Bem-Estar

Prato para gato comer devagar: saiba como usar

Geralmente, os cachorros comem muito rapidamente, e isso requer algumas atenções, mas também pode acontecer com os felinos. Por isso, existe um prato para gato comer devagar.

Esse tipo de pote para gatocomer é uma excelente opção para ajudar seu felino a entender que precisa se alimentar mais devagar. Contudo, também vamos abordar os problemas que podem causar esse comportamento incomum. Confira!

Saiba como funciona o prato para gato comer devagar

O prato para gato comer devagar ou comedouro lento é produzido justamente com essa intenção. Ele é vendido nos principais pet shops e está disponível em diferentes desenhos, materiais e tamanhos. Ele pode ser usado por bichanos filhotes, adultos ou idosos que apresentam o comportamento.

O alto-relevo funciona como se fosse um labirinto, onde o tutor espalha a ração. Ao terem mais dificuldade de pegar os grãos, os gatos comem em um ritmo mais lento. Geralmente, eles também tentam pegar a ração com a pata ou virar o pote para gato.

A atividade ainda é relaxante e funciona como uma forma de enriquecimento ambiental, pois distrai o felino que adora um desafio. Durante a refeição espalhada nesse prato, observe as peripécias do pet para conseguir a ração.

Porém, como mencionamos, os gatos não costumam ter o comportamento de comer muito rapidamente. A seguir, conheça algumas razões que podem levá-los a agirem dessa forma.

Por que meu gato está comendo muito rapidamente?

É sempre importante observar comportamentos diferentes dos habituais em seu gato. Quando ele está comendo muito rapidamente, isso pode ter mais de um motivo. Os gatos podem estar disputando a ração, quando há mais de um em casa.

Nesses casos, o prato para gato comer devagar já resolve o problema. Já se ele for sozinho, será que não está faltando algum nutriente na rotina alimentar dele? Rações premium e super premium também resolvem esse problema. Ainda assim, converse com o veterinário para saber qual delas é a mais indicada.

Seu gatinho foi adotado e ainda é um filhote? Muitas vezes, ele sentiu tanta fome nas ruas que está tentando compensar o problema e, assim que se sentir seguro com você, vai voltar a comer devagar.

Outro motivo possível é que o felino está mais estressado que o normal. Às vezes, o tédio também pode causar esse comportamento nos gatos. Em ambos os casos, a atenção do tutor, o carinho, as brincadeiras e os petiscos podem solucionar o problema.

Será que seu gatinho está triste? A falta de atenção também pode desencadear depressão felina. Nesse caso, o veterinário é a pessoa mais indicada para ajudar. O especialista ainda é o mais recomendado para casos de gato ansioso, que também exige cuidados especiais.

Essas são algumas causas que podem alterar o comportamento de um gato comilão ou um felino que come em quantidades normais, mas em um ritmo mais acelerado. Entretanto, será que a questão pode estar relacionada a alguma doença?

O que mais pode fazer o gato comer de maneira acelerada?

Além dos comportamentos que mencionamos acima, existem outros motivos que devem ser pesquisados caso seu gato esteja comendo muito rapidamente. Um deles pode estar relacionado com parasitas. Por isso, é muito importante a vermifugação correta dos felinos.

Outras doenças, como diabetes e hipertireoidismo, também podem fazer o gato comer dessa forma. No mais, somente um veterinário pode investigar se existe uma doença mais séria por trás desse comportamento, mas, geralmente, você mesmo pode ajudar com um prato para gato comer devagar.

Ideias para fazer seu gato comer mais devagar

Além do prato para gato comer devagar, você pode criar algumas situações em casa que vão ajudar seu amigo de quatro patas. Também vai ser divertido para ele!

  • Espalhe tigelas pela casa

Uma dica bacana é pegar a quantidade que seu gato deve comer no almoço e espalhá-la em diversas tigelas. Em seguida, coloque cada uma em uma parte diferente da casa.

Ele precisa ir atrás de cada uma para se alimentar, desacelerando o ritmo do processo. Coloque-as em locais cada vez mais distantes e instigantes para seu pet. Assim, além de atingir o objetivo inicial, ele vai se exercitar.

  • Caixas de ovos

Uma alternativa aos pratos labirintos para pets são as caixas de ovos, bem simples de usar. Primeiro, prefira as caixas de plástico. Lave-as, seque-as, coloque um pouco de ração em cada um dos compartimentos e ofereça ao bichano.

  • Formas de silicone

Mais uma dica de comedouro lento para gato são as formas de silicone que possuem espaçamentos menores, como em formato de corações. Elas são muito simples de usar e vão ajudar seu gato a comer mais devagar. Basta dividir a ração entre os desenhos e oferecer ao felino.

As forminhas de gelo também podem ser usadas com o mesmo objetivo, já que possuem os mesmo compartimentos quadradinhos ou ovais que podem receber as rações.

Hoje, você entendeu como funciona o prato para gato comer devagar e as alternativas que podem ser feitas em casa. Também não se esqueça de oferecer ração de qualidade que supra todas as necessidades nutritivas do seu felino. No site da Petz, você encontra diversas opções saudáveis para seu pet. Confira!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Cera preta no ouvido do cachorro, o que pode ser?

Assim como qualquer animal, os cães também têm um pouco de cera de ouvido. Porém,…

5 horas ago

Por que seu cão come tanto e o que fazer para diminuir o problema

Por Alexandre Rossi - Dr Pet Cachorro gordo e guloso. O que para muita gente…

6 horas ago

Manual do gato sociável

Por Alexandre Rossi - Dr Pet Eles podem parecer durões, distantes e com instinto de…

7 horas ago

Mundo felino: gato pode tomar chá?

Os gatos são animais cheios de personalidade e muitas vezes podem nos surpreender com seus…

1 dia ago

Entendendo a lisencefalia: o que os tutores precisam saber

A lisencefalia, ou lissencefalia, é uma doença neurológica que pode afetar os cães e, mais…

2 dias ago

Como saber que o gato foi envenenado: confira os sintomas!

Mesmo com todo cuidado com os bichanos, acidentes acontecem, principalmente porque são animais bastante danados,…

3 dias ago