Bem-Estar

Grama de milho para gatos: como plantar e benefícios

Publicado em 20 de setembro de 2021

Tempo de leitura: 4min

Se você é tutor de gatos, já deve ter percebido que eles não resistem a uma graminha verde e apetitosa. Para evitar que eles encontrem pela frente uma planta tóxica, o ideal é oferecer a grama de milho para gatos.

gato com as patas apoiadas em uma superfície plana

Fique conosco e aprenda a plantar a grama de milho para gatos, além de se inteirar sobre os benefícios que ela pode trazer. Você vai precisar apenas de terra, um recipiente e milho para pipoca. Ou seja, por muito pouco, você pode proporcionar diversão e saúde para seu pet sem precisar sair de casa para isso.

Como a grama de milho para gatos pode fazer bem para eles?

Em primeiro lugar, é importante entender por que os gatos gostam de comer grama, seja ela qual for. Embora o motivo ainda divida opiniões entre os especialistas, a causa mais provável é que a grama para gato é um recurso utilizado pelos felinos para regurgitar as famosas bolas de pelo. 

Mas qual a relação da plantinha com os pelos que os gatos ingerem ao se lamber? Bom, ao ingerir as bolas de pelo, o estômago dos animais fica irritado. A grama tem o papel de melhorar a digestão, aliviando o trato digestivo e estimulando a regurgitação dos pelos. 

Outras causas podem ser dores de barriga ou verminose. Ao notar o seu pet mordiscando a grama, leve-o ao veterinário. O diagnóstico pode ser feito logo, e o tratamento, bem-sucedido. Podemos concluir, então, que a ingestão da grama de milho é excelente para o animal, sendo uma ótima saída para evitar intoxicação por plantas venenosas.

Aprenda a plantar grama de milho para gatos

Muitas lojas especializadas vendem a grama de milho para gatos. Mas como é muito fácil plantá-la, o blog da Petz vai disponibilizar a seguir o passo a passo, ajudando você a economizar o seu dinheiro, além de nunca lidar com a falta da grama em casa.

Você verá como plantar grama de milho de pipoca para gatos é simples e vai poupar você de sustos. Não tem nada pior do que ver o seu gatinho doente, não é mesmo? Confira todo o processo, desde o tipo de terra ideal até o momento certo para oferecer a planta ao bichinho.

Como plantar

Escolha um vaso ou jardineira e coloque terra enriquecida com adubo orgânico, de preferência até a metade do recipiente. Coloque os grãos de milho separados uns dos outros, cubra com mais terra e molhe com água.

Uma dica importante: plante mais de um vaso para ter mais opções de grama quando a outra começar a ficar amarela. Dessa forma, seu pet não vai ficar sem a sua adorada graminha verde e saudável.

Como cultivar

O segredo é regar os grãos em dias alternados e nunca deixar a terra muito molhada. Em algumas semanas, o broto de milho para gatos vai começar a aparecer — uma demonstração de que todos os seus cuidados deram muito certo.

Esse é o momento de redobrar a atenção, evitando que os gatinhos tenham acesso ao local onde a grama está crescendo e resolvam cavar a terra. Isso pode destruir todo o seu trabalho e adiar ainda mais o início da brincadeira. Afinal, para os gatos, comer grama é muito mais do que cuidar do estômago!

Quando oferecer aos gatos?

Mesmo que você ou os bichinhos fiquem ansiosos para ver a grama de milho disponível, calma! Isso só é possível quando a planta passa a medir de três a quatro dedos da sua mão. 

gato deitado em cobertores

A grama de milho para gato não substitui a ração

Mesmo que o milho para gatos seja um remédio natural para ajudar na digestão, não significa que a ração não deva auxiliar nesse processo. Pelo contrário, a oferta de uma boa ração específica para os felinos é uma atitude de carinho com o seu pet.

Além de conterem vitaminas e óleo que ajudam na regurgitação de bolas de pelos, as rações contribuem para a nutrição balanceada e pelos sedosos. Por isso, peça indicação ao veterinário sobre o melhor tipo de ração para o seu gato. 

É muito importante pensar que, ao aceitar ser tutor de um pet, você está assumindo um compromisso com um ser vivo, que merece e tem direito a uma vida digna e saudável. Sobretudo, ofertar boa alimentação e manter hábitos próprios das espécies , como comer grama, são deveres previstos na lei. 

grama molhada

Esperamos que as dicas de como plantar grama de milho para gatos ajudem você a concretizar essa ideia. A Petz oferece uma variedade de materiais para jardinagem que vai deixar ainda mais fácil realizar esse mimo ao seu gatinho. Aproveite as nossas ofertas!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog