Bem-Estar

Você sabe qual é a melhor ração para gatos castrados e filhotes? Confira!

Publicado em 23 de janeiro de 2022

Tempo de leitura: 5min

A alimentação é a base para manter a saúde. Para isso, é essencial oferecer a comidinha adequada para a idade, o porte e a condição física dos peludos. Assim, é muito importante saber qual é a melhor ração para gatos segundo as necessidades do pet.

pessoa oferecendo ração para um gato.

Agora, você deve estar se perguntando: “mas qual é a melhor ração para gatos?”. Para saber mais, continue lendo e confira tudo o que um tutor precisa entender para escolher a comida ideal para seu peludo.

Ração para gato castrado

A castração traz diversos benefícios para o peludo: ajuda a diminuir as fugas, impede gestações indesejadas, deixa-o mais tranquilo e evita que ele se exponha a diversas doenças. Porém, a castração também faz com que o pet ganhe peso. Dessa maneira, qual é a melhor ração para gatos castrados

As melhores rações para gatos que passaram por esse procedimento são aquelas que possuem uma maior concentração de nutrientes, com menos calorias, permitindo uma redução no valor energético ingerido, sem diminuir os nutrientes e a quantidade de comida.

A principal diferença entre a ração comum e aquela específica para gatos castrados é a maior presença de fibra e a redução na quantidade de gordura. Por isso, o tutor deve prestar muita atenção nas quantidades dos ingredientes quando for comprar a comidinha do pet.

Ou seja, nesse caso, a melhor ração é aquela que tem menor quantidade de gordura nos ingredientes. Consumindo menos gordura, os bichinhos não vão ganhar peso após a castração. Porém, só a alimentação correta não evita que o pet ganhe peso. Por isso, também é importante fazer o peludo praticar atividade física.

Por que gatos castrados engordam?

Como a castração deixa os gatos mais tranquilos e caseiros, eles possuem menor disposição para praticar atividades físicas e maior apetite. Consequentemente, os bichanos ficam mais propensos a ganharem mais peso.

Isso ocorre, pois, no processo de castração, há a retirada dos órgãos que produzem hormônios sexuais. Assim, sem esses hormônios, o corpo do bichinho gasta menos energia, ganhando peso.

Estimule atividade física

Além de saber qual é a melhor ração para gatos, é importante fazer o bichano praticar atividade física. Porém, isso pode ser um grande desafio, já que o gatinho não é o companheiro mais frequente em caminhadas ou corridas.

pessoa oferecendo ração para o gato com a mão.

Além de ser muito dinâmico e prático, estimular os peludos a fazerem atividades físicas é muito divertido. Uma das melhores maneiras de fazer isso é com enriquecimento ambiental, que permite ao pet explorar o ambiente.

Para isso, capriche na oferta de túneis, prateleiras e brinquedos que façam o gato andar e pular bastante, como aqueles pequenos focos de luz que eles adoram perseguir. Dessa maneira, além dos bichanos praticarem atividades físicas, vão se divertindo muito. 

Agora, você sabe todas as dicas para evitar que o gatinho engorde excessivamente após a castração. Assim, vale lembrar de sempre pedir a orientação do médico-veterinário para saber qual é a melhor ração para gatos.

Ração para gatos filhotes

Antes de introduzir a comida para gato filhote, é essencial deixar que o processo de desmame aconteça naturalmente. Assim, depois que o gatinho não se alimenta apenas do leite materno, é necessário inserir algumas comidas sólidas na dieta dele. 

No começo, essa introdução parece muito complicada. Porém, para escolher qual é a melhor ração para gatos filhotes, é essencial pensar nas versões úmidas. Pela facilidade de mastigação, elas vão ser grandes aliadas nessa fase.

A ração úmida ajuda no processo de mastigação dos pequenos peludos, que ainda estão desenvolvendo os dentinhos, por isso deve ser oferecida primeiro. Quando o bichano crescer, a ração seca pode ser incluída na alimentação ou até misturada à úmida no começo da fase de mudança.

Portanto, é muito importante pedir a orientação do médico-veterinário para saber qual é a idade ideal em que o gatinho já pode consumir outra ração na alimentação. Assim, você mantém o pequeno peludo bastante saudável por meio das refeições.

Qual é a comidinha mais saborosa para gatos?

Todos os tutores querem saber qual é a ração mais saborosa para seus peludos, mas, assim como os humanos, cada animalzinho pode gostar mais de uma ou de outra comidinha. Por isso, não fique preocupado se seu companheiro não gostar do mesmo alimento que outro gatinho!

Além da ração, os bichanos adoram petiscos. Por isso, ofereça-os para o pet no intervalo das refeições. É indispensável lembrar que os ossinhos e os petiscos não substituem a ração, pois ela possui todos os nutrientes necessários para o peludo ter uma boa alimentação e estar sempre saudável.

gato comendo ração.

Em resumo, cada peludo possui necessidades nutricionais diferentes. Para escolher qual é a melhor ração para gatos, é importante pensar em diversos aspectos, como peso, idade e outras especificidades. Para conferir outros conteúdos incríveis como este, continue aqui, no blog da Petz!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog