Porquinho-da-índia pode comer maçã? Veja os cuidados

Postado por PETZ, em Atualizado em Nov 24, 2021

Bem-Estar
Porquinho-da-índia pode comer maçã? Veja os cuidados
Tempo de leitura: 4 minutos

Você sabe se porquinho-da-índia pode comer maçã? Uma das frutas mais consumidas no Brasil, a maçã é rica em nutrientes como fibras, vitamina C e diversos minerais, auxiliando na redução do colesterol, no controle da diabetes e na melhora da função cerebral, à medida que evita os danos celulares. 

porquinho da india pode comer maça

Entretanto, é sabido que nem tudo que é bom para nós pode ser oferecido aos pets. Isso porque, com um organismo diferente do nosso, eles também podem reagir a certas substâncias de maneira diferente. 

Pensando nisso, preparamos este artigo para responder se o porquinho-da-índia pode comer maçã e, em caso afirmativo, quais são os cuidados que você deve ter ao servir essa e outras frutas. Confira a seguir.

Afinal, pode dar maçã para porquinho-da-índia?

Não faz mal dar maçã para o porquinho-da-índia. De acordo com os especialistas da área técnica de animais silvestres e exóticos da Petz, o porquinho-da-índia pode comer maçã, e a fruta pode ser oferecida sem problemas, desde que sejam observados alguns cuidados importantes.

Em primeiro lugar, o porquinho-da-índia pode comer maçã e outras frutas apenas se possuir mais de seis meses. Antes disso, ele tem mais dificuldade de digerir a frutose, o que pode causar gases, cólicas, entre outros desconfortos gastrointestinais. 

É preciso destacar que, independentemente da idade do animal, o excesso de frutose, além de causar gases, também contribui para o ganho de peso. É indicado oferecer maçã e outras frutas para porquinho-da-índia apenas como brinde, dando preferência, na dieta, a legumes e verduras permitidas. 

Como higienizar a maçã

Além do cuidado para não exagerar na quantidade, a maneira como é feita a higienização também é fundamental para garantir a segurança do alimento. Assim como fazemos antes de consumir uma maçã, é preciso lavá-la bem em água corrente. 

Em caso de uso de produtos químicos desinfetantes, como aqueles à base de hipoclorito de sódio, é preciso enxaguá-los bem para remover todos os resíduos, evitando intoxicações por parte da comida para porquinho-da-índia.

porquinho da india pode comer maça

Como servir a maçã ao porquinho-da-índia

Muitos tutores desses roedores podem se perguntar quais frutas o porquinho-da-índia pode comer. Como regra geral, para saber se o porquinho-da-índia pode ou não comer determinada fruta com casca, os especialistas dizem que é possível usar nosso próprio consumo como parâmetro. 

Normalmente, alimentos que podem ser consumidos por nós com casca também podem ser oferecidos ao pet da mesma forma. Caso contrário, é mais indicado descascá-los. No caso da maçã, o melhor é servi-la como petisco, para consumo imediato, utilizando-a, por exemplo, como recompensa ao ensinar truques.

Mas atenção! Remova todas as sementes da maçã antes de servir a fruta ao porquinho-da-índia! Isso porque, para além do risco de engasgo comum a toda oferta de fruta com sementes, as da maçã ainda são perigosas por conterem cianeto, uma substância tóxica.

Vale destacar, ainda, que de nada adianta tomar todos esses cuidados e deixar alimentos frescos por muito tempo na gaiola, onde podem estragar e atrair insetos. Os alimentos para porquinho-da-índia não consumidos em até duas horas devem ser removidos para garantir a higiene do espaço. 

Benefícios da maçã na alimentação do porquinho-da-índia

Ao contrário do que acontece em relação à saúde humana, quando o assunto são porquinhos-da-índia e outros pets, quase não há estudos buscando relacionar os benefícios de determinados alimentos para a saúde deles. 

Entre os benefícios conhecidos da maçã para a espécie está o aporte de vitamina C. Também chamada de ácido ascórbico, a substância — que não é sintetizada pelo organismo do pet — participa de uma série de reações bioquímicas das células, participando de diversas funções que vão desde o combate aos radicais livres até os processos de cicatrização, passando pela absorção de ferro.

A doença associada à deficiência de vitamina C é o escorbuto, tendo como principais sintomas a falta de apetite, perda de peso, fraqueza, inflamação das gengivas, hemorragias, cicatrização lenta, fraqueza e resposta imunológica fraca. Em caso de suspeita, leve seu amigo o quanto antes para um check-up veterinário.

Outros alimentos para porquinho-da-índia

Ainda a respeito do aporte de vitamina, tenha em mente que, embora ajude, a oferta de frutas, verduras e legumes não costuma ser suficiente para suprir todas as necessidades da espécie. 

No entanto, é preciso ter cuidado para não exagerar na quantidade, haja vista que algumas frutas e legumes podem causar gases. Para além de alimentos naturais, é fundamental apostar em uma ração de porquinho-da-índia de qualidade, de preferência do tipo premium, que é enriquecida com ácido ascórbico.

É importante considerar que nem sempre as deficiências vitamínicas são causadas pela ingestão deficitária de nutrientes. Elas também podem estar associadas à má absorção provocada por alterações, como diarreias. Portanto, antes de mudanças na dieta do seu amigo, é sempre recomendado consultar um médico-veterinário.

porquinho da india pode comer maça

Agora que você sabe se porquinho-da-índia pode comer maçã e qual a maneira adequada de oferecer o alimento ao pet, que tal conhecer os outros conteúdos exclusivos da Petz? Aproveite!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *