Aquário

Ração para peixe de aquário: como escolher a ideal

Publicado em 06 de fevereiro de 2020

Tempo de leitura: 6min

Cuidar de peixinhos pode trazer dúvidas, principalmente quando o assunto é alimentação. Com tantos tipos de ração para peixe de aquário disponíveis é comum ficar na dúvida. Afinal, um mesmo espaço pode ter espécies diferentes, não é mesmo?

Por isso, separamos dicas de como escolher o produto perfeito para seus amigos nadadores. Até porque, cada animalzinho precisa de cuidados especiais, e, com o conhecimento correto, você poderá atender as necessidades de todos! Acompanhe!

peixe-beta

Alimentação de peixes

O mundo do aquarismo está sempre evoluindo para facilitar a vida dos aquaristas de plantão. E o mesmo ocorre na alimentação dos peixes.

Hoje, conseguimos encontrar diversas opções de ração para peixe de aquário que oferecem tudo o que seu amigo nadador precisa. Entretanto, alguns cuidados são necessários para garantir uma boa nutrição. Para isso, algumas dicas devem ser levadas em consideração:

  • Não exagere no alimento: o excesso de comida representa um perigo para os peixes. Isso porque o alimento pode contaminar o ambiente do aquário
  • Siga a regra dos três minutos: assim fica fácil saber a quantidade de alimento. Se, após esse tempo, ainda houver alimento sobrando, coloque menos da próxima vez, 
  • Ofereça o melhor para seu amigo: hoje, encontramos uma grande diversidade de rações. No entanto, especialistas lembram que as variações premium são mais completas. Com elas, você não precisa se preocupar com complementos.

Além desses cuidados, é importante lembrar que o aquário é um sistema fechado. Isso significa que o alimento precisa estar em harmonia com os outros elementos ambientais para não interferir no equilíbrio. Manter a água do seu aquário monitorada, com termostato e testes regulares, é fundamental.

Ração de superfície, de meio ou de fundo

Uma coisa que se deve ter em mente quando falamos de tipos de ração para peixe é que sempre há três variedades. Cada uma delas terá um tempo para afundar e, assim, vai atender a peixes que vivem em diferentes áreas do aquário. São as rações de superfície, de meio ou de fundo.

Além disso, encontramos rações desses perfis com diferentes formatos e particularidades. Por conta disso, além de escolher qual o tipo de comida para seu pet, observe também se é uma ração de superfície, de meio ou de fundo.

Tipos de ração para peixe de aquário

Os tipos de ração se dividem de acordo com as espécies, mas também pela preferência do seu amigo. Algumas formulações são parecidas, e vai depender do tutor e do peixinho escolherem a que mais se adéqua.

1. Flocos

Essa é uma ração de peixe muito comum, e geralmente a primeira que lembramos ao buscar um alimento para nadadores. Isso porque os peixes de água doce, em sua maioria, são do tipo de superfície ou meio do aquário, por isso, precisam desse tipo de alimento.

Esses flocos flutuam na água e, lentamente, os peixes se aproximam para comer. Após algum tempo, um pouco de alimento desce, e é hora dos peixes do meio fazerem a festa.

Geralmente, é elaborada com farinha de frutos do mar, cereais, vitaminas e suplementos. Quando utilizado da maneira correta, não necessita de complementação. Trata-se de uma ótima ração para peixe betta. Entre outras espécies que preferem a opção em flocos, podemos citar:

  • tetra neon;
  • mato-grosso,
  • borboleta.

Apesar de ser um alimento seguro e recomendado, a ração em flocos pode ter uma data de validade limitada. Se preocupe em oferecer apenas produtos frescos para seus amigos nadadores para evitar doenças.

2. Granulados

As rações granuladas também são muito populares entre os tipos de ração de peixes. Estes pequenos grãozinhos são elaborados com farinha de frutos do mar, cereais, suplementos e vitaminas.

Os grãos costumam afundar mais rapidamente que a ração em flocos, e são mais indicados para peixes ágeis de fundo ou de meio. Entre as espécies que preferem as rações granuladas, podemos citar:

  • ciclídeos;
  • carpas;
  • tetras;
  • peixe-palhaço,
  • peixe limpa-vidro. 

Os peixes que precisam de ração granulada são maiores e mais delicados que os que se alimentam de flocos. Sendo assim, você tiver um aquário grande, com diversas espécies, pode ser necessário utilizar mais de um tipo de comida para alimentar seus amigos. 

tipos de racao para peixes pet

3. Paletes

Outro produto popular entre os tipos de ração de peixe, os paletes se parecem mais aos alimentos de cão ou gato. Com formato maior e mais compacto, não é a imagem que temos quando pensamos em pets aquáticos, mas é muito indicada para algumas espécies.

Por conta disso, os peixes que se alimentam de paletes são geralmente maiores ou de água salgada. Esse tipo de comida possui uma formulação semelhante à das outras rações citadas, com restos de animais marinhos, cereais e suplementos. Entre as principais espécies que preferem esse tipo, podemos citar: 

  • ciclídeos;
  • bagres;
  • cação;
  • garoupas,
  • peixes-papagaio. 

Os paletes precisam de uma manutenção cuidadosa, mas costumam ter maior durabilidade que os flocos. Deixe-os em um local seco e fresco.

Outros tipos

Os tipos de ração acima costumam ser os mais utilizados no dia a dia dos aquaristas. Porém, em ocasiões especiais, pode ser necessário um produto diferente.

Atualmente, há alguns itens que são destinados para durar alguns dias dentro do aquário, auxiliando tutores durante fins de semana ou pequenas viagens. Em lojas especializadas, como a Petz, é fácil encontrar os produtos abaixo:

  • Ração para o fim de semana: é uma cápsula feita em composto de cálcio, que dissolve com o tempo, liberando o alimento. O produto costuma durar de dois a quatro dias, dependendo do tamanho do aquário, 
  • Ração para férias: com o mesmo princípio do produto acima, este dura até 15 dias, dependendo do tamanho do aquário.  

Vale lembrar que este é um tipo de ração para peixe de aquário pequeno, de água doce e para pets com menores exigências nutricionais. Caso tenha dúvida sobre a utilização do produto em sua casa, consulte um especialista em uma das lojas da Petz!

Outros cuidados com a alimentação de peixes

Além de escolher a ração mais indicada para seus pets aquáticos, é necessário ficar sempre atento. Observe se todos os peixes estão conseguindo comer e se há alguma espécie mais comilona.

Outro ponto que devemos lembrar é a saúde frágil dos nossos amigos nadadores sendo difícil perceber problemas de nutrição nos animais. De todo modo, se notar algo de diferente, não hesite em procurar ajuda veterinária.

peixe-palhaço

Gostou de conhecer os diferentes tipos de ração para peixe de aquário? Aqui, no blog da Petz, você confere mais publicações incríveis sobre o maravilhoso mundo do aquarismo. Acompanhe nossos conteúdos!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog