Bem-Estar

Xixi de gato: saiba quando a urina pode ser sinal de algum problema

Publicado em 18 de janeiro de 2021

Tempo de leitura: 6min

Quem tem um bichano em casa sabe: encontrar xixi de gato pelo chão não é uma boa experiência. Primeiramente, remover a urina pode ser bem desagradável. Porém, é importante lembrar que os felinos, naturalmente, devem buscar a caixinha de areia para se aliviar. 

felino acordando

Assim, se o peludo está errando na hora de ir ao banheiro, talvez haja algo errado com sua saúde. Se você está preocupado com a urina de gato, continue lendo. Consultamos uma médica-veterinária que explicou os sinais de perigo! 

Gato sempre enterra suas necessidades? 

A higiene dos bichanos é apenas um dos traços que tornam esses peludos tão encantadores! Afinal, para alegria dos tutores, na maioria das vezes o xixi de gato está dentro da caixinha de areia! Mas será que sempre é assim?

A Dra. Cássia Paulon, médica-veterinária da Petz, explica que essa é uma característica comum aos gatinhos. Basta lembrar que eles também cuidam do próprio banho! Por isso, é natural que o bichano enterre suas necessidades. Se isso não está ocorrendo, é sinal de que seu amigo precisa de atenção. 

Xixi de gato: quando é um problema? 

Se seu gato urina fora do lugar, algo de errado está acontecendo. Como os bichanos costumam enterrar suas necessidades, esse pode ser um sinal de que seu amigo precisa de ajuda. A Dra. Cássia afirma que sempre que um gato urina fora do lugar correto, é porque há algo o incomodando. 

Entretanto, a urina pode representar muitas coisas. Na verdade, observando o xixi de gato podemos começar a entender o recado do peludo. A veterinária explica que há dois tipos de xixi, cada um com um significado diferente: 

  • Urina comum: é aquele xixi que todos fazem regularmente, inclusive os gatos. Essa urina geralmente é em maior quantidade e possui odor menos forte. O bichano também costuma fazer todo o xixi de uma vez só. 
  • Marcação de território: nesse caso, o bichano não está dando uma aliviada, mas usando sua urina para marcar um cômodo ou um objeto. Costuma ser em pequenas quantidades e com cheiro bem forte. Quando o pet está marcando território, seu xixi é rápido e sai em forma de “esguicho”.

Independentemente do tipo de xixi, é necessário investigar a origem e descobrir como ajudar seu amigo peludo para que o gato urinando em tudo pare com esse comportamento. Abaixo, separamos as principais causas para urina de gato fora do lugar. 

1. Caixinha de areia cheia

Ninguém gosta de utilizar um banheiro sujo e mal-cuidado, não é mesmo? Os gatos se sentem da mesma forma. Nossos amigos peludos são muito exigentes com sua higiene e, por isso, odeiam quando a caixinha de areia está suja. 

Caso a limpeza não ocorra de forma regular, o pet pode procurar outras superfícies para se aliviar. Portanto, esse pode ser um dos motivos do gato que faz xixi na cama ou em outros locais da casa. Para evitar problemas, lembre-se de limpar a caixinha sempre que seu amigo for ao banheiro. 

Também é importante ter o hábito de trocar a areia completamente, dando uma limpeza geral na caixa de tempos em tempos. Dessa forma seu filho de quatro patas estará mais confortável e contente!

2. Problemas comportamentais

Os problemas comportamentais são outro motivo comum para o bichano fazer xixi fora do lugar. Nesse caso, na maioria das vezes a urina é do tipo “marcação de território”. Geralmente, o gato está incomodado, assustado ou se sentindo inseguro com alguma situação, e utiliza a urina como método de defesa.

Nesse caso, vale a pena descobrir o que está gerando incômodo no pet. Houve alguma mudança recente? Algum membro da família está ausente? Chegou um membro novo na família? Você está com uma rotina muito atarefada e está sem tempo para seu peludo?

Depois de descobrir a causa do estresse, é hora de mostrar para o bichano que está tudo bem! Carinho, atenção e brincadeiras vão deixá-lo mais seguro e, assim, ele irá perceber que não há motivos para a marcação de território! 

gato se escondendo

3. Problemas de saúde

Por fim, um motivo mais sério para o xixi de gato fora do lugar são os problemas de saúde. Algumas doenças podem deixar os bichanos com dificuldade de ir ao banheiro. Assim, eles podem se enganar e urinar fora da caixinha, além de poder ser um dos motivos pelo qual o gato não urina.

Entre as doenças mais comuns estão as pedras nos rins, infecção no trato urinário, infecção na bexiga ou neoplasias. Nesses casos, além de fazer xixi fora do lugar, o pet apresenta sintomas como apatia, falta de apetite, miados e sinais de dor.

Se perceber qualquer um desses sintomas, é importante buscar um veterinário o mais rápido possível. Em casos mais graves, um dos sintomas mais alarmantes é o gato urinando sangue. Portanto, não deixe de socorrer seu bichano antes do problema se agravar.

Vale lembrar que todo tratamento deve ser acompanhado de um veterinário, evitando a administração de medicamentos e demais itens por conta. Sempre busque um profissional de sua confiança para verificar a saúde do seu filho de quatro patas! 

Xixi de gato é perigoso? 

Encontrar xixi de gato pela casa não é só desagradável, também pode ser perigoso para os outros membros da família. Assim como qualquer outro animal, a urina de gato faz mal à saúde pois pode conter agentes infecciosos.

Por isso, é importante realizar a limpeza de forma adequada, desinfetando da maneira adequada. Abaixo, ensinamos um passo a passo de como tirar cheiro de xixi de gato

1. Seque bem a área

O primeiro ponto é secar bem a região onde a urina se encontra, utilizando papel absorvente ou um pano limpo. Se o xixi está em uma superfície comum, como o piso, essa é uma tarefa fácil.

Porém, se você estiver se perguntando como tirar cheiro de urina de gato de tecido, pode ser um pouco mais complicado. Nesses casos, é necessário apertar bem o papel ou pano, até ter a certeza de que toda a urina foi embora! Ah, e não se esqueça de utilizar luvas de limpeza para evitar qualquer tipo de contaminação! 

2. Desinfete de forma eficiente

Apenas remover a urina não é o suficiente para uma limpeza completa. Para tirar cheiro de xixi de gato e deixar o local completamente higienizado, é necessário aplicar um desinfetante específico para pets. Estes produtos, encontrados em lojas especializadas, contém amônia quaternária, uma substância que irá neutralizar os odores, além de remover todas as impurezas da urina. 

3. Evite acidentes

A melhor forma de ter um ambiente livre de xixi de gato é evitar que seu amigo erre a caixinha nas próximas vezes. Por isso, fique atento ao comportamento do seu amigo e tente descobrir a origem do problema. Dessa forma, seu lar ficará mais seguro e seu bichano, muito mais confortável! 

gato deitado
Agora que você já sabe como identificar o xixi de gato, pode cuidar do seu filho de quatro patas de forma mais responsável. E, para ajudar nas tarefas de tutor, conte com as dicas do blog da Petz. Aqui você fica por dentro de diversas formas para tornar a vida do seu peludo mais feliz!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog