Bem-Estar

Homeopatia para cães: tire todas as suas dúvidas

Publicado em 20 de janeiro de 2020

Tempo de leitura: 5min

Assim como outras ciências, a medicina veterinária está sempre evoluindo para trazer o melhor para nossos amigos. A homeopatia para cães é uma das técnicas de medicina complementar que promete melhorar a qualidade de vida dos pets! 

cão com bolinha na boca brincando

De maneira natural e não invasiva, essa terapia vem despertando a atenção de tutores que buscam o melhor para seus filhos de quatro patas. Para aproveitar esse tratamento, porém, é fundamental saber como ele funciona. Continue lendo e tire todas as suas dúvidas sobre homeopatia para cães.

O que é homeopatia

Uma velha conhecida da medicina complementar, a homeopatia foi desenvolvida no final do século XVIII pelo médico alemão Samuel Hahnemann, que desenvolveu a ideia de que a cura pode ser feita a partir da semelhança.

Funciona assim: o especialista dilui a substância que causa manifestação clínica e oferece essa diluição ao paciente em minúsculas doses. Parece simples, não é mesmo? 

Mas além da cura pela semelhança, a homeopatia possui diversos princípios que buscam um equilíbrio energético para o paciente. É uma visão bem diferente da medicina alopática e agrada muitos tutores. 

Homeopatia para cães

A homeopatia veterinária segue os mesmos princípios, sendo oferecidas ao animal algumas substâncias específicas, diluídas em água ou misturadas ao açúcar.  Um exemplo é a homeopatia para cães estressados, que pode ser muito benéfica, pois o tratamento visa tratar o organismo como um todo. 

Muitos veterinários receitam essa terapia para problemas comportamentais ou doenças crônicas. Alguns exemplos de uso com indicação são a homeopatia para tosse de cachorro, homeopatia para insuficiência renal em cães, e outros tipos de doenças e comportamentos não saudáveis. 

A médica-veterinária da Petz, Dra. Suelen Silva, explica que a homeopatia veterinária é uma boa opção para tratamentos a longo prazo, e lembra que, no Brasil, a homeopatia é uma especialidade reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária. 

Benefícios da homeopatia para cães

Nem todo mundo é fã da homeopatia. A forma de concepção e ação das substâncias é diferente da medicina alopática, o que pode causar estranheza para alguns tutores. No entanto, a homeopatia para cães é um tratamento indicado por muitos especialistas, pois possui diversos pontos positivos. 

Entre as principais qualidades da técnica, podemos citar:

  • É natural: diferente de outros tipos de remédios, a homeopatia utiliza princípios naturais encontrados em plantas e minerais;
  • Não é invasiva: basta tomar alguns comprimidos ou gotas durante o dia e pronto! Sem necessidade de agulhas, bisturis ou internação; 
  • Não tem contraindicações: a homeopatia não causa alergias, pode ser aplicada junto com outras terapias e não possui contraindicações,
  • É acessível: é bem fácil encontrar remédios homeopáticos. Basta buscar uma loja especializada e bem equipada, como a Petz! 

Viu como a homeopatia para cães pode ser uma ótima ideia? Mas nada de correr para a loja mais próxima buscando um remédio para seu cãozinho! Assim como qualquer outra terapia, e homeopatia não deve ser oferecida sem a recomendação de um veterinário. 

Quando a homeopatia veterinária é recomendada

A homeopatia para cachorro possui diversos benefícios, mas isso não significa que ela será sempre um bom caminho. Em alguns casos, o veterinário pode receitá-la como tratamento complementar a uma prática alopática da medicina. “Em casos graves, o ideal é fazer associações”, explica a Dra. Suelen. 

potinhos de vidros um do lado do outro

A médica-veterinária ressalta ainda que o principal ponto em questão é o tempo. A homeopatia veterinária é pensada como um tratamento de longo prazo e não como uma intervenção imediata. “Quando falamos em quadros graves, temos que ser ágeis”, informa. 

Mas isso não quer dizer que a homeopatia não é indicada para casos mais complexos. Algumas condições delicadas melhoram consideravelmente com o uso dessa técnica centenária. Remédios homeopáticos para cães são muito recomendados para alguns problemas, como: 

  • Prevenção de afecções cardíacas;
  • Controle de parasitas;
  • Problemas no sistema digestório; 
  • Doenças renais,
  • Dificuldade de adestramento. 

Além das questões acima, a homeopatia costuma ser uma grande aliada no combate a problemas comportamentais! Muitos remédios homeopáticos auxiliam o pet, por exemplo, em quadros como agressividade ou síndrome da separação. 

Remédio é coisa séria

Como é um tratamento complementar e natural, muitos acreditam que a homeopatia pode ser dada sem indicação de um veterinário. Mas isso não é verdade! Apesar de não possuir contraindicações, especialistas lembram que nenhum remédio deve ser administrado sem acompanhamento. 

Ao perceber que seu filho de quatro patas precisa de ajuda, o primeiro passo é buscar um médico-veterinário que possa realizar um diagnóstico preciso e verificar a origem do problema. Quando oferecemos um remédio sem receita, corremos o risco de mascarar sintomas ou ignorar um problema grave. 

“Apenas o homeopata pode determinar o tratamento correto”, explica a Dra. Suelen. De acordo com a especialista, o médico irá analisar diversas condições do cachorro, desde sinais clínicos até estados emocionais. A partir daí, poderá receitar o remédio que trate o problema de uma maneira completa. 

Por exemplo, se desejar começar um tratamento homeopático para câncer em cães, um caso mais sério, busque uma clínica veterinária de sua confiança. Converse com o veterinário, pois apenas ele poderá verificar se ela pode ajudar e receitar o remédio mais indicado. 

cão com língua para fora

Você sabia que na Petz você encontra homeopatia para cães, florais e outros tratamentos? Com eles, você pode cuidar de seu amigo de maneira natural e eficaz. Procure a unidade mais próxima e venha nos fazer uma visita! 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog