Sangue nas fezes do cachorro: o que pode ser

Postado por PETZ, em Atualizado em Jun 21, 2021

Bem-Estar
Sangue nas fezes do cachorro: o que pode ser
Tempo de leitura: 4 minutos

É normal ficar preocupado ao encontrar sangue nas fezes do cachorro. Afinal, esse é um sinal claro de que há algo errado com a saúde do seu peludo! Entretanto, esse sintoma pode indicar diversas doenças, algumas mais graves e outras menos preocupantes. 

chow chow no parque

Por isso, é tão importante saber mais sobre o assunto! Assim, você poderá auxiliar seu amigo de forma mais efetiva. Se você está se perguntando “por que meu cachorro está fazendo fezes com sangue?”, continue lendo. Conversamos com uma veterinária que tirou todas as dúvidas sobre o tema!

Possíveis causas

Para responder o que pode ser sangue nas fezes de cachorro, é preciso entender que esse é um sinal de diferentes enfermidades. É o que explica a Dra. Heloísa Souza, médica-veterinária da Petz. “Há muitas doenças associadas a esse sintoma”. De acordo com a profissional, algumas das causas mais comuns para sangue nas fezes são: 

  • Doenças virais, como a parvovirose; 
  • Corpos estranhos, como objetos ou ossos ingeridos pelo cão;
  • Bactérias;
  • Parasitas intestinais;
  • Alterações na flora intestinal;
  • Tumores;
  • Doenças metabólicas,
  • Doenças sistêmicas. 

As condições acima são muito distintas entre si e somente um especialista poderá chegar a um diagnóstico preciso. Por isso, é importante que você busque um veterinário rapidamente ao questionar “meu cachorro está com sangue nas fezes, o que fazer?

Descobrindo o tipo de sangue nas fezes

O sangue pode aparecer nas fezes de diferentes formas e com características distintas. Essa informação é importante pois indica a origem do sangramento. A aparência geral das fezes traz dicas valiosas, que permitem identificar o problema e, assim, ajudar o cãozinho

A Dra. Heloísa comenta que há dois tipos de sangue nas fezes do cachorro: hematoquezia e melena. As suas características são fáceis de se observar a olho nu, o que facilita a tarefa de diferenciá-las.   

Hematoquezia: se caracteriza pela presença de sangue fresco no sangue. Nesse quadro, é possível observar manchas de um vermelho vivo e intenso. A hematoquezia indica que há lesões no fim do trato intestinal, como o intestino grosso. 

É fundamental consultar um veterinário ao notar a presença de hematoquezia, principalmente se ela for persistente. Sobre o sangue nas fezes de cachorro: o que pode ser, a Dra. Heloísa destaca: 

  • Desequilíbrio na flora intestinal, também chamada disbiose;
  • Infecções virais, como a parvovirose;
  • Infecções bacterianas;
  • Parasitas, como a giárdia;
  • Intoxicações e alergias alimentares;
  • Hemorroidas;
  • Tumores em locais como cólon e reto,  

Existe também a melena, que ocorre quando o sangue é digerido, indicando que sangramento ocorreu no início do trato digestivo. Nesse quadro, provavelmente o pet está com algum problema no estômago ou no intestino delgado.

Na melena, as fezes possuem aparência muito escura e pegajosa, sendo também extremamente mal-cheirosas. As principais doenças que causam esse problema são:

  • Gastrite;
  • Doença renal crônica;
  • Doenças virais e bacterianas no estômago;
  • Parasitas intestinais;
  • Doença inflamatória intestinal;
  • Parasitas do sangue,
  • Tumores no início do trato intestinal. 

cachorro de celebridades

Diagnóstico e tratamento

Notar se o sangue nas fezes do cachorro corresponde à hematoquezia ou à melena já é um bom início para descobrir o que há de errado com o peludo. Porém, para um diagnóstico preciso, o veterinário pode solicitar alguns estudos. 

“Primeiramente, para saber a causa do sangue na fezes de cachorro e como tratar, o veterinário irá correlacionar idade, histórico, hábitos de vida e um exame físico. 

“Muitas vezes, precisamos de exames complementares para chegar ao diagnóstico definitivo. As fezes auxiliam bastante e, quando possível, é sempre bom que o tutor leve a amostra de fezes na consulta”, comenta a Dra. Heloísa. 

Depois de identificar a origem do problema, o médico poderá oferecer um tratamento eficiente, que atue diretamente na causa do sangramento. Entre as recomendações possíveis, a Dra. Heloísa destaca o uso de vitaminas, antibióticos, vermífugos ou anti-inflamatórios. “Tudo depende da causa base”, explica. Por isso, é fundamental buscar ajuda profissional.

Prevenindo o problema

Encontrar sangue nas fezes do cachorro nunca é um bom sinal. Assim, o ideal é evitar o problema. Para isso, se esforce para que seu peludo tenha uma boa qualidade de vida! Lembre-se que é importante oferecer uma dieta equilibrada, de preferência com rações premium ou super premium. 

Além disso, visitas regulares ao veterinário e aplicação de vermífugos e vacinas é essencial. A Dra. Heloísa destaca, ainda, que o tutor deve estar atento a objetos perigosos que podem ser ingeridos pelo cãozinho. Por fim, uma rotina saudável necessita de exercícios diários e muito carinho! 

cachorro observando

Com saúde não se brinca e, por isso, ao encontrar sangue nas fezes do cachorro, busque ajuda de um profissional. Nas clínicas da Petz você encontra uma equipe preparada, que fará de tudo para auxiliar seu melhor amigo. Procure a unidade mais próxima e venha nos fazer uma visita!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *