Você sabe qual a melhor ração para gatos? Confira!

Postado por PETZ, em Atualizado em Jun 7, 2021

Bem-Estar
Você sabe qual a melhor ração para gatos? Confira!
Tempo de leitura: 4 minutos

A alimentação é a base para manter a saúde e, para isso, é essencial oferecer a comidinha adequada para a idade, porte e condição física dos peludos. Assim, é muito importante escolher qual a melhor ração para gatos segundo as necessidades do pet.

gato em frente ao pote de ração

Agora você deve estar se perguntando: “Mas qual a melhor ração para gatos?”. Para saber mais, continue lendo e confira tudo o que um tutor precisa saber para escolher a comida ideal.

Qual a melhor ração para gato castrado?

A castração traz diversos benefícios para o peludo: ajuda a diminuir as fugas, impede gestações indesejadas, deixa os gatos mais tranquilos e evita que eles fiquem expostos a diversas doenças. Porém, a castração também possui um lado negativo, que faz com que o pet ganhe peso. Dessa maneira, qual a melhor ração para gato castrado

As melhores opções de ração para os bichanos castrados são aquelas que possuem uma maior concentração de nutrientes, com menos calorias, permitindo uma redução no valor energético ingerido. Isso sem diminuição dos nutrientes e da quantidade de comida.

A principal diferença entre a ração comum para gatos e a para os gatos castrados é a maior presença de fibra e a redução na quantidade de gordura. Por isso, o tutor deve prestar muita atenção nas quantidades dos ingredientes quando for comprar a comidinha do pet.

Qual melhor ração para gato castrado, então? É aquela que tem menor quantidade de gordura nos ingredientes. Assim, consumindo menos gordura, os bichinhos não vão ganhar peso, mesmo após a castração. Mas também é importante fazer o peludo praticar atividade física, pois não só a alimentação correta evita que o pet ganhe peso.

Por que gatos castrados engordam?

Como a castração deixa os gatos mais tranquilos e caseiros, eles então possuem menor disposição para praticar atividades físicas. Porém, o pet também apresenta maior apetite. Consequentemente, os bichanos ficam mais propensos a ganharem mais peso.

Isso ocorre, pois, no processo de castração há a retirada dos órgãos que produzem hormônios sexuais. Assim, sem esses hormônios, o corpo do bichinho começa a gastar menos energia e a consequência disso é os peludos ganharem peso.

gato comendo

Estimule atividade física

Além de o tutor saber qual a melhor ração para gatos, também é importante que ele faça o bichano praticar atividade física. Porém, isso pode ser um grande desafio para os tutores, já que os gatinhos não são os companheiros mais frequentes em caminhadas ou corridas.

Estimular os peludos a fazerem atividades físicas, além de ser muito fácil e prático, também é muito divertido. Uma das melhores maneiras de fazer isso é com enriquecimento ambiental, que permite ao pet explorar o ambiente.

Para isso, capriche na oferta de túneis e prateleiras e no uso de brinquedos que façam o gato andar e pular bastante, como aqueles pequenos focos de luz que eles adoram perseguir. Dessa maneira, além dos bichanos praticarem atividades físicas, eles também vão estar se divertindo muito. 

Agora você sabe todas as dicas para evitar que o gatinho engorde excessivamente após a castração. Assim, vale lembrar de sempre pedir a orientação do médico-veterinário para ajudar o tutor a escolher qual a melhor ração para gatos.

Qual a melhor ração para gatos filhotes?

Antes de introduzir alimentos sólidos para os pequenos peludos, é essencial que o tutor deixe que o processo de desmame aconteça naturalmente. Assim, depois que o gatinho não se alimenta mais exclusivamente do leite materno, é necessário inserir em sua alimentação alguns alimentos sólidos. Mas qual a melhor ração para gatos filhotes?

No começo, introduzir as comidinhas sólidas na alimentação do gatinho parece ser muito complicado. Porém, ao escolher qual melhor ração para gatos filhotes é essencial pensar na ração úmida, ela vai ser uma grande aliada do tutor nessa fase de adaptação.

A ração úmida ajuda no processo de mastigação dos pequenos peludos, por isso ela deve ser oferecida primeiro. Sendo assim, quando o bichano for crescendo o tutor pode incluir a ração seca em sua alimentação também ou mesclar as duas no começo da fase de adaptação para a outra ração.

Portanto, é muito importante sempre pedir a orientação do médico-veterinário para saber qual a idade ideal do gatinho, que já pode incluir outra ração em sua alimentação. Assim, o tutor mantém o pequeno peludo sempre saudável através das suas refeições.

Qual a ração mais saborosa para gatos?

Todos os tutores querem saber qual a ração mais saborosa para gatos, mas assim como os humanos, cada animalzinho pode gostar mais de uma ou de outra. Por isso, não fique preocupado se seu peludo não gostar da mesma comidinha que outro gatinho, isso é comum!

Os bichanos além da ração também adoram petiscos, por isso ofereça para o pet no intervalo das refeições. É importante lembrar que os ossinhos e petiscos não substituem a ração, pois ela possui todos os nutrientes necessários para o peludo ter uma boa alimentação e estar sempre saudável.

gato comendo no pote branco

Portanto, cada peludo possui necessidades nutricionais diferentes do outro e para escolher qual a melhor ração para gatos é importante saber qual a ideal para o seu amigão. Confira outros conteúdos incríveis como esse aqui, no blog da Petz!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *