Pelagem de cachorro: entenda suas funções

Postado por PETZ, em 24/01/2020

Banho e Tosa
Pelagem de cachorro: entenda suas funções

A pelagem de cachorro é mais um dos elementos que ajudam a tornar esses pets simplesmente irresistíveis. Com diferentes cores, texturas, comprimentos e padrões, ela costuma ser um dos principais distintivos entre as raças. 

cão preto e branco com vários cães ao fundo

Tudo isso, além de contribuir para a aparência charmosa de cada uma delas. Mas você sabia que a pelagem dos cachorros tem funções que vão muito além da estética? Saiba mais sobre o assunto a seguir!

Os mamíferos e os pelos

Como todo mundo sabe, a pelagem não é exclusiva a cães e gatos. Diversos outros animais, incluindo os seres humanos, também têm o corpo parcial ou completamente coberto por pelos.

O que você talvez não lembre das aulas de Ciências é que essa é uma das características que diferenciam os mamíferos de outras classes de animais vertebrados, como répteis e aves.

Por serem animais homeotérmicos, isto é, que mantêm sua temperatura corporal sempre constante, os mamíferos dependem de estruturas que os ajudem a fazer isso. E a pelagem é um dos mecanismos que atuam na conservação da temperatura, como veremos a seguir. 

É importante destacar, no entanto, que nem todos os mamíferos possuem pelagem. Algumas ordens de animais, como as de baleias e golfinhos, são exemplo disso.

Principais funções da pelagem de cachorro

Para entender melhor de que forma o pelo de cachorro contribui para o bom funcionamento de seu organismo, antes é preciso conhecer como são essas estruturas. 

São constituídos de queratina e se formam no interior de folículos pilosos que, por sua vez, podem ter glândulas sebáceas anexas. Entre as funções da pelagem de cachorro estão:

Proteção

A pelagem atua como uma camada extra entre o ambiente externo e a epiderme.  Ajuda a diminuir a incidência de picadas de insetos e contribui para evitar feridas em acidentes mais leves. 

Também serve como uma camada protetora, protegendo dos raios ultravioleta da pele. Os pelos previnem queimaduras e o câncer de pele. Por isso mesmo, o protetor solar canino costuma ser indicado justamente para as áreas sem pelos.

Isolante térmico

A combinação de pelos e glândulas sebáceas forma um isolante térmico que diminui a troca de temperatura com o ambiente. Isso facilita a tarefa de manter a temperatura corporal sempre constante sem sobrecarregar o metabolismo.

Termorregulação

Nos cachorros, a presença de glândulas sudoríparas na pelagem é outro meio de manter a temperatura corporal constante. Quando as temperaturas estão muito elevadas, essas glândulas liberam o suor, o que ajuda a refrescar o corpo.

Impermeabilização

As glândulas sebáceas anexas aos folículos pilosos liberam sebo a fim de lubrificar a pele, formando uma camada impermeabilizante. Dessa forma, a pele fica mais protegida contra a umidade.

Tipos de pelos

Independentemente da raça, os cães possuem tipos de pelo diferentes. Algumas regiões do corpo, como ao redor dos olhos, possuem pelos mais alongados e de espessura mais grossa. Isso acontece com cachorro com pelos longos ou curtos.

cachorro com pelo marrom em campo com flores

“Existem pelos que têm função tátil. Essa pelagem lisa é mais espessa que os outros tipos e possuem terminações nervosas. Já os pelos de revestimento são a maioria no corpo do cão e têm a função de fazer a cobertura do corpo”, diz a Dra. Mariana Sui Sato, médica-veterinária da Petz. Abaixo, conheça os tipos de pelo e mais algumas de suas funções:

  • Pelos primários ou de revestimento: são pelos mais rígidos, que conferem a cobertura da pele. 
  • Pelos secundários ou lanosos: são periféricos, mais curtos, mais finos e mais numerosos. Conferem a subcobertura da pele.
  • Pelos táteis: com distribuição restrita pelo corpo, são envolvidos por um seio venoso. São pelos grossos e altamente inervados.

Pelagem dupla: veja raças que precisam de cuidados especiais

Atuando como um isolante térmico, a cachorros com pelo curto ou longo ficam aquecidos em dias frios. Por outro lado, eles pode se tornar um verdadeiro incômodo nos períodos de calor.

Mas atenção: antes de levar o cachorro para uma boa tosa, tenha em mente que não são todas as raças que podem ser tosadas. Algumas delas, como Border Collie, Chow Chow, Spitz Alemão e Husky Siberiano possuem a chamada pelagem dupla.

Formada por uma camada de pelos e outra de subpelos, esse tipo de pelagem funciona como uma manta térmica, contribuindo ainda mais que a pelagem normal para a conservação da temperatura interna em condições extremas de frio ou de calor. 

No caso dessas raças, em vez da tosa comum, é recomendado o uso da técnica conhecida como trimming, que apara e dá forma aos pelos com tesoura. Isso evita a situação de encontrar pelo de cachorro caindo pela casa.

cão tomando banho e sendo lavado

E por falar em banho e tosa, você já levou seu filho de quatro patas para tomar banho nos Centros de Estética da Petz? Aqui, seu cachorro com pelo liso ou crespo terá o melhor tratamento.

Com a ajuda de equipamentos e de produtos de ponta, nossa equipe é especialista em garantir o bem-estar do seu amigo durante a tosa, hidratação, trimming, etc. Confira os serviços e tratamentos da Petz!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *