Bem-Estar

Granulado de madeira para gatos é bom?

Publicado em 16 de novembro de 2021

Tempo de leitura: 5min

A caixa de areia é uma ótima opção para os gatos fazerem suas necessidades. Só o fato de terem um lugar apropriado já descarta a possibilidade de o gatinho sair de casa para isso. O segredo está em escolher o tipo do material higiênico para usar na caixa. Será que o granulado de madeira para gatos é bom?

gato em caixa de madeira ao lado de um arranhador

Ao ler este artigo, você vai ficar sabendo as vantagens e desvantagens do granulado de madeira para gatos. Além disso, descobrirá como o granulado é feito, qual a caixa ideal para usar com esse tipo de material e o que fazer quando o gatinho rejeita a caixa de areia. Fique conosco!

Como o granulado de madeira é feito?

Quando adquirimos um produto para nossos pets, é importante que a gente saiba sua origem e como ele é feito. No caso dos granulados higiênicos, eles são 100% de material orgânico e sustentável.

Existem diversos tipos de madeira de árvores de reflorestamento que podem ser a base do granulado de madeira, entre elas a espécie Pinus. Dela, se aproveitam as lascas que se formam quando as fábricas de móveis processam as toras para ficarem lisinhas.

Essas lascas, chamadas de maravalhas, são compactadas em formato de cápsulas, resultando no granulado. Confira a seguir como fazer granulado de madeira para gatos:

  1. as lascas são recolhidas nas madeireiras;
  2. confere-se o teor de umidade, que deve estar abaixo de 8%;
  3. a maravalha é moída;
  4. passa por um processo de homogeneização de umidade;
  5. o material é compactado em grânulo;
  6. passa por resfriamento através de choque térmico;
  7. é peneirado;
  8. é embalado e vai para a logística até chegar no consumidor.

Vantagens e desvantagens do granulado para gatos

Mesmo sabendo a sua composição e como é feito, será que é possível afirmar que o granulado de madeira para gatos é bom?  Para responder a essa pergunta, o ideal é que outras sejam respondidas antes.

Antes de optar pelo granulado, reflita sobre o seu cotidiano, suas expectativas em relação ao produto e as especificidades do seu pet, como o comportamento e o ambiente onde o bichano faz as necessidades. Os pontos abaixo podem te ajudar a decidir sobre a sua aquisição:

  • é bom para seu pet;
  • atende às suas expectativas;
  • é vantajoso para seu bolso;
  • é suficiente para deixar sua casa limpa;
  • é bom para a natureza.

gato deitado

Como você viu, o granulado de madeira para gatos é bom quando atende não só ao pet, mas também ao seu entorno: você e o meio ambiente. Afinal, estamos conectados e o que fazemos reflete no mundo em que vivemos.

Pensando sob o aspecto ecológico, o granulado de madeira para gatos é bom por ser um produto biodegradável, o que facilita muito o seu descarte. Outro ponto positivo é que a madeira não permite levantar poeira ou empossar líquido proveniente da urina do gatinho.

Porém, antes de ir adquirir o produto é preciso saber como limpar o granulado de madeira para gatos. Sobre isso, é importante ressaltar que o material precisa ser diariamente peneirado para retirar os dejetos. Isso pode não ser viável para tutores que passam muito tempo fora de casa.

Qual a caixa de areia ideal para usar com granulado?

Se você escolheu produto, o próximo passo é saber como usar o granulado de madeira para gatos nas caixas de areia. Ah! Um detalhe importante: se for substituir a areia tradicional pelo granulado, faça isso aos poucos para não causar estranhamento no gatinho.

Então, voltando para a caixa ideal, a melhor nesses casos é aquela que tem dois compartimentos, tendo uma peneira na parte de cima e um compartimento vazio embaixo. Isso vai facilitar bastante a limpeza diária. Confira o passo a passo de como administrar esse processo:

Passo 1 

Forre a parte de cima da caixa com o granulado. Como ele absorve melhor que a areia tradicional, não precisa colocar um grande volume.

Passo 2

Quando for fazer a limpeza diária, retire a parte de cima da caixa e balance. Esse movimento vai transformar o granulado úmido em uma serragem, que cairá pela peneira para o segundo compartimento da caixa. Então, é só descartar. 

Passo 3

Os sólidos devem ser retirados com uma pazinha. Assim o granulado ficará limpo de novo.

O que fazer quando o gato não quer usar a caixa

Diferentemente dos cães, os gatos são extremamente exigentes na hora de “irem ao banheiro”. Por gostarem de limpeza, eles costumam fazer as necessidades em um só lugar e dificilmente rejeitam a caixa de areia. 

Quando isso acontece, há algo de errado no sanitário para gatos! Talvez algum equívoco seu esteja afastando o bichinho do local. Vamos listar quatro erros mais comuns cometidos pelos tutores em relação à caixa de areia:

  1. tamanho: precisa ser do tamanho suficiente para o gato ficar de pé e consiga dar uma volta completa dentro dela; 
  2. altura: os gatinhos mais jovens até que não vêem problema se for preciso saltar a caixa para acessá-la, porém, os mais velhos podem não conseguir. Por isso, escolha um recipiente com os lados baixos;
  3. localização: o ideal é que a caixa fique em um local reservado e longe da comida e água.
  4. quantidade de caixas: essa vai para os tutores de mais de um gato. Aprenda: eles não gostam de dividir o “banheiro”. Por isso, compre uma caixa para cada gatinho.

Como você pode ver, quando o assunto é a higiene dos gatos, muitos detalhes precisam ser levados em conta para que tudo corra bem. Ou seja, a questão inclui o uso correto do granulado higiênico, passando pela aquisição da caixa de areia ideal e a escolha do lugar certo para colocá-la.

gato perto da câmera

Esperamos que as nossas dicas ajudem você a decidir se o granulado de madeira para gatos é bom para seu pet e para o contexto onde ele e você estão inseridos. Independente da sua escolha, na loja da Petz você encontra todos os tipos de materiais para deixar seu pet satisfeito e a casa limpinha.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog