Bem-Estar

Unha de cachorro inflamada, o que pode ser?

Publicado em 18 de abril de 2024

Tempo de leitura: 5min

A unha de cachorro inflamada pode parecer um problema bem simples, mas, na verdade, pode esconder doenças importantes ou causar grande desconforto ao peludo.

Cachorro pitbull deitado no carpete.

Na maioria das vezes, esse é apenas um sintoma de um problema maior. Por isso, realizar um diagnóstico preciso e um tratamento adequado é essencial para tratar unha de cachorro inflamada e evitar problemas maiores que possam agravar o quadro clínico. Confira mais no texto abaixo.

O que causa inflamação da unha em cachorro?

A unha de cachorro, assim como qualquer parte do corpo do animal, pode ter uma inflamação, que é uma resposta natural do organismo a um fator ou trauma externo. Os motivos da inflamação podem ser por batidas e outros machucados ou por microrganismos, tais como bactérias, fungos, vírus e protozoários.

Quando somente a unha é atingida, damos o nome de oniquite, mas a inflamação na unha do cachorro pode atingir a pele ao redor, entrando em um quadro chamado paroníquia.

Vale ressaltar que, como a inflamação é uma resposta do organismo a um agente externo, muitas vezes a inflamação é um sintoma de algum problema que precisa ser investigado, salvo as lesões específicas como um machucado ao tropeçar, cair algo em cima da unha, etc. As principais causas envolvidas são:

  • traumas, como batidas e unha encravada;
  • doenças de pele fúngicas, como a dermatofitose;
  • doenças de pele devido a ácaros (sarna), como a demodiciose;
  • doenças imunomediadas, como a oniquite lupoide;
  • doenças sistêmicas, como leishmaniose;
  • alergias;
  • infecções bacterianas;
  • desnutrição.

Sintomas de unha de cachorro inflamada

O cão com unha inflamada pode a princípio não demonstrar nenhum sintoma ou desconforto. No caso dos animais mais peludos, é ainda mais difícil observar qualquer alteração, principalmente no início do problema. Por isso, é muito importante que o tutor sempre avalie o seu pet por inteiro, e isso inclui as unhas.

Ainda, fique atento se o peludo está lambendo em excesso a região. Alguns pets podem não “reclamar”, mas a unha é um local bem dolorido e lamber compulsivamente a área é uma maneira de aliviar a dor e demonstrar que tem algo errado ali.

O pet pode começar a mancar e não permitir o toque nessa região, reagindo de forma mais agressiva ou retirando a pata. Outro fator muito importante é se atentar ao aspecto da unha e da pele ao redor. A unha inflamada do cachorro pode mudar de cor, ficar mais opaca e quebradiça.

Além disso, o tecido inflamado, ou seja, a pele ao redor, pode apresentar vermelhidão, mau cheiro, perda de pelo e crostas amareladas ou a pele mais escurecida.

Cachorro deitado no chão de madeira.

Notei que a unha do meu cachorro está inflamada, o que devo fazer?

Como visto, as causas que deixam o cachorro com unha inflamada são diversas. Muitas doenças ou apenas pequenos traumas podem causar o mesmo sintoma, por isso, o peludo deve ser consultado por um médico veterinário.

Mesmo que o tutor tenha percebido que o pet machucou a unha e ela está inflamada, ele precisa receber medicações para a dor e anti-inflamatório. Caso contrário, corre o risco de o problema aumentar e gerar uma infecção.

Já, se tiver outro motivo, o médico veterinário fará o exame clínico e colherá todas as informações necessárias junto ao tutor para, então, realizar, se necessário, exames dermatológicos (para pesquisa de fungos, sarnas, bactérias) ou exames de sangue se desconfiar de doenças sistêmicas.

Posso fazer tratamento caseiro?

Quando as pessoas têm algum problema na unha, acabam usando uma pomada que têm em casa ou outra medicação já prescrita pelo médico humano e então chegam à seguinte conclusão: “a unha do meu cachorro está inflamada, vou usar a mesma medicação que usei no meu tratamento”.

Lembre-se de que o peludo apresenta causas de inflamação de unhas diferentes das que ocorrem com os seres humanos e, ainda assim, entre aquelas doenças que são semelhantes, as medicações diferem por se tratar de espécies distintas.

Ainda, optar por tratamentos caseiros, com soluções encontradas na internet ou indicadas por terceiros, não é a melhor opção. O maior perigo do tratamento sem orientação do médico veterinário é não fazer o diagnóstico correto e submeter o pet a medicações desnecessárias.

Além do organismo receber substâncias que não estão agindo na causa do problema, com o passar do tempo, o quadro clínico se agrava e o que começou com a unha de cachorro inflamada acaba em uma alteração muito maior.

Tratamento para unha de cachorro inflamada

O tratamento para unha de cachorro inflamada é bem variado, pois deve ocorrer de acordo com a causa. Pode ser feito com analgésicos, anti-inflamatórios, antibióticos ou antifúngicos. Há ainda os tratamentos mais específicos se a causa for hormonal ou devido à falta de vitaminas na alimentação.

Por causa da grande variedade de motivos que levam o pet a ficar com a unha encravada, o diagnóstico deve ser certeiro. As medicações utilizadas precisam ser prescritas caso a caso para não comprometer ainda mais a saúde do peludo.

hidratar pata de cachorro

Se notar a unha do seu cachorro inflamada, não deixe de procurar a ajuda de um médico veterinário de sua confiança. Com o diagnóstico correto, logo, logo, o seu amiguinho estará recuperado! Sabia que no site da Petz, você encontra tudo que o seu melhor amigo precisa? Acesse já!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog