Dicas

Confira como viajar com gato e fazer um passeio tranquilo

Publicado em 13 de março de 2024

Tempo de leitura: 5min

Ter um filho pet requer responsabilidades e gera preocupações, principalmente na hora de sair de casa. Muitos tutores não sabem o que é melhor: deixá-los em casa ou levar junto. Se decidir pela segunda opção, pode surgir a dúvida: como viajar com gato de uma maneira segura e tranquila?

levar gato para viajar pet

Todo tutor adoraria ficar com seu filho de quatro patas o máximo possível! Por isso, na hora de planejar as férias, muitos pensam em viajar com o gato. Porém, os bichanos são conhecidos por seu temperamento forte! Assim, é normal que algumas dúvidas surjam na hora de fazer as malas.

Especialistas recomendam evitar levar o gato em uma viagem, principalmente se ela for longa. Por outro lado, sabemos que muitas vezes não há outra opção. Seja porque não tem quem possa cuidar do bichano ou devido a uma mudança, o felino precisa ir junto. Vamos ver como viajar com gato? Confira!

Como viajar com o gato?

É de extrema importância buscar informações sobre como levar gato em viagem, seja de carro, de ônibus ou de avião. O intuito é se preparar com antecedência para evitar o máximo de estresse durante o percurso, de maneira que o bichano se sinta confortável.

De modo geral, levar o gato em um meio de transporte pode ser desafiador. Ele pode se agitar, miar bastante, ficar mais arisco ou com medo. Se o bichano se assustar e tiver chance, pode até mesmo fugir. Por isso, vamos aprender como viajar com gato para evitar qualquer acidente e ter um passeio tranquilo.

Viajar de carro com o gato

A primeira dica de como viajar com o gato, seja de carro ou qualquer outro meio, é ter uma caixa de transporte. Mesmo que a viagem seja curta e o bichano seja tranquilo, ele pode se assustar com barulhos e movimentos repentinos, fugindo na primeira oportunidade.

Gatos soltos dentro do carro também podem distrair o motorista ou deitar em locais inapropriados, como próximo aos pedais, e causar acidentes. Por isso, além de ser perigoso, viajar com o bichano sem caixa de transporte é irregular e gera multas.

A caixa de transporte deve ser sempre presa ao cinto de segurança, assim, ela não tomba nem machuca o animalzinho. Garanta que a caixa de transporte escolhida tenha boa ventilação e fique à sombra durante a viagem.

Como viajar com gato de ônibus

A maneira como viajar com gato de ônibus é semelhante à de carro. Também é preciso de uma caixa de transporte confortável e de tamanho compatível com o bichano. A diferença é que a caixa vai no colo ou no chão, nos pés do tutor.

Algumas empresas de ônibus também permitem comprar uma passagem extra para acomodar a caixa de transporte com o pet ao lado do tutor. Esse modo é mais seguro porque também é possível prender a caixa no cinto de segurança.

Outro informação importante é que, para viagens coletivas, as empresas de ônibus também exigem vacinação antirrábica em dia e um atestado de saúde emitido pelo médico-veterinário. Antes de viajar, confira o prazo de vacinação e outras exigências, pois pode haver variações entre as companhias.

levar gato para viajar felino

Como viajar com gato de avião

Viajar com gato de avião é um pouco mais trabalhoso, mas preparando-se com antecedência tudo fica mais tranquilo. É necessário conferir a documentação exigida. Como cada país tem uma exigência e prazos específicos, o tutor precisa se informar antes para não ter surpresas e conseguir embarcar.

Para os voos nacionais, é necessário apresentar carteira de vacinação e atestado médico. Já para voos internacionais, além desses documentos, pode haver necessidade de microchipagem, vacinas específicas, sorologia antirrábica e certificado zoosanitário internacional.

Assim como a documentação, também há diferenças em como levar gato no avião entre as empresas. Algumas permitem que o pet viaje junto ao tutor — sempre dentro da caixa de transporte. Há algumas especificações quanto ao peso e à idade do bichano, além do tamanho da caixa.

Infelizmente, ainda existem empresas que não permitem os pets a bordo junto aos passageiros, então, os animais são transportados junto às bagagens. Nunca deixe de se informar a respeito de como viajar com gato para se adequar ao melhor modo de transportar o seu bichano.

Como preparar o gato para viajar

Antes de mais nada, leve o bichano para uma consulta com o médico-veterinário. Além de fazer uma avaliação da saúde do pet, ele também precisa verificar a carteira de vacinação e emitir o atestado de saúde, se for o caso.

Converse com o profissional a respeito de medicações. Em casos pontuais, pode ser necessário .O veterinário avaliará o temperamento do animal. Para alguns, é recomendado a prescrição de um ansiolítico pré viagem.

Idealmente, a caixa de transporte deve ser sempre deixada disponível em casa, para que ele a reconheça como um lugar de conforto e segurança, diminuindo a ansiedade quanto sai de casa. Existem treinamentos, inclusive, para sair de casa. O ideal é que antes da caixa ser introduzida dentro do ambiente, o animal deve ser treinado para “saídas de casa”(desde filhote) para facilitar o processo.

Forre bem a caixa, leve paninhos ou tapete higiênico para trocas, o mesmo que está em casa, sem lavar, com o odor do gato. Em viagens longas, o pet pode fazer necessidades ou passar mal. Tenha em mãos petiscos, água fresca e ração. Nem todos aceitam, mas o gato pode sentir fome durante o percurso. Além disso, muitas vezes cobrir a caixa com uma toalha ajuda o animal a se sentir mais seguro.

levar gato para viajar

Seguindo essas dicas, é possível fazer uma viagem segura e tranquila com o bichano. Se gostou de saber como viajar com o gato, acesse o blog da Petz e confira outras dicas sobre o assunto.

 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog