Porquinho-da-índia pode comer chuchu? Veja os cuidados

Postado por PETZ, em Atualizado em Nov 25, 2021

Bem-Estar
Porquinho-da-índia pode comer chuchu? Veja os cuidados
Tempo de leitura: 4 minutos

São muitas as brincadeiras sobre o suposto sabor insosso do chuchu. Com outros vegetais de peso, como batata inglesa, tomate e cebola, ele está entre os legumes mais consumidos no país, segundo a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) do IBGE, feita entre 2017 e 2018. Mas será que o porquinho-da-índia pode comer chuchu?

porquinho da india pode comer chuchu

A popularidade se deve principalmente à acessibilidade e à versatilidade do chuchu, mas também a algumas das propriedades: pouquíssimo calórico, é rico em vitamina C e em minerais importantes, como fósforo, cálcio e potássio. Por isso, alguns tutores têm a dúvida de quais comidas que o porquinho-da-índia pode comer.

Pensando nisso, preparamos um artigo para responder a pergunta se o porquinho-da-índia pode comer chuchu e como esses roedores podem tirar proveito dos benefícios oferecidos pelo vegetal.

Afinal, pode dar chuchu para porquinho-da-índia?

De acordo com especialistas da área técnica de animais silvestres e exóticos da Petz, o porquinho-da-índia pode comer chuchu, desde que o alimento esteja em boas condições de consumo e devidamente higienizado. Por ser pouco calórico, o chuchu não ajuda no ganho de peso, que pode impactar negativamente a saúde do pet. 

Além disso, por ser um alimento relativamente pobre em carboidratos (são apenas 4,5 g de carboidratos por 100 g), ele também não aumenta a propensão à formação de gases e ocorrência de cólicas. Por esse motivo, pode ser oferecido diariamente, em pequenos pedaços por refeição, para o porquinho-da-índia.

Como preparar e servir o chuchu para porquinho-da-índia?

Os alimentos que o porquinho-da-índia pode comer devem ser muito bem lavados em água corrente. Caso utilize algum produto desinfetante na higienização, como soluções à base de hipoclorito de sódio, lembre-se de enxaguar bem o alimento para remover qualquer resíduo que possa causar intoxicação.

Muitos tutores devem se perguntar o que porquinho-da-índia pode comer, e a respeito da casca, via de regra, é recomendado servir aos pequenos roedores apenas as cascas que nós mesmos temos o hábito de comer. Isso ajuda a minimizar o risco de indigestão.

No caso do chuchu, um dos problemas é que sua casca é consideravelmente grossa e porosa, o que dificulta a limpeza, aumentando o risco de contaminação, especialmente quando se trata de um chuchu mais maduro. Na dúvida, é melhor removê-la. No entanto, podemos servir legumes para porquinho-da-índia?

Segundo os especialistas da Petz, é mais indicado servir alimentos naturais crus ao invés de cozidos. Nesse sentido, é importante alertar que você nunca deve oferecer seu próprio refogado de chuchu para o porquinho da índia, pois alguns ingredientes utilizados no preparo podem ser prejudiciais, como o excesso de óleo e de sal. 

Desde que bem higienizados, tanto as folhas quanto o caule do chuchu também podem ser oferecidos ao animal. Apesar de ásperos, mais do que apenas para o aporte de nutrientes, eles servem inclusive de enriquecimento alimentar, ao permitir que o pet se alimente de diferentes maneiras e que sinta outras texturas.

porquinho da india pode comer chuchu

Benefícios do chuchu para a saúde do porquinho-da-índia

Conforme explica a equipe técnica da Petz, a principal vantagem do chuchu e de outros vegetais, como frutas e verduras, é o aporte de certos nutrientes, entre os quais destacamos a vitamina C, também chamada de ácido ascórbico.

Fundamental para diversas reações bioquímicas nas células que participam de funções como absorção de ferro e processos de cicatrização, a substância não é sintetizada naturalmente pelo organismo dos porquinhos-da-índia. Desse modo, ela precisa ser obtida a partir da alimentação. 

A falta de vitamina C pode levar ao escorbuto, alteração caracterizada pelo surgimento de sintomas como falta de apetite, perda de peso, fraqueza, inflamação das gengivas, hemorragias e resposta imunológica fraca, o que por sua vez contribui para o surgimento de outros problemas de saúde. 

Portanto, não espere o quadro se agravar. Havendo suspeita de deficiência vitamínica, procure um médico-veterinário para verificar o quadro e realizar as recomendações necessárias para o pet.

Outros alimentos essenciais para uma nutrição completa

Sim, o porquinho-da-índia pode comer chuchu, mas por mais que você ofereça vegetais variados, em geral, eles são insuficientes para suprir toda a demanda de vitamina C do organismo dos pets. Por isso, quais outros alimentos o porquinho-da-índia pode comer?

Além deles, é fundamental fornecer uma ração específica para a espécie, de preferência do tipo premium, enriquecida com ácido ascórbico na quantidade certa.

Saiba que é imprescindível fornecer feno para o pet diariamente. Uma das bases da alimentação do porquinho-da-índia, ele permite que o pet se alimente ao longo do dia, como é próprio da espécie, evitando quadros graves, como hipoglicemia e estase intestinal, caracterizada pela parada dos movimentos peristálticos. 

Lembrando que o feno também é muito importante para o desgaste dos dentes do pequeno roedor, que não para de crescer ao longo de toda a vida do pet. A falta desse desgaste pode levar a problemas como a má oclusão.

porquinho da india pode comer chuchu

Agora que foi respondida a pergunta se porquinho-da-índia pode comer chuchu e qual é a maneira correta de fornecer o alimento para o bichinho, que tal conferir os outros conteúdos da Petz? Aproveite!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *