Bem-Estar

Você sabe quanto tempo dura um saco de areia para gatos? Entenda

Publicado em 18 de novembro de 2021

Tempo de leitura: 4min

Você sabe quanto tempo dura um saco de areia para gatos? Não se preocupe porque essa é uma das dúvidas mais frequentes, mesmo entre os gateiros mais experientes. Afinal, quem tem um bichano em casa sabe o quão difícil é manter a caixa destinada às necessidades sempre limpa e cheirosa.

gato apoiado

Assim, se você não tem certeza se está usando a areia para gatos da maneira correta e quer saber quanto tempo dura um saco de areia para gatos, não deixe de ler o conteúdo abaixo.

Quanto tempo um saco de areia dura?

É difícil dizer com certeza a média de duração de um saco de areia, pois existem várias condições levadas em conta, inclusive o tipo de material. A areia sílica, por exemplo, tende a chamar a atenção por possibilitar a peneiração com cuidado, sendo utilizada por mais tempo.

Mas não é só isso que deve ser levado em consideração para determinar quanto tempo dura um saco de areia para gatos. Está em dúvida? Leia os tópicos abaixo para entender.

Tamanho do saco

Além do tipo de areia para gato, o tamanho do saco é importante. Um pacote de 4 kg, por exemplo, tende a durar de 15 a 30 dias, mas tudo depende da frequência com que o seu bichano usa a caixa.

Agora, se você preferir comprar um saco de areia para gato de 7 ou 10 kg, ficará um tempo sem ir ao pet shop, pois, provavelmente, o pacote durará por mais de um mês e meio.

Quantidade de gatos

Você tem mais de um bichano? Então, essa é uma informação que determina quanto tempo dura um saco de areia para gatos na sua casa.

Enquanto um saco de areia de 4 kg dura um mês para um gato, pode ser que não chegue a 15 dias se houver dois ou três peludinhos na sua casa. Por isso, a maioria dos gateiros prefere comprar mais de um pacote ou embalagem de 10 a 20 kg.

Manutenção da caixa de areia

Quantas vezes você troca a areia do seu bichano? Mais de duas vezes por semana? Então, saiba que isso impacta o tempo de duração do material, fazendo com que você vá mais vezes ao pet shop.

O ideal é que a limpeza e a troca completa da caixa de areia sejam feitas quinzenalmente, principalmente se houver somente um bichano em  casa. Porém, caso haja mais, saiba que essa manutenção deve ser feita mais vezes, o que pode diminuir o rendimento de um saco de 4 kg, por exemplo.

Acabou a areia, e agora?

Caso você não saiba quanto tempo dura um saco de areia, nem esteja preparado para lidar com as necessidades do seu bichano, existem algumas soluções naturais e fáceis. Inclusive, alguns dos materiais utilizados como substitutos das areias podem ser encontrados na sua dispensa.

Gostou dessa ideia e quer se preparar para em casos de emergências? Então, continue lendo o conteúdo para conhecer quatro soluções diferentes.

gato de olhos verdes

Areia de serragem

A serragem é uma solução interessante para substituir a areia do seu bichano. Isso porque o cheiro de madeira encobre o odor de amônia, que é forte na urina desses peludinhos.

Areia de fubá

Já imaginou utilizar farinha de fubá como areia para os seus peludos de quatro patas? Essa solução é interessante e traz diversos benefícios para o seu gato.

Isso porque, mesmo que poucos saibam, o fubá é um excelente absorvente. Além disso, é mais fácil limpar a caixinha com esse material, já que a urina solidifica pequenos torrões. O ingrediente ainda é biodegradável: você pode descartá-lo no vaso sanitário.

Areia de farinha de mandioca

Que tal mais uma solução biodegradável e fácil de encontrar em casa? Assim como o fubá, a farinha de mandioca é uma boa substituta para a areia vendida nos pet shops.

Inclusive, para esse produto durar mais, misture-o com fubá e um pouco de bicarbonato de sódio. Assim, o material ficará mais absorvente, amenizando o odor de urina.

Areia com papel

Se você tem muito papel em casa, seja jornal ou qualquer outro, saiba que é possível usá-lo como um “quebra-galho” na falta de areia para o seu bichano.

Essa alternativa costuma agradar aos peludinhos por fazer barulho, o que os distraem e os divertem, além de incentivar as necessidades. Porém, é importante ter cuidado, já que os gatinhos tendem a comer pedaços finos de papéis.

gato olhando para a câmera

Agora, se nenhuma solução o agradou, saiba que a Petz entrega produtos na sua casa. Você ainda pode fazer a nossa assinatura para contar com condições, preços e acessórios vantajosos. Venha conhecer!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog