Bem-Estar

Itraconazol para gatos: o que é e como aplicar

Publicado em 10 de dezembro de 2020

Tempo de leitura: 5min

Nenhum tutor gosta de ver seu filho de quatro patas doente, e se você quer o melhor para seu amigo, conhecer as principais enfermidades, suas características e tratamentos é um excelente plano! O Itraconazol para gatos, por exemplo, costuma ser receitado por veterinários para diferentes problemas. 

gato descansando

Porém, mesmo sendo um medicamento comum, há ainda muitas dúvidas sobre o produto. Gostaria de saber mais sobre o assunto? Continue lendo. Aprenda o que é o Itraconazol para gatos e como aplicá-lo em seu peludo

Itraconazol para gatos: o que é? 

Ser pai ou mãe de um felino pode ser um tanto trabalhoso! Afinal, além das tarefas diárias, nossos amigos estão sujeitos a diversas doenças. Os fungos, por exemplo, são um problema comum entre os bichanos. Nesse caso, podemos contar com o Itraconazol para gatos. 

Não sabe para que serve Itraconazol para gatos? Apesar de receber diferentes nomes, esse é um antifúngico eficiente, que ajuda os bigodudos a se livrarem dos fungos. 

Sua ação é interna e, por isso, encontramos o Itraconazol para gatos em comprimido ou em gotas. Ele deve ser administrado de forma oral, para atuar de dentro para fora, tratando o pet de forma rápida e segura.

Quando utilizar Itraconazol para gatos

Se você percebeu que seu peludo está com sinais de infecção por fungos, o primeiro passo é  procurar o auxílio de um veterinário. Todo medicamento, até mesmo os mais seguros, como o Itraconazol para gatos, deve ser utilizado apenas sob recomendação de um profissional. 

O médico poderá analisar, primeiramente, qual o produto mais indicado para o bichano, observando não só a doença, mas também o histórico e perfil do amigo de quatro patas. 

Além disso, ele irá informar a dosagem, período de aplicação e outros cuidados, fornecendo um tratamento eficaz e seguro. Por isso, se você quer saber quando utilizar Itraconazol para gatos, a resposta é muito simples: apenas quando o veterinário recomendar! 

gato de olho fechado

Itraconazol para gatos: qual a dosagem ideal? 

A dosagem de Itraconazol para gatos é um assunto delicado. Isso porque todo medicamento, até mesmo os mais simples e comuns, possuem uma quantidade exata que deverá ser aplicada para tratar determinada doença. 

Uma dose pequena pode ser ineficaz, enquanto o remédio em exagero pode trazer prejuízos para a saúde! Por isso, apenas um veterinário pode afirmar a dosagem ideal do Itraconazol para gatos. Geralmente, esse produto é encontrado em lojas especializadas, como a Petz, em doses de 25 mg ou 50 mg. 

O ideal é buscar ajuda de um especialista, que informará qual a quantidade recomendada para seu peludo. Lembre-se que medicar seu pet sem orientação é um grande perigo e que, muitas vezes, pode causar ainda mais problemas a seu amigo. 

Como aplicar o Itraconazol para gatos

Sendo um medicamento de uso oral, aplicar o antifúngico Itraconazol para gatos pode ser um desafio. Como sabemos, os felinos são muito sensíveis com aquilo que ingerem. Até mesmo o mais calmo dos bichanos pode virar uma verdadeira fera se for forçado a engolir um comprimido! 

Por isso, uma boa dica de como dar Itroconazol para gatos é disfarçar o remédio em um petisco, como as rações úmidas. Mesmo assim, alguns pets conseguem perceber a presença do comprimido e evitam ingerir o medicamento. Nesse caso, será necessário forçar seu gato a ingerir o comprimido. As dicas abaixo ajudam no processo: 

  • Escolha um momento tranquilo e que você esteja com bastante tempo disponível; 
  • Aja em duplas ou em trios;
  • Abra a boca forçando, levemente, a base do maxilar;
  • Tenha a segurança de que as patas do bichano estão sendo seguradas; 
  • Rapidamente, coloque o comprimido o mais fundo que conseguir;
  • Segure a boca do gato fechada por alguns segundos; 
  • Massageie a garganta levemente, estimulando que o pet engula; 
  • Fique de olho para ver se o pet não irá cuspir o comprimido,
  • Ofereça um carinho como reforço positivo. 

Se preferir um processo mais fácil, em lojas especializadas é possível encontrar um aplicador de comprimidos para gatos. Esse acessório consegue depositar o remédio de forma eficaz, evitando que seu pet cuspa-o.

Itraconazol para gatos: outros cuidados

Apesar de ser um remédio seguro e muito utilizado, alguns cuidados são necessários ao utilizar o Itraconazol para gatos. Se for iniciar o tratamento com seu bichano, fique de olho nas recomendações abaixo:

  • Utilize apenas medicamentos para pets: o Itraconazol é um composto também encontrado em farmácias. Entretanto, lembre-se que os peludos possuem um organismo bem diferente do nosso. Por isso, se você estiver se perguntando se Itraconazol humano serve para gatos, a resposta é não. O remédio encontrado em drogarias possui uma dosagem muito maior que aquela utilizada pelos veterinários; 
  • Utilize as dosagens corretas: esse é um dos medicamentos mais utilizados para tratamento de fungos graças à sua eficácia e segurança. Entretanto, assim como qualquer outro composto, se for utilizado em excesso pode causar efeitos contrários. Por isso, utilize apenas a dosagem recomendada pelo veterinário,
  • Respeite o tempo determinado: o tratamento com Itraconazol pode durar alguns dias, de acordo com a recomendação do especialista. E é muito importante que você siga o período indicado. Muitas vezes, o pet pode apresentar melhora antes mesmo do fim do tratamento completo. Porém, se os comprimidos não forem administrados respeitando a recomendação veterinária, o fungo pode voltar ainda mais forte e resistente. 

gato branco com heterocromia

Seguindo as recomendações acima, seu bichano poderá fazer o tratamento com esse remédio de forma segura e eficaz. Lembre-se que saúde é um assunto sério, e siga sempre as recomendações de um veterinário de sua confiança! E após conferir tudo sobre o Itraconazol para gatos, veja outras dicas de saúde no blog da Petz!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog