Aves

Será que papagaio pode comer pão? Descubra já!

Publicado em 24 de junho de 2021

Tempo de leitura: 4min

Bastante interativos, os papagaios costumam manter uma relação muito próxima com seus tutores. Em decorrência disso, não é raro que eles estejam por perto quando saboreamos certos petiscos. Assim, algumas dúvidas são despertadas, como, por exemplo: será que papagaio pode comer pão?

papagaio-pode-comer-pao

Por mais que certos alimentos não façam mal para nós, humanos, devemos pensar duas vezes antes de oferecê-los aos pets. Isso porque o organismo dos bichinhos funciona de uma forma muito diferente da nossa. Assim, a alimentação de papagaios conta com uma série de especificidades. 

Por isso, é sempre bom pesquisar bastante e conversar com especialistas antes de incluir qualquer tipo de petisco na dieta dos pets. Sendo assim, preparamos este texto para ajudá-lo a entender melhor essa questão e para que você descubra se papagaio pode comer pão ou não! 

Por que  não oferecer comida humana para papagaios? 

As consequências de uma dieta inadequada não são imediatas. Por isso, o hábito de oferecer “pedacinhos” de algumas guloseimas humanas aos pets pode parecer inofensivo em um primeiro momento. Entretanto, a longo prazo, dar esse tipo de comida para papagaio pode desencadear prejuízos  à saúde do bichinho. 

Em geral, o médico-veterinário  é procurado apenas quando o quadro está bastante avançado. Isso acaba limitando muito as possibilidades de tratamento e, em alguns casos, dificultando a reversão do quadro do animal. 

O pão, por exemplo, é um alimento rico em ingredientes que favorecem o ganho de peso dos pássaros, como farinha, leite, óleo e outros. A obesidade é um problema comum entre aves que vivem em ambiente restrito, podendo levar a doenças cardíacas e estresse respiratório. 

Por isso, se está se perguntando se papagaio pode comer pão, saiba que esse não é o petisco mais indicado para os bicudos. Afinal, trata-se de um alimento gorduroso, que também está associado ao desenvolvimento de hepatopatias. 

Lembre-se: é importante ter atenção com todo e qualquer tipo de guloseima antes de incluí-la na dieta do seu animal de estimação. Outros alimentos comuns para nós, como arroz, feijão e certas frutas, por exemplo, não fazem parte da lista de petiscos que os papagaios podem comer

papagaio-pode-comer-pao

Como deve ser a alimentação dos papagaios?

Você já sabe se o seu papagaio pode comer pão ou não. Sendo assim, é normal que se pergunte se existe algum tipo de petisco que possa ser oferecido aos pets. No final das contas, o que papagaio pode comer

Para falar sobre a dieta dos papagaios, é interessante começarmos desmistificando uma crença comum entre os tutores. Muito usado como base da alimentação diária dos pets, o mix de sementes traz mais problemas do que se imagina para a saúde dos psitacídeos. 

Em primeiro lugar, é um alimento pouco nutritivo que, além de pobre em proteínas, não contribui para o aporte de vitaminas. Além disso, o famoso mix é muito gorduroso, fator agravado pelo fato de os papagaios terem o hábito de  ingerir apenas suas sementes favoritas.

Em outras palavras, uma dieta à base da mistura de sementes tende a deixar a ave, ao mesmo tempo, mal-nutrida e acima do peso. Isso pode implicar diversas consequências à sua qualidade de vida e longevidade. Portanto, o ideal é utilizar esse tipo de alimento apenas como petisco.

Segundo Rafael Pires Barbosa, coordenador-técnico da área de animais silvestres da Petz, uma dieta adequada para as aves consiste em oferecer ração extrusada. Esse tipo de alimento, normalmente, é desenvolvido para espécies específicas e contém todos os nutrientes necessários para o dia a dia dos pássaros. 

Ademais, petiscos permitidos, como certas frutas, são bem-vindos, desde que oferecidos com moderação e apenas algumas vezes por semana. Vale destacar que estimular atividades físicas e cognitivas por meio do enriquecimento ambiental é tão importante quanto a alimentação balanceada para a saúde dos papagaios.

Por isso, invista numa gaiola espaçosa, cheia de poleiros, e aposte em brinquedos desenvolvidos de acordo com tamanho e comportamentos da espécie. Uma boa dica para os psitacídeos são objetos de madeira atóxica, uma vez que os pets adoram bicar e descascar o material. 

papagaio-pode-comer-pao

Esperamos ter ajudado você a entender melhor sobre a dieta do seu amigo (ou amiga) de penas. Agora que sabe se papagaio pode comer pão ou não, temos certeza de que vai poder oferecer o melhor tratamento possível ao bichinho. Para outras dicas, não deixe de explorar mais sobre aves aqui, no blog da Petz

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog