Bem-Estar

Gato em casa – Como passar tempo livre com o seu gato | Petz

Publicado em 13 de fevereiro de 2017

Tempo de leitura: 3min

As férias chegaram e, depois de tantos meses imerso na rotina do dia a dia, nada melhor que um tempo livre para desestressar, seja dentro de casa ou viajando para um lugar especial. Já pensou que seu gatinho também gostaria de compartilhar momentos divertidos com você?

Aproveitando um feriado com seu bichinho

shutterstock_158638757

Quem tem um gato em casa conhece seu comportamento quando um feriado ou as férias chegam – e a agenda lotada do tutor pode deixar o gatinho entediado. Surgem dezenas de afazeres no tempo livre, e quem tem um gato deve saber que ele também precisa de uma atenção especial.

O ideal é separar um tempinho para seu bichinho de estimação e garantir que ele seja tratado da melhor maneira possível, com muito carinho e amor. Por conta disso, separamos algumas dicas.

Fique ao lado dele

Cafunés são sempre a melhor pedida. Você pode acariciar seu bichinho com a mão ou apenas escovando seus pelos – os gatos adoram quando seus tutores usam escovas para acariciá-los!

Usar brinquedos é outra ótima opção. Existem diversos modelos desses objetos e a melhor forma é alterná-los para que o gatinho não fique entediado. Bolinhas de plástico, ratinhos de pelúcia e novelos de lã são artigos perfeitos para uma brincadeira divertida.

O arranhador tem duas funções extremamente vantajosas: além de entreter o felino, contribuindo para seu bem-estar, ajuda a aparar as unhas do gato – assim, fica muito mais fácil manter o tamanho ideal das garras do seu bichinho de estimação.

Alimente-o com guloseimas especiais

Os petiscos comuns nos feriados em família são deliciosamente saborosos e seu gatinho também merece um mimo especial. Se o felino estiver em uma dieta rigorosa, alimente-o com algumas guloseimas para tirar todo o estresse das datas comemorativas. Lembrando que é necessário evitar tiras de gordura, chocolate, cebola, alho e carnes no osso, para garantir a saúde e a segurança do felino.

Vai viajar? Não deixe seu gato em casa!

Uma maneira de garantir uma boa viagem com seu gato é adquirir os acessórios corretos para isso. Caixas e bolsas de transporte são itens essenciais para quem deseja fazer passeios e viagens com o felino. Elas garantem o conforto que seu pet precisa durante o período de transporte até o seu destino, evitando também que ele se machuque ou fuja.

A comida deve ser levada em quantidade suficiente para todos os dias, pois a mudança na dieta pode fazer com que o gato fique doente. A higiene do animal também deve ser mantida da mesma forma, ou seja, a caixa de areia do seu felino deve ser levada para ficar à disposição dele.

Questões burocráticas para viajar com seu pet

Algumas companhias de ônibus não aceitam animais, enquanto companhias aéreas têm critérios rigorosos quanto ao seu transporte. De qualquer maneira, você também deve portar documentos que certifiquem o estado de saúde do gato, e também a sua carteira de vacinação.

Se a viagem for internacional, o certificado deve ser gerado pelo Ministério da Agricultura. Alguns países exigem ainda um tempo de quarentena para que o animal fique no aeroporto sob vigilância antes de desembarcar no país. Portanto, escolha bem o seu destino para que o seu gato possa aproveitar a viagem junto com você.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog