Aquário

Quais peixes podem viver juntos no aquário?

Publicado em 14 de setembro de 2022

Tempo de leitura: 5min

Você já decorou o seu aquário e só falta adicionar os moradores? Nesse momento, muitas pessoas têm várias dúvidas. Afinal, são tantas espécies lindas que fica difícil escolher. Além disso, é preciso saber quais peixes podem viver juntos no aquário.

peixes nadando juntos no aquário.

Entender quais peixes podem viver juntos no aquário é importante para evitar brigas, oferecer uma alimentação adequada, controlar o pH e a temperatura da água. Por isso, antes de adquirir os animais, é importante identificar quais peixes podem viver juntos no aquário.

Veja como avaliar os tipos de peixes de aquário para saber quais podem ficar juntos. Fique atento aos detalhes para ter um aquário em casa com harmonia entre os habitantes.

Temperamento

Não coloque peixes territorialistas com outros, pois haverá briga. Antes de escolher, avalie a vida dos animais para identificar se eles são calmos e podem morar juntos ou se são agressivos.

Na hora de avaliar quais peixes podem viver juntos no aquário, também é preciso considerar o tamanho: se o aquário for grande e tiver bastantes plantas, com barreiras visuais e físicas, os peixes terão onde se esconder e ficarão mais calmos.

Isso é interessante se você quiser colocar peixes territorialistas no mesmo ambiente. Quanto maior o local for e quanto mais acessórios tiver, menor é a chance de briga. Por isso, na hora de escolher os peixes, até a decoração do aquário deve ser considerada.

Comportamento

O comportamento dos animais também deve ser levado em conta na hora de saber os peixes que podem viver juntos no aquário. O acará-disco e o acará-bandeira são dois peixes amazônicos que vivem em um pH muito semelhante. Contudo, eles têm comportamentos opostos.

O acará-disco é um animal muito tranquilo e que demora para se alimentar. A ração cai, afunda, e ele vai até lá pegá-la, com muita calma. Já o acará-bandeira é agitado e come rápido.

Assim, pode não ser muito interessante deixar esses peixes juntos em um aquário. Afinal, embora a característica da água seja semelhante, o comportamento diferente pode dificultar os cuidados diários.

Agressividade

Qual peixe pode ficar junto do beta? Esse animal é conhecido pela agressividade. Entretanto, é preciso deixar claro que o maior problema dele é com machos da mesma espécie. Assim, não coloque dois bettas machos no mesmo aquário.

Contudo, se você tiver um espaço grande com outros peixes pacíficos, é possível deixá-lo no mesmo ambiente que os demais. Se o betta viver com outro peixe agressivo, vai agredi-lo.

O betta convive bem com os peixes poecilídeos: lebiste, plati, espada e molinésia. Esses animais têm um comportamento tranquilo e são compatíveis em relação à química da água que o betta necessita.

peixes juntos em aquário.

Curiosidades sobre os poecilídeos

Você viu que os poecilídeos vivem bem com o betta. Esses animais são tão interessantes e tranquilos que comumente são tidos como peixes para iniciantes. Se você nunca teve um aquário, pode ser uma boa escolha apostar neles.

Sugestão de peixes que podem ficar juntos

Vamos fazer uma pequena sugestão de quais peixes podem viver juntos no aquário. Dividimos o aquário em três regiões: superfície, meio e fundo. Com isso, o local será habitado por peixes que preferem cada uma dessas áreas e sempre ficará bem movimentado.

Peixes de superfície

São peixes que preferem nadar na superfície da água. Todos os peixes que listamos são pacíficos. Você só precisa escolher aqueles que mais lhe agradam, de acordo com seu gosto.

  • Molinésia, lebiste, plati: pH entre 7 e 8, temperatura entre 22ºC e 28ºC;
  • Neon e rasbora-arlequim: peixes de cardume que precisam ficar com pelo menos 8 indivíduos para se sentirem seguros; pH entre 5 e 7, temperatura entre 22ºC e 25ºC.

Peixes da região central

Esses peixes ficam preferencialmente no meio do aquário e são considerados “joias” por serem muito bonitos e elegantes enquanto nadam, além de povoarem a região do aquário que mais chama a atenção.

  • Gouramis, kribensis, papilocromis: pH entre 6 e 8, temperatura entre 24ºC e 26ºC;
  • Acará-bandeira: pH entre 6 e 8, temperatura entre 24ºC e 30ºC. Como é um peixe maior que os outros, só é indicado para aquários com 75 L ou mais.

Peixes de fundo

Esses peixes representam a equipe de limpeza do aquário. Eles mantêm o fundo limpo, pois se alimentam das sobras dos outros. Mesmo assim, devem receber alimento específico de qualidade para não ficarem desnutridos e doentes:

  • Coridoras e limpa-vidro: pH entre 6 e 8, temperatura entre 20ºC e 22ºC;
  • Cobrinha kuhli: pH entre 5,5 e 7, temperatura entre 24ºC e 30ºC.

Ainda tem dúvidas quanto aos peixes que deve escolher?

Se você ainda tiver dúvidas quanto aos peixes juntos no aquário, a dica é consultar uma loja especializada. Quando for comprar os animais, leve uma foto do seu aquário e informe a metragem dele.

vários peixes em um aquário.

Agora que você já sabe quais peixes podem viver juntos no aquário, chegou o momento de ter um local com lindos peixes em casa. Na Petz, estamos sempre prontos para ajudar. Além disso, temos os melhores produtos para aquários, tanto para enfeitar o ambiente, quanto para alimentar os pets. Confira!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog