Papagaio pode comer abacate? Saiba tudo sobre o assunto

Postado por PETZ, em Atualizado em Nov 25, 2021

Aves
Papagaio pode comer abacate? Saiba tudo sobre o assunto
Tempo de leitura: 4 minutos

Você já se perguntou se papagaio pode comer abacate? O abacate é uma fruta rica em gorduras monoinsaturadas e em diversos nutrientes fundamentais para o bom funcionamento de nosso organismo, como as vitaminas C, K e do complexo B, bem como em minerais importantes, como o potássio. 

papagaio pode comer abacate

Por tudo isso, ele é considerado atualmente um grande aliado da saúde humana. Entre seus benefícios estudados estão desde redução do colesterol até a diminuição do estresse. 

Já quando o assunto são nossos animais de estimação, é bom ficar atento, pois o abacate é altamente tóxico para a maior parte das espécies. Saiba mais sobre o assunto e se papagaio pode comer abacate a seguir!

Afinal, pode dar abacate para papagaio?

Se você está se perguntando se papagaio pode comer abacate, saiba que não. E não apenas os papagaios! De acordo com o Guia de Plantas Venenosas, publicado pela Universidade do Estado de Colorado, dos Estados Unidos, diversas espécies podem apresentar quadros de intoxicação após a ingestão do abacate.

Entre elas, destacamos cães, gatos, porquinhos-da-índia, cavalos, coelhos, bois, ratos, camundongos, porcos, ovelhas e até mesmo algumas espécies de peixe. 

Entre as aves, além do papagaio, outros gêneros afetados negativamente pelo abacate são as espécies de calopsita, avestruz, periquitos, canários, entre outras. Portanto, o abacate não está na lista de quais frutas papagaio pode comer. Na dúvida, nunca ofereça qualquer parte do abacate ou do abacateiro ao pet.

Mas por que não?

O grande problema do abacate para as diferentes espécies é a persina. Responsável pela oleosidade natural da fruta, trata-se de uma toxina fungicida, que ajuda na proteção da planta, mas pode ter efeito negativo no organismo de certos animais. 

Embora variem de espécie para espécie, algumas das principais consequências da ingestão de abacate são o desenvolvimento de mastite em mamíferos e problemas cardíacos, como insuficiência e infarto do miocárdio, para além de problemas gastrointestinais, como cólicas e diarreias.

Altamente sensíveis à persina, as aves criadas em cativeiro estão entre os animais mais afetados pela toxina, podendo apresentar problemas respiratórios agudos, como a asfixia. Dependendo da quantidade ingerida, o pet poderá vir a óbito entre 12 e 24 horas após a ingestão de partes da fruta ou mesmo do abacateiro.

A esse respeito, é importante destacar que não existe uma quantidade quando falamos que papagaio pode comer da fruta. O melhor, portanto, é jamais oferecer o alimento ao pet, optando por opções de acordo com o que é recomendado para cada espécie. 

papagaio pode comer abacate

Cuidado com a escolha dos poleiros!

Para além da própria polpa da fruta, as demais partes da planta podem ser até mais tóxicas para os papagaios. É o caso da semente e mesmo das folhas e da casca do abacateiro.

É por esse motivo que, de acordo com os especialistas da área técnica de animais silvestres e exóticos da Petz, o abacateiro é a única árvore com a qual não é recomendado fazer poleiros ou brinquedos para psitacídeos

Isso porque, como todo tutor sabe, o papagaio utiliza o poleiro não apenas para se pendurar, mas também para bicar e descascar, de modo que pode acabar ingerindo a substância tóxica. 

Ao comprar qualquer acessório de papagaio, portanto, é essencial conhecer a procedência do produto. Confira, na loja virtual, da Petz algumas opções de brinquedos, poleiros e outros acessórios seguros e de tamanho adequado para seu companheiro!

Sintomas de intoxicação e o que fazer em caso de ingestão acidental da fruta

Como visto, quando um psitacídeo como o papagaio come abacate, ele pode ter quadros clínicos gravíssimos. Após a ingestão, alguns dos sintomas mais comuns de intoxicação por abacate são: vômitos, diarreias, inapetência, sonolência e prostração. Em alguns casos, o pet também pode apresentar dificuldade para respirar. 

Em caso de ingestão acidental da fruta ou de outras partes da planta, não espere o agravamento dos sintomas. Leve seu amigo imediatamente para uma consulta em uma clínica de pronto atendimento, de preferência com especialistas na saúde de aves. 

Não se esqueça de que a intoxicação por persina pode levar o pet a óbito em até 24 horas. Daí a importância de buscar ajuda com urgência. O tratamento é principalmente de suporte, visando amenizar o impacto das alterações no organismo do pet.

Conheça outras frutas permitidas para papagaio

Pelos motivos já apresentados, oferecer abacate ao papagaio está fora de cogitação. No entanto, é importante que ele tenha uma dieta variada à base de ração específica para a espécie, o que inclui a oferta de algumas frutas para papagaio, verduras e legumes, além de sementes que podem ser fornecidas como petisco.

Entre as opções de frutas que papagaio pode comer estão: banana, maçã, pêra, mamão, melão e kiwi. Na hora de servir, é importante escolher apenas frutas frescas e em bom estado para consumo. Lembrando que você deve lavá-las bem em água corrente a fim de diminuir o risco de contaminações. 

papagaio pode comer abacate

Gostou de saber se papagaio pode comer abacate? Então continue acompanhando os posts da Petz aqui, no blog, e também nas redes sociais! Estamos sempre publicando informações para que você cuide ainda melhor do seu bichinho!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *