Aquário

Peixes nadando estranho: o que isso pode significar?

Publicado em 28 de abril de 2017

Tempo de leitura: 3min

Se você ama peixes e tem um aquário em casa, você possivelmente concorda que poucas coisas são tão agradáveis – e até relaxantes – quanto assistir aos peixes nadando por todo o seu ambiente. Os belos movimentos dos peixes e suas interações com todos os objetos do aquário fazem com que sempre tenhamos algo novo para assistir, mas o que fazer quando percebemos algum peixe nadando de forma diferente do usual?

Perceber peixes nadando de forma estranha, atacando objetos do aquário ou até outros peixes, pode não significar nada grave quando acontece de maneira isolada, mas é preciso atenção caso o comportamento se torne constante ou, ao menos, mais frequente do que costumava ser.

Peixes nadando

Tenho peixes nadando estranho, o que está acontecendo?

Como já dissemos, comportamentos estranhos em situações isoladas não necessariamente significarão alguma coisa, mas uma maior frequência destes comportamentos pode significar que eles devem ser melhor observados.

Existem dois fatores principais que podem causar comportamentos estranhos ou doenças em peixes de aquário, são eles os parasitas ou a qualidade da água. Vamos explorar melhor estes dois tópicos na sequência.

Cuidados com peixes de aquário: atenção aos parasitas

Caso um ou mais peixes do seu aquário esteja se batendo ou se esfregando nas pedras, plantas ou algum dos objetos decorativos do aquário, isso pode ser sinal de que ele está tentando se coçar.

Existe uma série de possíveis razões para um peixe se coçar, mas problemas com parasitas são umas das doenças em peixes de aquário mais comuns e podem ser uma boa primeira alternativa para você analisar.

Parasitas de água doce ou salgada podem causar muita coceira, por isso procure por pequenos pontos brancos nos peixes que estiverem nadando estranho, que são sinais clássicos de parasitas e pode ser que seu peixe esteja se coçando pelo aquário devido a essa irritação.

Estes parasitas são quase como pulgas e carrapatos nos nossos cães e gatos, e o tratamento recomendado para combatê-los consiste em uma combinação de remédios, quarentena e boa qualidade da água.

Os peixes também podem estar nadando estranho devido a problemas na pele ou nas nadadeiras que são mais difíceis de detectar. Algum desbotamento na cor do seu peixe ou mudança na aparência das nadadeiras, além de excesso de muco visível, pode indicar que algo está errado com os peixes do seu aquário.

Caso você suspeite que um desses sintomas esteja acontecendo, leve o seu peixe a um veterinário de confiança e que esteja acostumado a tratar de aquários, pois ele certamente poderá te ajudar na realização dos testes hidrológicos.

Peixes nadando em aquário

Como cuidar de peixes: manutenção da qualidade da água

Um peixe nadando diferente no aquário pode ser sinal de má qualidade da água. Ocorrências comuns são alteração do pH, da temperatura média, níveis de amônia ou falta de limpeza, por isso procure sempre testar a água do seu aquário, além de mantê-la limpa.

Excesso de peixes no aquário pode ser um fator especialmente complicado, uma vez que quanto mais peixes, maior a sujeira produzida, por isso fique atento e mantenha sempre o aquário bastante salubre e agradável aos seus peixes.

Quer garantir um aquário saudável cheio de peixes nadando felizes? Visite a loja Petz mais próxima a você e tenha acesso aos melhores produtos para aquário do mercado!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog