Descubra se porquinho-da-índia pode comer tomate

Postado por PETZ, em Atualizado em Nov 24, 2021

Bem-Estar
Descubra se porquinho-da-índia pode comer tomate
Tempo de leitura: 4 minutos

Um alimento pra lá de benéfico, o tomate, é rico em uma série de substâncias que contribuem para o bom funcionamento do nosso organismo. Para exemplificar, os diferentes tipos de tomate são fonte de licopeno, um carotenoide com forte função antioxidante que  ajuda a combater os radicais livres, causadores de dano celular. 

porquinho da india pode comer tomate

O tomate também contém um alto teor das vitaminas A, C, K e do complexo B, além de ser uma boa fonte de minerais importantes, como ferro, fósforo, potássio e magnésio. Porém, como nem tudo que é bom para nós é igualmente vantajoso para os pets, fica a questão: porquinho-da-índia pode comer tomate?

Pode dar tomate para porquinho-da-índia ou isso faz mal?

Conforme explicam os especialistas da área técnica de animais silvestres e exóticos da Petz, porquinho-da-índia pode comer tomate. Por ser um alimento saboroso, relativamente pouco calórico e muito rico em nutrientes, é interessante que ele faça parte da dieta do pequeno roedor. Mas é preciso cuidado para evitar acidentes.

Antes de mais nada, o tomate deve estar próprio para consumo e bem higienizado, a fim de evitar contaminações por micro-organismos causadores de doenças. Lembrando que, em caso de uso de produtos fortes na limpeza, como o hipoclorito de sódio, é preciso enxaguar o alimento com cuidado para não causar intoxicações. 

Feito isso, é possível servir o vegetal com casca para o animal, sem problemas. No entanto, as sementes devem ser sempre removidas, devido ao risco de engasgos. 

Cuidados com o tomate

Diferentemente de outros alimentos orgânicos que resistem por mais tempo, o tomate estraga muito rápido. Por isso, segundo os especialistas da Petz, o ideal é oferecê-lo como petisco, apenas para consumo imediato. 

Seja como for, é importante que todos os alimentos frescos que fazem parte da alimentação de porquinho-da-índia sejam removidos da gaiola, caso não sejam consumidos em até duas horas. 

Conheça as variedades e os benefícios do tomate

Desde que seguidos os cuidados já mencionados, o porquinho-da-índia pode comer tomate em todas as suas variedades, mesmo que a fruta não esteja completamente madura. A seguir, listamos as principais características de alguns deles:

  • tomate-caqui: um dos mais usados no preparo de comidas orgânicas, como saladas. Tem sabor fresco e boa acidez, mas é pouco adocicado;
  • tomate Débora: outra variedade facilmente encontrada nas quitandas, é um pouco mais adocicado, mas também mais perecível;
  • tomate Carmem: bastante rico em água e menos saboroso. Por outro lado, costuma durar bastante na geladeira, o que é bom para quem não tem tempo de fazer compras muitas vezes na semana;
  • tomate holandês: é pouco ácido e bem adocicado. A dica, ao escolher, é ficar atento ao ramo que o acompanha, que deve estar verde. Se ele estiver marrom, é sinal de que o tomate não está mais adequado ao consumo;
  • tomate italiano: um dos mais carnudos e saborosos, é também o mais perecível. Se optar por ele, é preciso ter cuidado para não servir o alimento estragado;
  • tomate-cereja: o porquinho-da-índia pode comer sem sementes e é um dos favoritos das crianças. É adocicado e rico em água.

porquinho da india pode comer tomate

Independentemente do tipo, o porquinho-da-índia pode comer tomate e ter um grande benefício: sua contribuição para o aporte de vitamina C, também chamada de ácido ascórbico. Essencial para diversas reações bioquímicas nas células, a substância participa de funções como a absorção de ferro até os processos de cicatrização. 

Sua deficiência pode levar ao escorbuto, doença cujos principais sintomas são: falta de apetite, fraqueza, inflamação das gengivas, hemorragias, cicatrização lenta e resposta imunológica fraca, que pode facilitar o surgimento de outras doenças. Portanto, em caso de suspeita de alterações, procure um médico-veterinário.

Outro benefício importante não apenas do consumo do tomate, mas também de outros vegetais seguros e verduras sem agrotóxicos, é o enriquecimento alimentar com o fornecimento de alimentos que dão ao pet a possibilidade de sentir diferentes texturas e se alimentar de diferentes maneiras.

A importância da ração para uma alimentação balanceada

Por mais que sejam ricos em nutrientes importantes para os porquinhos-da-índia, os vegetais não são suficientes para suprir as necessidades de vitamina C e para garantir a nutrição do pet. Daí a importância de fornecer diariamente ração premium para porquinho-da-índia, que é formulada de acordo com as necessidades da espécie. 

Especificamente em relação ao ácido ascórbico, é importante ressalvar que nem sempre as deficiências vitamínicas estão associadas à alimentação. Alterações no organismo que levam a má absorção também podem estar por trás do problema. Por isso, em caso de suspeita é recomendado um check-up veterinário.

porquinho da india pode comer tomate

Agora que você já sabe que o porquinho-da-índia pode comer tomate e se beneficiar com a vitamina C presente na fruta, pode oferecer ao pet sem medo. E se você gostou de saber essa curiosidade, continue acompanhando o blog da Petz e confira mais conteúdos para a saúde animal!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *