Bem-Estar

Qual o tempo de gestação de um gato? Saiba mais sobre a gravidez dos bichanos!

Publicado em 12 de março de 2019

Tempo de leitura: 5min

Graças ao fácil acesso à informação, está cada vez mais difícil encontrar tutores preocupados com o tempo de gestação de um gato. Afinal, muita gente já sabe os benefícios da castração para a saúde dos bichanos, e também para a redução do número de pets abandonados.

Por isso mesmo, quando uma gata fica grávida, é natural que surjam algumas dúvidas. Além da duração da gestação, muitos querem saber mais sobre os cuidados necessários. E não é para menos, assim como os humanos, quando pets estão esperando filhotes, eles também precisam de atenção especial.

Para te ajudar na missão de se preparar para a chegada dos filhotes, a seguir, vamos esclarecer algumas das principais dúvidas sobre a gestação dos gatos!

tempo de gestacao de um gato

Como saber se minha gata está grávida?

Saber se a gata está grávida é o primeiro passo para garantir uma gestação segura. Nesse sentido, vale ficar atento aos sinais comportamentais, uma vez que os sinais físicos, como as mamas salientes, aparecem só mais tarde.

Geralmente, gatas em gestação ficam mais ariscas, evitando o contato com humanos e outros animais. Se isso acontecer logo após um período de cio e, principalmente, de uma fuga, pode desconfiar: a bichana provavelmente engravidou. Por outro lado, fique atento a determinadas atitudes que possam indicar a chamada gravidez psicológica.

Se por um acaso você não conseguir identificar a gravidez pelo comportamento, não tem problema. Após algum tempo, vai ficar bem claro que a gata está grávida: a barriga cresce consideravelmente e os mamilos ficam aparentes. O importante é que, em caso de suspeita, ela seja levada o quanto antes ao veterinário para um acompanhamento.

Cuidados durante a gestação

Se gatos já são exigentes normalmente, imagine durante a prenhez. Portanto, fique atento às recomendações de cuidados essenciais com a futura mamãe. E se você está se perguntando “como saber quando minha gatinha vai dar cria?”, saiba que é super rápido. A gestação de gato é bem curta em comparação com a dos humanos, levando, em média, 65 dias. Durante esse período, as gatas com certeza merecem ser tratadas como rainhas!

Abaixo, confira alguns cuidados que todo tutor deve tomar, ao longo das etapas do calendário de gestação de gatos, nos seguintes quesitos:

  • Alimentação: certifique-se de que a gata está bem alimentada. Para isso, o melhor é levá-la ao veterinário para receber orientações. Por ter mais calorias e nutrientes, a ração para filhotes costuma ser recomendada, dividida em várias porções ao dia. Mas nunca faça a mudança de ração por conta própria. Além de a troca ter que ser gradual (para evitar problemas gastrointestinais), as necessidades nutricionais podem ser diferentes, dependendo do estado de saúde de cada pet.
  • Acompanhamento: na maioria das vezes, a gestação é tranquila e não traz dor de cabeça. Mas, assim como nós temos o nosso pré-natal, fazer um acompanhamento no médico-veterinário também é importante para verificar a saúde da gata e dos filhotes, além de dar dicas e recomendações. Em alguns centros veterinários, como os da Petz, é possível realizar raio-x, a partir do 40º dia, descobrindo até quantos gatos nascem numa ninhada! Tem jeito melhor de se preparar para a chegada dos filhotes?
  • Ambiente: a gata vai passar a maior parte do dia deitada, então é bom que seja um espaço bem confortável! Muitas vezes, as bichanas buscam um lugar seguro e se estabelecem ali até o momento do parto. Se isso acontecer, respeite a escolha do seu pet e providencie tudo o que ela precisa nas proximidades.
  • Comportamento: gatas grávidas costumam ficar mais arredias. Por mais que você sinta saudade da bichana durante esses dois meses, é importante não forçar carinho no seu pet. Isso pode estressar a gata e fazer mal durante a gravidez. Respeite seu comportamento, afinal, ninguém gosta de carinho forçado, não é mesmo?

tempo de gestacao de um felino

A hora do parto chegou

Após, aproximadamente, 65 dias, sua gata estará pronta para dar a luz! Caso você seja um “vovô de primeira viagem”, e não saiba ao certo quanto tempo demora o parto de um gato, é importante ter em mente que o trabalho de parto pode durar de 2 até 24 horas.

Gatos são muito espertos e, na maior parte das vezes, fazem tudo sozinhos. Caso prefira, quando perceber as contrações, leve seu pet à uma clínica, para ser acompanhado por profissionais.

Se escolher fazer o parto em casa, é importante que a gata esteja em um lugar confortável e calmo, de preferência fora de circulação. As bichanas geralmente escolhem o lugar ideal para o nascimento de seus bebês. Caso queira ajudar, coloque uma caixa confortável em um lugar seguro: provavelmente vai ser a escolha dela.

Fique por perto sem interferir muito. No entanto, se perceber que a gata está dando sinais de dor ou se estiver demorando muito tempo entre o nascimento de um filhote e outro, leve-a imediatamente para um hospital veterinário de pronto atendimento.

Os filhotes nasceram. E agora?  

O ideal é dar um tempo para que a gata recupere suas forças. Ela também vai se ocupar de limpar e de alimentar seus filhotes, então não se preocupe. Na verdade, é até melhor evitar tocar neles nos primeiros dias. Também é importante manter seu pet em um ambiente limpo e tranquilo, além de, claro, alimentar muito bem a mãe, já que ela estará amamentando.

tempo de gestacao de gatos

Após, em média, dois meses, os filhotes podem ser vacinados e vermifugados. Se escolher não ficar com os gatinhos, procure donos responsáveis que queiram um novo pet em sua casa. Para isso, divulgue nas redes sociais e, se possível, faça como as ONGs, procurando doar somente após certificar-se de que a pessoa terá condições e disposição para cuidar dos bichanos. Eles merecem e precisam de muito amor e carinho!

Já para quem quer adotar um gato, filhote ou mais velho, você sabia que a Petz realiza feiras de adoção em parceria com ONGs? Confira o nosso calendário de eventos!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Um comentário em "Qual o tempo de gestação de um gato? Saiba mais sobre a gravidez dos bichanos!"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog