Quanto tempo dura a coleira antipulgas? Descubra!

Postado por PETZ, em Atualizado em Nov 10, 2021

Bem-Estar
Quanto tempo dura a coleira antipulgas? Descubra!
Tempo de leitura: 4 minutos

Quanto tempo dura a coleira antipulgas?”. Essa é uma pergunta muito comum entre os donos de peludos, afinal, que pet nunca teve um problema com pulgas e carrapatos, não é mesmo? Além de serem um incômodo, esses parasitas prejudicam a saúde do seu amigo, por isso, quanto antes se livrar deles, melhor.

cachorro com coleira

A coleira antipulgas para gatos e cães é uma solução popular, já que costuma ter um efeito contínuo e ainda tem a fama de durar por mais tempo. Mas como ter certeza? Para descobrir quanto tempo dura a coleira antipulgas, continue lendo o texto abaixo e, de brinde, veja como escolher o melhor modelo.

Vale a pena comprar uma coleira antipulgas?

Se você está preocupado com quanto tempo dura a coleira antipulgas, deve estar se perguntando se vale a pena, não é? Na maioria das vezes, seu peludinho fica protegido durante 30 dias, mas existem algumas marcas em que a sua eficácia chega a cinco meses.

Por conta disso, esse acessório é o “queridinho” entre aqueles que possuem um amigo de quatro patas. Afinal, quem gosta de dar comprimidos a um gato ou cachorro? Não é fácil, já que eles costumam ser desconfiados.

Inclusive, é possível encontrar alguns modelos de coleiras antipulgas que são usados para prevenção. Assim, dificilmente você terá problemas com esses parasitas enquanto manter o acessório em seu companheiro.

A mesma coleira para cães e gatos?

Sim, é possível encontrar diversos modelos para os seus amigos de quatro patas, inclusive para cães e gatos. Porém, vale lembrar que os bichanos não têm problemas com carrapatos, por isso, você não encontrará coleiras para esse fim.

Dessa forma, quando o parasita entrar em contato com a coleira, ele será morto, evitando que se reproduza e continue picando seu companheiro peludinho. Mas não se preocupe que o acessório possui toxinas apenas para pulgas e carrapatos e o seu pet não será afetado.

Na prática, cada vez que o seu pet se mover, seja andando, brincando ou até mesmo se abanando, a substância irá se espalhar por seus pelos, assim chegando mais rápido aos parasitas.

O que tem na coleira?

Na verdade, as substâncias presentes na coleira antipulga mudam de uma marca para outra, mas uma coisa não muda: todas possuem substâncias químicas que são liberadas na pele do seu companheiro.

As coleiras são efetivas tanto para os parasitas crescidos como para larvas e piolhos, por isso, podem ser usadas como prevenção. Mas o que é mais importante: o carrapaticida não libera vapores tóxicos, por isso, não há perigo para o seu peludinho.

Quando usar esse acessório?

Saber quanto tempo dura a coleira antipulgas pode ser um fator decisivo para saber onde usá-la, não é mesmo? Afinal, nem sempre seu bichano ou cachorrinho poderá sair com ela, como, por exemplo, ao ir ao petshop.

cachorro se coçando

Nessas horas, o melhor é retirar a coleira antipulga para que as substâncias não saiam e possam durar por mais tempo. É importante também evitar colocar o acessório enquanto não desinfectar a sua casa.

Isso porque caminha, tapete ou até mesmo cobertores e brinquedos podem estar infectados com parasitas. Assim, mesmo que o seu amigo de quatro patas esteja protegido com a coleira, ainda estará vulnerável.

Dicas para escolher a coleira ideal

Além de entender quanto tempo dura a coleira antipulgas, existem outros cuidados essenciais que os tutores dos peludinhos devem ter, como, por exemplo, pesquisar a marca que está pensando em comprar e o conforto do seu companheiro.

Isso porque ninguém gosta de ter um “colar” apertado no pescoço, não é mesmo? Por isso, lá vai uma dica: sempre deixe dois dedos ou 4 cm de folga nos gatos e cachorros. Além disso, também vale considerar algumas indicações:

  • gatos: o ideal são coleiras de 13 g e 33 cm;
  • filhotes de cachorros: o ideal são coleiras de 13 g e 33 cm;
  • cachorros de pequeno e médio porte: o ideal são coleiras de 28 g e 44 cm;
  • cachorros grandes: o ideal são coleiras de 38 g e 57 cm.

E quanto aos outros cuidados?

Os cuidados com os peludos não acabam por aí. Isso porque as coleiras antipulgas são objetos com toxinas, por isso, precisam ser colocadas com luvas, ou você deve lavar as mãos depois de prender o item no seu pet.

Existe também uma idade ideal para começar a colocar as coleiras no seu mais novo amigo. O recomendado é que os filhotes passem a usá-las a partir de seis semanas de vida.

As fêmeas, tanto cachorros como gatos, em período de aleitamento, também precisam ter cuidado. Afinal, essas substâncias podem afetar a amamentação e, consequentemente, os filhotes.

Se tiver outros animais em casa, cuidado! Eles costumam se lamber para marcar que são uma família, e pode ser que se aventurem e ingiram essas toxinas. Assim, antes de decidir pelas coleiras, faça um teste e observe.

cachorro com coleira
Agora que você já sabe quanto tempo dura a coleira antipulgas, que tal conhecer o site da Petz? Lá, é possível encontrar diversas marcas e artigos de saúde e beleza para que o seu companheiro mantenha-se saudável e livre desses parasitas. Venha conhecer os nossos produtos!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *