos se acostumam com os casaquinhos, mas não custa tentar! No mínimo, seu amigo ficará ainda mais fofo para tirar algumas fotos!
  • Cama: quem tem um gato em casa sabe que estes pets não fazem cerimônia na hora de dormir, e qualquer lugar vira cama! Mas os bichanos também adoram uma cama confortável e quentinha!

Por isso, deixe um espaço disponível para seu amigo descansar. Opte por camas específicas para gatos, pois elas já possuem a proteção necessária para os pets!

  • Água: a água é outro assunto delicado quando falamos dos bichanos. Os gatos não gostam muito de beber água, e no inverno podem ficar ainda mais exigentes. A dica é deixar sempre água fresca e limpa disponível. Para quem busca praticidade, os bebedouros fonte são uma ótima opção!

Esses cuidados básicos vão ajudar seu bichano a passar pelo inverno de maneira mais confortável!

Mas, lembre-se que cada gato precisa de um cuidado específico, e fatores como idade e raça podem influenciar, principalmente no frio.

Então, faça visitas frequentes ao veterinário para acompanhar a saúde de seu amigo.

Na Petz você encontra tudo para proteger os cães e gatos que sentem frio, além de especialistas que ficarão felizes em auxiliar seu filho de quatro patas! Venha nos fazer uma visita!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *