Bem-Estar

Música para cachorros – Como influenciam no bem-estar

Publicado em 30 de novembro de 2017

Tempo de leitura: 3min

Música relaxa, diminui a angústia, traz a nostalgia de tempos atrás e dá um ânimo para começar o dia, e não são só os humanos que colhem os benefícios de uma bela canção. A música para cachorros é um excelente meio de deixá-los mais felizes, pois os animais possuem ainda maior sensibilidade aos estímulos sonoros do que nós.

Além de trazer ótimas sensações para seu pet, a música também é um meio de conectar o tutor com o cachorro. Ouvir suas canções preferidas na companhia do melhor amigo é uma forma de tornar essa amizade ainda mais especial. 

Música para cachorros

Importância da música na vida do cachorro

Apesar de domesticado, o cachorro tem seu instinto animal aguçado e sabe que ameaças e riscos costumam ser acompanhados de sons intensos e altos; consequentemente, barulhos fortes deixam os pets tensos e em estado de alerta. Quando ouvem sons ininterruptos e constantes eles associam que podem ficar tranquilos, pois um ambiente cercado de paz se torna aconchegante e seguro.

Logo, a música para cachorro tem um papel importante para deixar o pet mais confortável. Quando não consegue dormir ou teve pesadelos, quando seu tutor sai para trabalhar ou quando está irritado por conta do clima tenso da casa uma música relaxante faz com que ele sinta mais calmo.

Tipos de músicas de cachorro

Calma aí, nem todo gênero musical é bom para os cães. Heavy metal, rock pesado, grunge e quaisquer outras músicas “pesadas” em geral podem deixá-los mais agressivos e menos sociáveis, pois o som alto e as batidas fortes deixam o cão em permanente estado de alerta.

Isso é o que apontou uma pesquisa conduzida pela Queens University Belfast, na Irlanda do Norte, com mais de 1000 cães que viviam em abrigos. A música clássica é, disparada, a melhor opção para os pets, e no teste os cães que ouviram esse gênero latiam menos e se tornavam mais sociáveis.

Música para relaxar cachorro: diversas playlists

Que a música clássica é a melhor música para cachorro você já sabe, mas no Spotify é possível encontrar as playlists Animal Healing, Music for Pets e Music for Dogs. E aqui vai uma curiosidade: a música “A Day in the Life” do Beatles possui um som de apito com frequência tão baixa que apenas cães podem ouvir. Faça o teste com seu pet e veja sua reação. 

Cão escutando música com headphones

Música para cães: benefícios

Alguns cães sofrem de insônia e estresse, que podem ser desencadeados por uma série de fatores, como medo, mudanças no seu território, clima tenso na casa ou a chegada de outro pet.

A música para cachorros faz com que eles consigam relaxar, pois a vibração das ondas sonoras ativa uma reação positiva no cérebro e altera a frequência cardíaca para que acompanhe o ritmo da música.

Música para cachorros: distração garantida

Outro fator positivo é a distração. Cães que sofrem com a ausência do tutor durante o dia ou que se prendem a qualquer movimento ou som diferente na rua podem ouvir música tanto para relaxar quanto para passar o tempo – parecido com você, quando põe os fones no ônibus para curtir o som e a viagem parece mais rápida.

Em busca dos melhores produtos para o seu pet? Acesse a loja virtual Petz!

 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Mais no blog