Bem-Estar

Vacinação e Check-up são as bases para a prevenção da saúde de pets

Publicado em 07 de março de 2016

Tempo de leitura: 3min

Checkup1

Quem é apaixonado por pets não brinca com a saúde dos seus bichinhos de estimação e está sempre de olho em formas de proteger este importante membro da família de qualquer mal. Para isso, no entanto, é preciso que tanto a imunização como a manutenção da saúde do pet estejam sempre em dia – e a melhor forma de realizar estes cuidados é por meio da vacinação do animal e de check-ups regulares com profissionais veterinários.

De acordo com a Dra. Gabriela Báos Bianchi, Médica Veterinária da unidade Matriz da Petz, o mais indicado é que os pets de todas as idades passem por um check-up completo a cada seis meses. “É feito um bom exame físico, exames de sangue (que variam de acordo com idade peso e ambiente em que o animal vive) e um bate-papo com a família do pet. Assim, podemos evitar doenças transmitidas por agentes como carrapatos e pulgas, por exemplo; e também são prevenidas doenças renais, hepáticas, periodontais, obesidade e neoplasias”, ela explica.

Checkup02

Para explicar a importância dos exames de rotina, a profissional ressalta que a insuficiência renal é uma das complicações mais comuns e prejudiciais para os gatos e, ao contrário de muitas outras complicações, não pode ser prevenido por meio de vacinas – fazendo com que o check-up seja fundamental para evitar ou retardar o aparecimento do problema.

“A insuficiência renal pode aparecer em machos e fêmeas e é mais comum em animais de meia idade e idosos. A raça Persa é um bom exemplo entre as que têm uma predisposição ao problema, que destaca os seguintes sintomas: prostração, cansaço, diminuição ou falta de apetite, perda de peso, desidratação, vômitos, hálito urêmico (com cheiro de xixi) e úlceras na cavidade oral”, comenta, acrescentando que é muito importante observar cada detalhe em relação à alimentação, comportamento e ingestão de água e urina pelo felino.

No caso dos cães, as principais vacinas são V10/V8 (que protegem o animal contra Cinomose, Parvovirose, Leptospirose, Hepatite, Coronavirose, Adenovirose e Parainfluenza), a anti-rábica, e as vacinas contra Gripe e Giardia – enquanto as vacinas mais importantes para os gatos são a anti-rábica e a V4 (que protege o felino contra Panleucopenia, Rinotraqueíte, Calicivirose e Clamidiose).

Checkup3

“Vale lembrar que o atraso ou a não realização das vacinas pode levar o pet a adquirir essas doenças se tiver contato com outro animal doente, ambientes ou acessórios contaminados ou até mesmo pelo ar. Por tudo isso o cheak-up é muito importante na manutenção da saúde dos pets, e quanto antes puder ser feito um diagnóstico preciso, maiores serão as chances de sucesso e de recuperação do pet”, diz a Dra. Gabriela, lembrando que a vacinação é um cuidado que deve ser renovado anualmente e iniciado quando o pet ainda é um filhote.

E você, já levou seu pet para um check-up e para renovar todas as vacinas? Então marque já uma consulta no Petz Veterinário e fique tranquilo com um pet bem cuidado e protegido na sua família!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog