Porquinho-da-índia pode comer batata? Respondemos à pergunta

Postado por PETZ, em Atualizado em Nov 24, 2021

Bem-Estar
Porquinho-da-índia pode comer batata? Respondemos à pergunta
Tempo de leitura: 4 minutos

Como quase todo tutor dessa espécie de roedor sabe, o porquinho-da-índia é um animal herbívoro, alimentando-se apenas de alimentos de origem vegetal. Por isso, é comum querer oferecer a ele diferentes tipos de frutas, verduras e legumes. No entanto, o porquinho-da-índia pode comer batata?

porquinho da india pode comer batata

É preciso ter cuidado tanto na escolha quanto no preparo desses alimentos, uma vez que nem todos os vegetais são recomendados para os pets. Pensando nisso, preparamos este artigo para responder se o porquinho-da-índia pode comer batata, além de detalhar a alimentação desse roedor.

Afinal, pode dar batata para porquinho-da-índia?

De acordo com a equipe técnica da área de animais silvestres e exóticos da Petz, não é recomendado oferecer batata para porquinho-da-índia. Além do incremento calórico que pode favorecer o ganho de peso acima do desejado, o alimento ainda pode fermentar no organismo do pet, causando gases e cólicas.

Os porquinhos-da-índia possuem o ceco funcional. Isto significa a “característica de acomodar uma população microbiana simbiótica no trato digestivo, com funções às quais o hospedeiro é incapaz de realizar, como a digestão de carboidratos estruturais (…), permitindo a sobrevivência à base de rações de baixo valor nutricional, como os alimentos fibrosos”.¹

Assim, o excesso de carboidratos, como os açúcares presentes na batata, pode causar sérios problemas devido à fermentação. Em casos mais graves, pode até levar o pet a óbito. 

No entanto, o porquinho-da-índia pode comer batata-doce? A equipe técnica ressalta que não apenas a batata comum não é indicada, mas também a batata-doce e outros vegetais ricos em carboidratos.

porquinho da india pode comer batata

Como oferecer frutas, verduras e legumes ao porquinho-da-índia

Respondida à questão se o porquinho-da-índia pode comer batata, como visto, por ser rica em amido, o alimento não deve ser oferecido, nem em pequena quantidade. É importante fornecer uma dieta variada ao pet, composta por ração própria para a espécie, feno de capim e vegetais permitidos.

Além de funcionarem como um petisco saboroso, frutas, legumes e verduras ainda ajudam no aporte de ácido ascórbico, substância fundamental para a saúde desses pets. 

Popularmente conhecida como vitamina C, ela não é sintetizada pelo organismo do porquinho-da-índia, de modo que deve ser obtida por meio de suplementação ou a partir de alimentos ricos na substância, como tangerina e laranja.

A deficiência de vitamina C para a espécie pode causar o escorbuto, doença cujos sintomas mais frequentes são: perda de apetite, diminuição de peso, fraqueza, hemorragia, inflamação das gengivas, entre outros. Em caso de suspeita, procure um médico-veterinário.

Quais outros alimentos oferecer para o porquinho-da-índia?

Entre vegetais e verduras para porquinho-da-índia, estão: abobrinha, agrião, banana, laranja, maçã, pepino, mostarda, escarola, acelga, chuchu, melão e melancia. Além da batata, não ofereça feijão, figo e alface. Embora não seja tóxica,  a alface é pobre em fibras e muito rica em água, favorecendo quadros de diarreia.

Cabe destacar que, além de escolher apenas opções seguras, é preciso ter cuidado com as quantidades e a higienização dos alimentos para porquinho-da-índia

É preciso lavar muito bem frutas, legumes e verduras para evitar contaminações por micro-organismos. Além disso, você nunca deve deixar alimentos frescos por muito tempo na gaiola, o que aumenta o risco de intoxicação e atrai insetos.

Saiba mais sobre a alimentação dos porquinhos-da-índia

A escolha de comidas para porquinho-da-índia em qualidades específicas é o primeiro passo para uma alimentação balanceada. Nesse sentido, dê preferência às rações do tipo premium e jamais ofereça alimentos de espécies onívoras ou carnívoras para seu amigo, como as rações para cães e gatos.

Tão ou mais essencial que a ração, o feno de capim cumpre duas funções principais. Ao ser consumido ao longo do dia, ele ajuda a manter o intestino do pet funcionando de maneira contínua, como é próprio da espécie. Isso evita a chamada estase intestinal, caracterizada pela parada do peristaltismo.

Não bastasse isso, o feno também tem um papel importante no desgaste dos dentes desses roedores, que crescem continuamente, evitando problemas como a má oclusão. Lembre-se de que os porquinhos-da-índia são herbívoros, portanto, o organismo deles não está adaptado para ingerir proteínas de origem animal.

É recomendado oferecer frutas que o porquinho-da-índia pode comer, entre duas e três vezes por semana, e legumes, entre três e quatro vezes. As verduras podem ser oferecidas diariamente, em pequena quantidade, desde que sejam permitidas e sejam removidas da gaiola caso não tenham sido consumidas em até duas horas.

porquinho da india pode comer batata

Agora que você já sabe se o porquinho-da-índia pode comer batata, confira mais sobre a alimentação e outras informações que o ajudam a melhorar a qualidade de vida do seu pet aqui, no blog e nas redes sociais da Petz.

¹ ARRUDA; LOPES; FERREIRA; ROSTAGNO, QUEIROZ; PEREIRA; SILVA; JHAM. In: Atividade microbiana cecal e contribuição nutricional da cecotrofia em coelhos alimentados com rações contendo diferentes fontes de fibra e níveis de amido. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbz/a/QHTz3npWD4qLNGBdZtscM3t/?lang=pt

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *