Qual peixe posso colocar junto com o betta?

Postado por PETZ, em Atualizado em Jun 7, 2021

Aquário
Qual peixe posso colocar junto com o betta?
Tempo de leitura: 5 minutos

Conhecido por sua beleza, o betta é uma espécie de peixe que se adapta a diversas condições, sendo muito indicado para aquaristas iniciantes. Entretanto, também possui uma fama de brigão e encrenqueiro e, por isso, muitos tutores se perguntam: “Qual peixe posso colocar junto com o betta?” 

peixe betta vermelho nadando

Se esse é o seu caso, saiba que você está com sorte. Elaboramos um guia com tudo sobre esse adorado pet nadador. Continue lendo para aprender quais peixes se dão bem com betta! 

Peixe betta: uma espécie temperamental

Colorido e com uma charmosa cauda, a fama do peixe betta ultrapassa o mundo do aquarismo. E não é só a beleza que torna o betta tão popular. Sua reputação de brigão também é um fato bem conhecido. 

Mas será que essa imagem é justa? O peixe betta pode ficar junto com outro betta? Especialistas explicam que isso só é possível se os dois forem de gêneros diferentes, um macho e uma fêmea. 

O betta é um peixe extremamente territorialista. Por isso, defende seu espaço com unhas e dentes — ou melhor, com suas barbatanas. Isso justifica a sua fama de brigão. Entretanto, há dois fatos menos conhecidos que explicam melhor esse peixinho:

  • Apenas o peixe betta macho é territorialista; 
  • Os bettas machos brigam apenas com outros machos da mesma espécie. 

Ou seja, apesar de ser verdade que ele seja encrenqueiro, o peixe betta pode ficar junto com outros peixes. Um aquário grande e com diversos peixes pode ser um ambiente ainda mais saudável para seus pets aquáticos. 

Por isso, se você está se perguntando qual peixe pode colocar junto com o betta, continue lendo. Separamos uma lista com as espécies mais recomendadas. 

Como montar um aquário de betta

Antes de aprender quais peixes que convivem com betta, é importante ressaltar alguns pontos. Apesar de essa ser uma espécie considerada muito resistente, alguns cuidados com o aquário são essenciais para a saúde do seu pet aquático. 

Além disso, se você estiver considerando um aquário coletivo, é necessário levar em consideração também as necessidades dos outros peixinhos. Por isso, separamos algumas recomendações para a montagem do aquário de betta:

Filtro de água

Não caia no mito de que betta não precisa de filtro de aquário. O processo de filtragem é fundamental, pois higieniza a água. Caso não ocorra, em pouco tempo o ambiente se torna nocivo e tóxico para o peixinho. Por isso, escolha um bom filtro de aquário, seguindo as recomendações de acordo com o tamanho do ambiente que você pretende cuidar.

Tamanho

Muitos tutores acreditam que esse peixinho sobrevive bem em espaços pequenos. Entretanto, especialistas reforçam que quando o assunto é aquarismo, quanto maior o espaço, melhor. Isso é um ponto especialmente importante se você pensa em ter um aquário coletivo. Como o betta é territorialista, ele precisa de um ambiente grande para viver em paz com os outros pets.

Acessórios necessários

Os peixes, além de ótimos companheiros, ainda deixam qualquer ambiente mais bonito e elegante. E para retribuir o carinho dos pets aquáticos, é necessário oferecer condições agradáveis, contribuindo para sua saúde e bem-estar. Para isso, alguns itens são precisos, como termostato e termômetro. Além disso, é importante realizar testes de água regularmente e oferecer uma ração de qualidade.

Decoração

A decoração de aquário, além de deixá-lo mais bonito, pode até mesmo contribuir para o bem-estar do pet. Para isso, porém, é importante buscar elementos que remetem ao ambiente natural do peixe, como galhos e pedras. Cuidado com o excesso de enfeites, pois, diminui a área útil do aquário, com isso, pode gerar competitividade por espaço. Como os bettas são territorialistas, é necessário ficar de olho e não exagerar.

aquário decorado

Qual peixe posso colocar junto com o betta? 

Se você seguir as recomendações que passamos até aqui, terá em sua casa um aquário espaçoso, confortável e pronto para receber seu betta e seus novos amiguinhos. Agora, basta aprender quais peixes que podem conviver com o betta. Separamos uma lista das espécies mais recomendadas. 

1. Limpa-vidros

O popular limpa-vidros está entre os principais companheiros para betta. Esse simpático peixinho é muito pacífico e, por isso, não costuma arranjar problemas com outras espécies. Ele vive no fundo do aquário, enquanto o betta é um peixe de superfície. As condições de água para as duas espécies também são bastante similares, por isso, o peixe betta pode ficar junto com ele.

2. Corydora

Natural da região sudeste do Brasil, esta é uma espécie muito comum no aquarismo e facilmente encontrada em lojas especializadas. É conhecida por seu comportamento pacífico e por ser um peixe de fácil trato. Como ficam no fundo do aquário, costumam ser bons companheiros para betta. Simpática e charmosa, a corydora é uma ótima adição para seu aquário. 

3. Tetra-neon 

O tetra-neon é uma espécie natural da região amazônica, que se destaca por sua cor vibrante. Geralmente, especialistas não recomendam que o betta conviva com peixes de cores fortes, para evitar possíveis brigas. 

Porém, como o tetra-neon é uma espécie muito ágil, costuma ser um bom companheiro para betta. Lembre-se apenas que esta é uma espécie de cardume e, por isso, deve viver em grupos de 6 a 10 peixinhos, dependendo do tamanho do aquário. 

4. Rasbora Arlequim

Com um colorido discreto e uma charmosa mancha negra em seu corpo, o rasbora arlequim é uma espécie muito querida entre os aquaristas. Natural do sudeste asiático, é considerado um peixe de fácil trato. Deve viver em grupos de dez peixinhos ou mais, dependendo do tamanho do aquário. Quando vive em um ambiente equilibrado, pode conviver com o peixe betta sem grandes problemas. 

5. Ramirezi

O ramirezi possui cores suaves e atinge em média 4 cm, sendo uma espécie pequena. Muito pacífico, costuma viver no fundo do aquário e, por isso, não cria problemas para o betta. Entretanto, é recomendado criar o ramirezi junto com o betta apenas em aquários espaçosos, para evitar disputa de território. 

6. Tanicts

Esse charmoso peixinho é natural da China, mas hoje conquistou aquaristas do mundo todo. Pequeno e rápido, costuma viver no fundo do aquário. Assim, raramente arruma confusão com o betta. Muito resistente, sobrevive bem em diversas condições de água. Para seu bem-estar, deve viver em grupos de seis ou mais peixes. 

Cuide do bem-estar do seu pet!

Agora que você já conhece qual peixe pode colocar com betta, pode montar seu aquário de forma mais consciente e responsável. Lembre-se que, para o bem-estar dos peixinhos, é importante construir um ambiente espaçoso e com todos os acessórios necessários.

betta azul e vermelho nadando

E se precisar de ajuda para montar seu aquário, procure a Petz mais próxima! Em nossas lojas você encontra tudo que seu amigo nadador precisa, como ração, filtros, termostatos e muito mais. Venha nos visitar! 

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *