Quais peixes podem viver juntos no aquário?

Postado por PETZ, em 27/07/2021

Aquário
Quais peixes podem viver juntos no aquário?

Você já decorou o seu aquário e agora só faltam os moradores? É nesse momento que muitas pessoas têm várias dúvidas. Afinal, são tantos peixes lindos que fica difícil escolher. Além disso, é preciso saber quais peixes podem viver juntos no aquário. Você já tinha pensado nisso? 

peixe olhando para a câmera

Entender quais peixes podem viver juntos no aquário é importante tanto para evitar brigas quanto para poder oferecer uma alimentação adequada ou até controlar o pH da água. Por isso, antes de adquirir os animais, é importante identificar quais tipos de peixes podem ficar juntos no aquário.

Mas como fazer isso? Veja como avaliar os tipos de peixes de aquário para saber quais você pode deixar juntos. 

Quais peixes podem viver juntos no aquário? Veja o que avaliar para descobrir

Como saber se um peixe pode viver junto com o outro? Veja dicas do que avaliar para montar o seu aquário da melhor maneira!  

Condição química da água 

Alguns peixes precisam de pH mais elevados, enquanto outros precisam de pH baixo para viver bem. Por isso, antes de adquirir os peixes, pesquise sobre eles e veja se há compatibilidade quanto a essa necessidade.

Temperamento

Não coloque peixes territorialistas com outros peixes territorialistas, pois certamente haverá briga. Assim, antes de escolher, avalie a vida dos peixes para identificar se ambos são calmos e podem morar juntos, sem problema. 

Tamanho do aquário

Também na hora de avaliar quais peixes podem viver juntos no aquário é preciso considerar o tamanho do aquário. Se o seu aquário for grande e tiver bastante planta e com muita barreira visual, acaba criando barreiras físicas. 

Isso é interessante para quando a pessoa quer colocar peixes territorialistas no mesmo ambiente. Quanto maior e com mais acessórios, menor a chance de briga. Por isso, na hora de escolher os peixes, até mesmo a decoração do aquário deve ser considerada.

Comportamento

O comportamento também deve ser levado em conta. Um exemplo disso são os peixes Acará-disco e Acará-bandeira. São dois peixes amazônicos, que vivem em um pH muito semelhante. Contudo, eles têm comportamentos opostos. 

dois peixes nadando

O Acará-disco é um animal muito tranquilo e que demora para se alimentar. A ração cai, afunda e ele vai até o fundo pegar a ração, com muita calma. Já o Acará-bandeira é agitado e rápido. 

Assim, em um aquário, os dois juntos podem não ser muito interessantes. Afinal, embora a água seja semelhante, o comportamento diferente pode dificultar os cuidados diários.

Agressividade 

Quais peixes podem ficar com o Beta? Esse animal é conhecido pela sua agressividade. Entretanto, é preciso deixar claro que o maior problema dele é com machos da mesma espécie. Assim, nunca coloque dois Betas machos no mesmo aquário. 

Contudo, se você tiver um espaço grande com outros peixes, é possível deixá-lo viver no mesmo ambiente que os demais. No entanto, esses peixes precisam ser pacíficos. Se a pessoa colocar o Beta com peixe agressivo, quem vai acabar sendo agredido é o peixe Beta. 

Assim, os peixes do grupo dos Poecilídeos e o peixe Beta podem ficar juntos. Dentre eles, Plati, Espada, Molinésias. Esses animais são compatíveis em relação à química da água que o Beta necessita e também têm um comportamento tranquilo. 

Curiosidade sobre os Poecilídeos 

Você viu que os Poecilídeos conseguem até viver com os peixes Beta? Pois é, esses peixes são tão interessantes e tranquilos que comumente são tidos como peixes para iniciantes. É isso mesmo! Se você nunca teve um aquário, apostar neles pode ser uma boa escolha.

Isso é indicado não apenas pelo temperamento dos animais, mas também porque ele ajuda a combater larvas de insetos que possam fazer a postura em um aquário aberto. 

Isso sem contar que aceitam com facilidade outros peixes no aquário, se a pessoa quiser adquirir novos animais posteriormente. Assim, pode-se dizer que os animais desse grupo são tranquilamente criados em aquários comunitários. 

Contudo, é importante ressaltar que para que toda essa tranquilidade seja mantida, é preciso oferecer um ambiente adequado. A pessoa deve garantir que o aquário tenha o tamanho  adequado para a quantidade de peixes. 

Além disso, o pH, a alimentação, entre os pontos devem ser cuidadosamente monitorados. No geral, são peixes fáceis de cuidar, além de serem lindos e muito interessantes! 

Ainda tenho dúvidas quanto aos peixes que devo escolher, o que faço?

Se mesmo com essas dicas você tiver dúvidas quanto a quais peixes podem viver juntos no aquário, a dica é consultar uma loja especializada. Quando for comprar os peixes, leve uma foto do seu aquário e a metragem.

Caso já tenha algum peixe morando nele, leve também o nome ou uma imagem da espécie, para mostrar para o profissional. Quando as pessoas têm acesso a essas informações elas poderão orientar você sobre quais animais adquirir.

peixes juntos

Na Petz estamos sempre prontos para ajudar. Além disso, temos os melhores produtos para aquários, tanto para enfeitá-lo, quanto para alimentar os pets. Confira!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *