Bem-Estar

Transporte de cães: regras e dicas para conduzir o pet em segurança

Publicado em 08 de fevereiro de 2020

Tempo de leitura: 4min

Foi-se o tempo em que pets eram vistos apenas como companheiros de estimação. O fato é que eles são verdadeiros membros da família. Por isso, é cada vez mais comum sair com eles para lugares pet-friendly. A seguir, vamos aprender como fazer o transporte de cães no carro em segurança. Para isso, separamos algumas dicas!

cachorro-na-janela

Legislação: o que diz a lei sobre o transporte de cães em automóveis

Garantir a segurança do cão e das pessoas dentro e fora do veículo é o principal objetivo. No entanto, se você não quiser pagar multas e perder pontos na carteira, é importante ficar atento também ao que diz a legislação sobre o transporte de cachorro e outros pets. 

O Código de Trânsito Brasileiro não proíbe o transporte de animais em veículos de passeio. Porém, embora não apresente uma lei para transporte de cachorro, é bastante claro em relação a alguns cuidados que devem ser tomados. Separamos 3 artigos do CTB que dizem respeito ao transporte de animais.

Art. 252 

O que diz a lei: de acordo com o inciso II, considera-se infração média, com penalidade por multa e perda de pontos na carteira, dirigir o veículo “transportando pessoas, animais ou volumes à sua esquerda, ou entre braços e pernas”.

O que ela significa: o motorista não pode, em hipótese alguma, carregar o pet no colo, segurá-lo pelo braço ou deixá-lo entre as pernas enquanto dirige. Caso não esteja acompanhado dentro do carro, o motorista deverá deixar o pet preferencialmente no banco traseiro ou na caixa de transporte para cães.

Art. 235 

O que diz a lei: considera-se infração grave, com penalidade por multa, perda de pontos na carteira e retenção de veículo para transbordo, “conduzir pessoas, animais ou carga nas partes externas do veículo, salvo quando devidamente autorizado”.

O que ela significa: não é permitido levar o cachorro na caçamba de pick-ups, caminhonetes, etc. Também é proibido deixar o cachorro com a cabeça ou qualquer outra parte do corpo para fora do veículo enquanto o carro estiver em trânsito. 

Art. 169

O que diz a lei: considera-se infração leve com penalidade por multa e perda de pontos na carteira “dirigir sem atenção ou sem os cuidados indispensáveis à segurança”.

O que ela significa: o transporte de animais nunca deve atrapalhar ou tirar a atenção do motorista. Por isso, o melhor é deixar o pet preso e em posição segura.

cachorros-no-carrinho

3 dicas para transportar cães de forma mais segura

Agora que você já sabe o que diz a legislação sobre o transporte de cães em veículos de passeio, é hora de conferir também as principais recomendações de um especialista. A Dra. Juliana Bondino, médica-veterinária da Petz São Vicente, vai explicar sobre como levar seu amigo com você em segurança.

1. Prefira manter o pet preso

Mesmo que tenha alguém no carro para segurar o pet no colo, é mais seguro para todos que ele fique preso. A escolha do acessório ideal vai depender do porte do cachorro. 

Para os pequenos, a caixa para transporte de cães e as cadeirinhas são as mais recomendadas. Já para os cachorros de médio e grande porte, utilize guias que se acoplam ao cinto de segurança.

2. Nunca deixe o pet com a cabeça para fora

A legislação já proíbe a prática, mas saiba que, do ponto de vista veterinário, ela também não é nem um pouco recomendada. “É muito arriscado entrarem ciscos ou mesmo insetos no olho do cachorro”, alerta a Dra. Juliana.

Lembrando que a velocidade de colisão nesses casos corresponde à velocidade do veículo. “O vento também causa ressecamento ocular e pode levar à úlcera de córnea”, completa a especialista.

3. Fique atento à temperatura do veículo

Está com calor dentro do carro? Nesse caso, é certeza que o pet está ainda mais aflito! Além de possuírem pelos, os cães têm uma temperatura basal mais alta. Sem contar que costumam ficar agitados quando vão sair, o que aumenta ainda mais sua temperatura corporal. 

Para evitar que tenham golpes de calor, procure refrescar o carro antes de entrar com o cachorro. Mantenha as janelas abertas para a entrada de vento ou ligue o ar-condicionado. Lembrando que o filtro do ar deve estar limpo para evitar alergias e problemas respiratórios.

tutor-e-cachorro-no-carro

Gostou de saber mais sobre o transporte de cachorro no carro? Continue acompanhando as redes sociais e o blog da Petz para mais dicas de como garantir o bem-estar do seu melhor amigo!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog