Você sabe para que serve o termostato no aquário? Entenda a função do equipamento!

Postado por PETZ, em 27/06/2021

Aquário
Você sabe para que serve o termostato no aquário? Entenda a função do equipamento!

Acessórios de aquário são muito importantes para oferecer uma vida longa e feliz para os peixes e demais seres vivos desse sistema. Entender a função de cada uma dessas ferramentas é essencial e ajuda na hora de cuidar dos amiguinhos aquáticos. Nesse sentido, você sabe para quê serve o termostato no aquário?

aquário

Ao entrar no mundo do aquarismo, é comum que a quantidade de cuidados necessários para manter os companheiros aquáticos saudáveis assuste de primeira. Mas, como todo pet, eles precisam de um ambiente adaptado às suas necessidades, e é aí que entra a importância dos acessórios.

O termostato é um desses acessórios que não podem faltar na hora de criar um aquário. Sua função é fundamental e está diretamente relacionada ao bem-estar dos seres que convivem na água. A seguir, entenda melhor para quê serve o termostato no aquário!

O que é um termostato de aquário?

O termostato para aquário faz parte da engenhoca que cuida para que a temperatura da água esteja sempre regulada. Basicamente, ele trabalha ao lado do termômetro e do aquecedor para garantir que o ambiente dos peixes não fique frio demais.

Como explica Rafael Silva, especialista em aquarismo da Petz, o termostato é “o equipamento que faz a leitura da temperatura da água e liga e desliga o aquecedor”. Por isso, na maioria das vezes em que falamos de termostato, na verdade, estamos falando de um aquecedor com termostato para aquário.

O ideal é que essa dupla dinâmica esteja sempre junto de um termômetro, pois, com o tempo, o termostato pode perder a precisão. “O termômetro indicará se ele [o termostato] está funcionando corretamente ou se necessita de substituição”, completa Rafael.

Como funciona o termostato de aquário?

O termostato de aquário fica embaixo da água e deve ser regulado para uma temperatura ideal. “Quando a temperatura fica abaixo da programada, ele liga e aquece a água até a temperatura correta”, Rafael complementa.

Então, basicamente, o aquecedor, como o nome sugere, tem a função de aquecer a água. Por sua vez, o termostato percebe quando a água precisa ser aquecida (baseado em sua temperatura programada) e liga ou desliga o aquecedor. O termômetro indica a temperatura atual da água do aquário.

aquário

É importante notar que tanto um aquecedor de aquário quanto o termostato que trabalha junto a ele só funcionam a partir de sua temperatura base para cima. Isso significa que, se você regular o termostato para 20 °C e a água estiver, naturalmente, em 23 °C, ele não vai resfriar o aquário até chegar aos 20 °C ,e ficará desligado.

Se a água, por conta de quaisquer fatores, ficar a uma temperatura abaixo dessa regulagem, aí sim, eles entrarão em ação. No cenário anterior, se o aquário chegar aos 18 °C, por exemplo, o termostato acionará o aquecedor, que trabalhará para retornar essa água para a temperatura programada: nesse exemplo, 20 °C.

A importância de um aquecedor com termostato

“Tá, entendi para que serve o termostato no aquário. Mas realmente preciso dele?”. A resposta mais simples é sim. A resposta mais longa é que, para que seus peixes e você tenham uma vida com o máximo de bem-estar, sim, um termostato é essencial.

Isso porque, apesar de ser possível ligar e desligar o aquecedor do aquário manualmente, é muito difícil estar disponível todas as vezes que esse processo se faz necessário. Já com o termostato e sua automatização, a única preocupação é verificar o termômetro às vezes, para checar se tudo está funcionando como deveria.

Além disso, os peixes não gostam da oscilação de temperatura e podem ter a saúde prejudicada sem o suporte de um termostato no aquário. Rafael complementa: “alguns peixes são mais exigentes com relação à temperatura e precisam ser mantidos em água aquecida.”

Nos dias frios, em especial, esse acessório tem a função de manter a água o mais perto possível da temperatura ideal para os peixes. O aquário pode esfriar gradualmente com a mudança externa de temperatura. O equipamento evita que aconteça uma mudança de temperatura que prejudique a saúde dos pets.

Por isso, não equipar o aquário com um aquecedor e um termostato pode colocar a vida de todo o aquário em risco. Sem ele, os seres vivos do sistema ficam expostos às mudanças de temperatura e podem adoecer com muito mais facilidade, inclusive chegando a óbito.

Como equipar seu aquário com o termostato

Depois de entender a função e a importância do termostato, pode surgir a questão de como escolher o termostato ideal ou quantos termostatos com aquecedor seu aquário precisa. Se você estiver com dificuldades em decidir o que é melhor para o aquário que você cria, a melhor forma de sanar suas dúvidas é com um especialista.

Rafael explica que os termostatos mais comuns são aqueles que ficam junto da resistência, que aquece a água. No entanto, quando o ambiente aquático tem um volume maior, é possível que o termostato fique separado da resistência.

O tamanho do aquário é um fator que influencia também na quantidade de aquecedores com termostato que devem trabalhar em conjunto. Outros pontos de atenção são: a temperatura em que os peixes do aquário vivem e a diferença de temperatura entre a água e o ambiente externo.

aquário com equipamento

Tudo isso deve ser levado em conta na hora de escolher a melhor forma de aquecer o seu aquário, deixando seus peixes saudáveis por mais tempo. Cada espécie exige uma temperatura ideal, então é de suma importância pesquisar a fundo as necessidades de cada peixe antes de criá-los em casa.

Gostou de saber para que serve o termostato no aquário? Agora você tem mais uma ferramenta para garantir a melhor saúde dos seus amigos aquáticos! Para mais dicas e informações como essa, não deixe de nos acompanhar aqui, no blog da Petz!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *