Bem-Estar

Saiba mais sobre a infecção urinária em cães

Publicado em 14 de agosto de 2022

Tempo de leitura: 5min

A infecção urinária em cães costuma ser silenciosa, mas é possível detectar alguns sinais que chamam atenção para o problema. Por isso, é importante que os tutores saibam identificar os sintomas a tempo de iniciar um tratamento seguro e adequado para os peludos. 

cachorro deitado prestes a dormir

Se você tem um cachorro em casa e quer saber como cuidar dele em caso de infecção urinária, vamos te ajudar! A seguir, você poderá tirar todas as dúvidas sobre essa complicação que é comum para diversos animais!

Compreendendo a infecção urinária

Assim como os humanos, os cães também podem desenvolver infecções no trato urinário, que também pode ser chamada pela sigla ITU. A condição é caracterizada pela presença e proliferação de micro-organismos infecciosos nas vias urinárias do cachorro e pode afetar animais de qualquer idade ou raça.

Apesar de não ser uma afecção incomum, diante da impossibilidade de os pets manifestarem seu incômodo verbalmente, a disfunção pode passar despercebida pelo tutor. Isso pode ser um problema pois, na ausência de tratamento, a infecção pode ascender cada vez mais pelo trato urinário, chegando aos rins (quadro mais grave).

Além da possibilidade de gerar complicações, tais como cálculos, a persistência da patologia pode causar intenso sofrimento ao animal devido ao desconforto e à desregulação do ritmo urinário. 

Para ser capaz de ajudar seu amigo de quatro patas em uma situação assim, é importante que você possa reconhecer mudanças de comportamento associadas ao quadro. A seguir, você entenderá melhor como identificar a infecção de urina em cães.

Como saber se meu cachorro está com infecção urinária?

Veja abaixo as causas, os principais sinais e sintomas, além do tratamento para infecção urinária em cães. Assim, você poderá perceber a condição do seu cão e ajudá-lo da melhor forma.

Causas da infecção

De modo geral, a infecção urinária em cães é causada por bactérias. Um exemplo é a Escherichia coli, que passa a se desenvolver quando esses germes têm acesso à uretra e, assim, entram no organismo do cachorro. 

Vale dizer que tanto a urina quanto todo o trato urinário  — à exceção da parte final da uretra — são estéreis. Isso significa que, em condições normais, não existem micro-organismos ali.

Não são unicamente as bactérias as responsáveis pela patologia, já que fungos também podem ser os culpados, apesar de serem ocorrências mais raras. Além disso, algumas doenças podem predispor ao aparecimento dessas infecções por reduzir a defesa natural do organismo, como a diabetes mellitus. 

Por fim, um importante aspecto que contribui para o aparecimento de infecções nessa parte do corpo canino é o sexo. As fêmeas são mais propensas a ter ITU, por possuírem uretras mais curtas e largas, o que facilita a entrada dos micro-organismos no trato urinário. 

cachorro preto deitado na caminha

Sinais e sintomas da infecção

Agora que você já entende o que causa, é indispensável que saiba notar também os principais sinais e sintomas de infecção urinária em cães. Fique atento(a) se houver:

  • aumento na quantidade de vezes que o cão urina e/ou redução no volume;
  • demonstrações de incômodo ou dor na hora de urinar;
  • mudança nos locais em que o pet costuma fazer xixi;
  • alterações na cor ou cheiro da urina;
  • inapetência (falta de apetite);
  • fraqueza ou desânimo;
  • polidipsia (sede excessiva).

Tratamento da infecção

Caso surjam alguns dos sinais e sintomas acima, é fundamental levar seu cachorro ao médico-veterinário, pois ele poderá examiná-lo e solicitar os exames diagnósticos necessários para definir qual é a natureza do problema. Alguns dos exames que podem ser realizados são o exame de urina, a urocultura, o hemograma e a ultrassonografia abdominal.

Após diagnosticar, o médico veterinário decidirá qual será o melhor remédio para infecção urinária em cães. Caso seja bacteriana, por exemplo, antibióticos poderão ser prescritos. Esse tratamento deve ser guiado pelo resultado da cultura e antibiograma da urina, para evitar a ocorrência de resistência bacteriana ao antibiótico. 

Analgésicos e anti-inflamatórios também podem fazer parte do tratamento de infecção urinária em cães, a fim de aliviar o desconforto do pet. No entanto, se a condição estiver associada à presença de cálculos, cirurgias ou desobstrução por sonda também podem ser necessárias.

Tem como prevenir?

Além de se perguntar como tratar infecção urinária em cachorro, os tutores também têm essa dúvida, e a resposta é sim! A prevenção do desenvolvimento de infecções urinárias caninas baseia-se, principalmente, no aumento do consumo de água por parte do pet e na manutenção de um bom estado geral de saúde. 

Para estimular a ingestão de água, o tutor pode lançar mão de estratégias, como espalhar vários potes de água limpa e fresca pela casa. Além disso, é muito importante que o cão consiga urinar em sua frequência normal. Assim, se o seu pet só urina na rua, os passeios devem ser ainda mais frequentes.

Vale lembrar também que a higiene é outro fator protetor contra infecção urinária em cães. Sendo assim, a adoção de uma rotina que envolva banhos frequentes é imprescindível na prevenção. Também é necessário estar atento à região genital do pet, pois a maior parte das bactérias que causam a infecção são oriundas do trato gastrointestinal.

golden retriver deitado na grama

Neste artigo, você pôde entender exatamente o que é uma infecção urinária em cães e como ela costuma se manifestar. Com todas essas informações, será mais simples notar os sintomas e procurar ajuda médica para iniciar o tratamento. Continue acompanhando o blog da Petz e confira mais dicas de como zelar pelo bem-estar do seu amigo de quatro patas!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog