Bem-Estar

Rotina do gato: entenda a importância dos comportamentos do seu felino

Publicado em 12 de julho de 2021

Tempo de leitura: 5min

Assim como alguns de nós, humanos, os felinos também precisam seguir uma rotina diária para que eles fiquem fisicamente e emocionalmente saudáveis. Vai até além disso: a rotina do gato é tão importante que, se ele apresentar alguns comportamentos que fujam extremamente dela, pode significar algum problema.

gato se lambendo

A Dra. Juliana Damasceno, bióloga, mestre e doutora em psicobiologia, dá algumas dicas de como observar a rotina do gato e notar se ele está precisando de algum apoio. Descubra a seguir maneiras de entender melhor seu gatinho e a importância de que certos comportamentos que ele apresenta têm!

Os gatos e a rotina

Antes de entender a rotina do seu bichano, é importante notar que nem todos os pets da espécie apresentam o mesmo padrão diário. Os gatos podem adaptar sua rotina de acordo com suas preferências, bem como seguindo algumas regras do ambiente ao seu redor.

Por isso, a única maneira de entender a rotina dos gatos e se há algo de errado com ela é realmente observando o comportamento de cada bichano. Essa necessidade de ter um padrão de rotina, inclusive, está atrelado à característica de gato territorialista dos bigodudos.

Eles precisam ter controle do ambiente, de certa forma, por meio desses períodos determinados do dia. Assim, quando esse comportamento é deixado de lado, pode ser sinal de que o gatinho está sofrendo com alguma comorbidade, por estar evitando um instinto natural dele.

A importância do ambiente para os felinos

Ter um ambiente adaptado às necessidades que eles apresentam é muito importante para o bem-estar dos gatos. Por isso, o tutor precisa respeitar o que o bichano exige para atiçar seus instintos naturais de forma saudável. Um gato caçando um brinquedo, por exemplo, é um sinal positivo!

filhote de gato com arranhador

Alguns exemplos do que um gato precisa são: local de alimentação, local de hidratação, local de eliminação, locais de abrigo e elevação, arranhadores e brinquedos que promovem a caça. Todos eles devem ficar afastados uns dos outros, assim como os bigodudos viviam na natureza.

Comportamentos indesejados X comportamentos anormais

No sentido de instintos naturais, os gatinhos têm alguns comportamentos que são característicos da espécie, criados em muitos anos de evolução. Apesar de serem animais domésticos, nossos bichanos ainda têm vários trejeitos que podem ser traçados de volta à época em que eles eram caçadores na natureza.

Por isso, diferenciar os comportamentos indesejados dos comportamentos anormais dos bichanos é muito importante na hora de cuidar da saúde desses amigos peludos. Os comportamentos indesejados são aqueles que são naturais dos gatos, mas que nós, tutores, não gostamos muito.

Arranhar o sofá quando não há outra superfície disponível, por exemplo, é algo que nós não gostamos que nossos gatos façam. No entanto, para eles, arranhar as unhas em algum lugar é uma necessidade e um hábito natural. Exemplos que trejeitos naturais dos felinos são:

  • Arranhar as unhas;
  • Autolimpeza;
  • Urinar e defecar na caixa de areia;
  • Procurar locais de abrigo e elevação;
  • Caçar.

Desse modo, esses comportamentos são completamente aceitáveis e, se há um incômodo por parte do tutor, um ponto de encontro deve ser achado. Por meio de treinamento e enriquecimento ambiental, alguns hábitos desagradáveis dos felinos podem ser minimizados.

Já no caso dos comportamentos anormais, esses podem ser considerados pontos de preocupação. Quando a frequência ou a intensidade dos comportamentos naturais se modificam (ex: um gato comendo muito) ou quando os hábitos do felino vão contra esses instintos naturais, muito provavelmente há algo de errado.

Sinais de comportamentos anormais

Já que os comportamentos anormais de felinos podem ser sinais de problemas físicos e psicológicos, é fundamental que o tutor saiba identificá-los. Por isso, separamos uma lista desses hábitos que, em frequência ou intensidade modificados, são um alerta:

  • Eliminação fora da caixa de areia: quando o gato deixa de urinar e/ou defecar no local correto;
  • Exagero ou diminuição da autolimpeza: quando o gato faz uma lambedura exagerada dos pelos, podendo gerar feridas, ou se limpa muito pouco, deixando sujeiras que podem causar danos na pele ou na pelagem.
  • Exagero ou diminuição do sono: quando o gato dorme muito ou por menos tempo que o comum;
  • Ficar escondido por muito tempo: quando o gato fica em abrigo por períodos muito longos;
  • Vocalização exagerada: quando o gato mia muito frequentemente;
  • Exagero ou diminuição de apetite: quando o gato passar a comer demais ou gato comendo pouco;
  • Agressividade: quando o gato passa a apresentar comportamentos agressivos.

A aparição de alguns ou todos esses sintomas podem indicar que seu gato está precisando de ajuda médico-veterinária. Apresentar comportamentos contrários aos instintos naturais ou cessão dos comportamentos de rotina do gato também são indícios de que é necessário procurar ajuda de um especialista.

Lembrando que o ponto zero para medir o excesso ou a diminuição de um comportamento é a rotina que o seu felino já apresenta quando está saudável. Por isso, observá-la e discuti-la com um profissional também é um hábito que o tutor pode criar para manter o controle dos costumes do felino.

três gatos dormindo juntos
Gostou de entender melhor sobre a rotina do gato? Se você quer continuar lendo dicas sobre o comportamento dos bichanos, é só navegar pelos conteúdos que postamos aqui, no blog da Petz! Aproveite!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog