Saiba como tirar o RG pet do seu animal

Postado por PETZ, em Atualizado em Nov 30, 2021

Bem-Estar
Saiba como tirar o RG pet do seu animal
Tempo de leitura: 3 minutos

Assim como os seres humanos, os pets podem ter o próprio registro, sabia? Antes de tudo, o RG pet serve para identificar o animal com segurança, por meio de um número único, em que estão armazenadas as informações de cadastro do bichinho.

rg pet

Por meio dele, é possível consultar o histórico de vacinas e outras atividades do animal. O RG pet garante sigilo total a respeito das informações cadastrais e informa dados sobre o vencimento de vacinas aplicadas ao tutor.

Pensando nisso, preparamos este artigo com mais informações sobre o registro do animal e os principais dados que os tutores precisam ter antes de realizar o cadastro.

Como o RG pet funciona

Os tutores podem solicitar o RG pet grátis com o intuito de facilitar não só o registro do animal, mas também armazenar informações sobre a posse dele, para evitar disputas judiciais, facilitar o transporte em viagens e impedir casos de roubo ou fuga.

Na cidade de São Paulo, o RGA (Registro Geral Animal) é obrigatório por lei tanto para cachorros quanto para gatos com mais de três meses de idade. No entanto, para outros municípios e regiões, é recomendado procurar a prefeitura para ter mais informações.

Ao realizar o RG animal, o tutor recebe uma placa com o número de identificação do pet, que deverá ser presa na coleira permanentemente. Para realizar o registro em São Paulo, o tutor pode solicitar o documento on-line, por meio do Portal SP156, apresentando os seguintes documentos:

  • foto do animal;
  • documento de identificação do tutor ou do responsável, como RG e CPF;
  • comprovante de residência de até 90 dias;
  • atestado de vacinação contra a raiva, assinado por médico-veterinário, ou comprovante do Centro de Controle de Zoonoses do município expedido nos 12 meses antecedentes ao RGA.

rg pet

e-RGA

O tutor receberá o documento destinado ao animal por e-mail. Caso prefira, pode realizar a impressão do RG de cachorro ou gato para facilitar a conferência dos dados. É importante ressaltar que este é o principal documento de identificação do pet.

Em caso de perda ou roubo do RG pet, o tutor pode realizar a solicitação de uma segunda via nas Praças de Atendimento ou nos estabelecimentos veterinários credenciados. O número de identificação da segunda via é o mesmo do documento original.

A importância de registrar o animal

O ato de realizar um RG pet é indispensável nos dias de hoje para garantir a segurança do animal e evitar preocupações para os tutores ou os responsáveis. Com o registro, é possível encontrar todos os dados a respeito do bichinho e estar sempre em dia com o calendário de vacinação.

Como não oferece custo algum ao tutor, o documento pode ser emitido facilmente nos estabelecimentos autorizados pela Prefeitura. Ao fazer o RG de pet, o responsável pelo animal está praticando a posse responsável, pois estará garantindo a segurança das informações do bichinho para a vida toda.

Portanto, em caso de desaparecimento do animal, a pessoa que encontrar o pet possui mais facilidade para entrar em contato com o tutor por meio das informações contidas no registro. Por isso, é sempre importante manter o registro de identificação na coleira ao realizar passeios e atividades fora do lar.

Além disso, uma boa dica para os tutores que vão realizar a emissão do documento para os pets é incluir o nome do responsável e um número de telefone para facilitar a localização do animal e o contato.

Posse responsável

Além de solicitar o documento de identificação para cachorros e gatos, é preciso garantir que o pet receba todos os cuidados necessários. Portanto, estar atento ao calendário de vacinação e levá-lo para consultas periódicas é um grande exemplo de posse responsável para tutores.

O RG pet é um grande passo para a garantia do direito dos animais e a identificação de cada um deles. Além de contribuir com a posse responsável, o tutor estará garantindo, acima de tudo, a segurança do bichinho.

rg pet

Agora que você já sabe como o registro do animal funciona e quais benefícios ele pode trazer para a vida não só dos pets como dos tutores, que tal conferir outros conteúdos exclusivos da Petz? Aproveite!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *