Bem-Estar

Mudança com gatos: 8 dicas para ajudar a adaptação

Publicado em 21 de março de 2020

Tempo de leitura: 6min

Quem tem um bichano em casa sabe que esse pet adora uma rotina bem organizada. Ele sempre escolhe um móvel favorito, o lugar perfeito para relaxar, um momento do dia para se alimentar, tudo ordenado e em seu devido lugar! Assim, fazer mudança com gatos pode ser um desafio. 

dois gatos brincando com caixa

Como ajudar nossos amigos peludos durante a adaptação? Há uma maneira de facilitar essa aventura, seja um passeio ou viagem? Se você está se preparando para realizar uma mudança com gatos, está no lugar certo! Separamos oito dicas para facilitar o processo.

1. Comece com a caixinha de transporte

Chegar em uma nova casa é um desafio animador e divertido! Mas há alguns passos antes do ajuste ao novo lar. No caso de ter gatos e mudança, tudo começa com a caixinha de transporte. A personalidade dos bichanos é engraçada e curiosa, mas às vezes tanta originalidade pode dificultar alguns processos. 

Por exemplo, nossos amigos peludos não são nem um pouco fãs de passeios e corridas em automóvel! Assim, para ajudar seu pet a mudar de forma mais confortável, é importante deixá-lo acostumado com a caixinha. Uma ótima dica é deixá-la aberta, em um local que o gato frequenta bastante. 

Após cheirar e observar bem o objeto, ele logo irá se sentir seguro para entrar e, talvez, até tirar umas sonecas lá dentro. Isso vai deixar todo o processo bem mais fácil e uma mudança de casa gatos bem sucedida.

2. Tenha cuidado com as caixas

Os bichanos podem até não gostar de automóveis, mas eles amam outro importante item das mudanças: as caixas! Especialistas explicam que os felinos se sentem confortáveis e seguros em espaços fechados e protegidos. E como toda mudança envolve empacotar os itens, esse processo pode deixar os bichanos animados! 

Apesar de ser uma boa diversão para os pets, é importante ter cuidado. Muitas vezes, eles podem urinar, morder, arranhar e até destruir caixas em suas brincadeiras. Se seu filho de quatro patas for dos mais peraltas, deixe os pacotes trancados em um cômodo e limite seu acesso!

3. Separe itens especiais

Na casa de um gateiro apaixonado, alguns itens não podem faltar. Além de objetos como caixa de areia, comedouro e bebedouro, os bichanos se sentem mais confortáveis quando possuem alguns acessórios pessoais. A caminha, um cobertor ou um brinquedo favorito são grandes aliados em uma mudança com gatos. 

Na hora de mobiliar a nova casa, leve sempre os itens antigos, que seu gato já está acostumado. Assim, o pet irá perceber que algumas coisas ainda se mantém e se sentirá mais seguro. 

Além disso, devemos lembrar que os felinos possuem um nariz muito sensível. Levar um pouquinho do cheiro da casa antiga irá deixar seu amigo peludo mais calmo e relaxado. 

4. Dê atenção ao bichano

Mudança de casa com gatos sempre envolve muitas tarefas! Entre organizar todos esses processos, é natural ficar estressado ou irritado. Porém, não esqueça do seu filho de quatro patas! Bichanos são conhecidos por sua sensibilidade. O estresse de uma situação cotidiana pode contagiar nossos amigos peludos. 

gato sentado olhando para frente

Apesar de inteligentes, os bichanos nem sempre conseguem compreender porque seu tutor está bravo. Por isso, se organize para manter a rotina durante uma mudança com gatos. A hora de comer, dormir, brincar e receber carinho são essenciais quando preparamos a adaptação dos pets. 

5. Converse com o veterinário

Consultar um especialista é sempre importante quando planejamos um grande passo, inclusive mudar de endereço. Procure seu veterinário de confiança e explique que está organizando uma mudança com gatos. Um check-up de rotina é sempre bem-vindo, especialmente antes de um momento de estresse. 

Além disso, o médico poderá recomendar procedimentos específicos para seu amigo, caso necessário. Lembre-se também de indicar o novo endereço caso for mudar de estado, região ou país. Em algumas situações, pode ser necessário reforçar vacinas e vermífugos para garantir a segurança do pet.

6. Planeje um dia tranquilo

O dia da mudança é sempre muito atarefado. Entretanto, para garantir uma boa mudança com gatos, é importante planejar uma rotina tranquila. Alimente seu filho de quatro patas de maneira leve e não se esqueça de fornecer água. 

Dentro do possível, mantenha uma rotina normal, dando a atenção necessária para seu amigo. Ofereça todo conforto e segurança durante a viagem, sempre utilizando a caixinha de transporte. Para viagens longas, é recomendado planejar algumas pausas para desestressar e descansar. 

7. Construindo um espaço seguro

Chegando em seu novo lar as coisas ficarão mais fáceis! Gatos se acostumam com mudanças, mas esse pode ser um processo delicado. Por isso, o recomendado é preparar um quarto seguro e confortável para o bichano. Deixe comida, brinquedos, a caminha e a caixa de areia disponíveis e à vista. 

Permita que seu filho de quatro patas explore o local com calma e marque território dentro do seu tempo. Alguns pets precisam de dois ou três dias em um quarto seguro antes de desbravar o restante da casa. Aos poucos, o gato irá perceber que está tudo bem com esse novo espaço, e logo irá adorar a ideia de ter um novo lar! 

8. Coloque toda a segurança necessária

Mesmo seguindo todos os passos acima, alguns bichanos ainda podem se sentir desconfiados em uma nova casa. Como os gatos são territorialistas, eles é possível que surja o desejo de retornar à sua antiga casa! 

Gatos se adaptam a mudanças, para evitar fugas e incidentes, é preciso tomar medidas de segurança necessárias. Além de redes ou grades em portas e janelas, é importante preparar uma identificação. Coleiras com nome e endereço costumam ser uma boa ideia, mas hoje a maioria dos especialistas recomenda o microchip. 

gato escondido dentro da caixa

Este pequeno implante, menor que um grão de arroz, traz informações sobre seu amigo, como nome, endereço e telefone. Isso será de grande ajuda caso o bichano decida dar um passeio sem avisar!

Realizar mudança com gatos pode não ser tão fácil, mas certamente traz grandes recompensas. Com o cuidado correto, seu filho de quatro patas irá adorar seu novo lar! Não deixe de verificar qual a Petz mais próxima de seu novo endereço.Lá você irá encontrar a ração favorito do seu pet, além de acessórios. Venha nos fazer uma visita!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog