Aves

Aprenda a fazer brinquedos para calopsita

Publicado em 15 de setembro de 2021

Tempo de leitura: 5min

Como é a decoração da sua casa, tendo uma calopsita como moradora? Se for sem cor e nenhum objeto pendurado, muita coisa precisa mudar! Isso porque essa espécie necessita de interação, estímulos e muito movimento. Por isso, fazer brinquedos para calopsita pode ser uma ótima ideia para deixá-la ainda mais feliz.

calopsitas

O blog da Petz separou ideias de brinquedos muito bacanas e fáceis de serem colocados em prática. Esteja certo de que os brinquedos feitos por você podem evitar que a ave fique estressada e, com isso, surjam problemas como agressividade, ansiedade e barulhos excessivos. 

Fazer brinquedos para calopsita pode ser muito fácil

Sim, fazer brinquedos para calopsita é perfeitamente possível. Além de ser fácil, é muito barato! Se você já tem o hábito de fazer trabalhos manuais, será ainda mais simples e talvez você até já tenha em casa as matérias-primas necessárias.

Miçangas coloridas, pingentes grandes, pedrarias, tirinhas de madeira, palitos de picolé, fitas de couro e arame já dão conta de compor brinquedos para calopsita excelentes. O mais importante é utilizar muitas cores e ter cuidado com certos materiais que podem machucar a calopsita.

Mas se você é do tipo que não tem nenhuma experiência com artesanato, não se preocupe. As propostas de brinquedos para calopsita caseiros são supersimples e interessantes para entreterem a sua amiguinha de asas. Fora que os objetos são facilmente encontrados em qualquer armarinho. Vamos às dicas.

Como fazer um balanço para calopsita

  1. Faça dois furos na tira de madeira (um em cada extremidade);
  2. Pegue um fio de arame e coloque miçangas de diversas cores, e modele para ficar arqueado;
  3. Introduza cada ponta do arame já com as miçangas, nos furos da madeira e amasse as pontas excedentes, para que as miçangas não saiam; 
  4. Use o fio de couro para pendurar o balanço. E fim!

O balanço pode servir também como poleiro, objeto primordial para o dia a dia da calopsita. Pode ser instalado dentro da própria gaiola ou em áreas externas, como varandas. Sem falar que as miçangas coloridas transformam o brinquedo em um belo objeto decorativo, não é mesmo?

Brinquedo estilizado: fio de miçangas e palitos de picolé

O design pode parecer estranho, mas esse brinquedo é um dos queridinhos das calopsitas! Sem falar que o fato de ser feito de madeira crua e couro já é um ponto muito positivo, por não apresentar riscos para a saúde. Confira como fazer:

  • pegue a fita de couro e intercale conjuntos de miçangas e palitos de picolé na horizontal. Pense que os palitos servirão de poleiros, portanto o ideal é que o número de palitos seja suficiente para atender a quantidade de aves;
  • pendure a fita na vertical, e está pronto o brinquedo estilizado.

Outros objetos como rolos vazios de papel higiênico, galhos de árvore, palha de milho e papéis picados também podem ser ótimos para divertir as amiguinhas de penas exuberantes. Apenas eles já serão muito úteis para elas fazerem a festa.

calopsita em cima da gaiola

Cuidados necessários na hora de escolher os materiais

Embora os objetos que compõem os brinquedos artesanais possam ser os que você já tem em casa, é preciso muito cuidado. Existem detalhes que precisam ser levados em conta na hora de fazer brinquedos para calopsitas. Confira.

Tintas industrializadas

O ideal é que a escolha seja por produtos de madeira crua e sem tinta. Caso queira colorir o palito de picolé, por exemplo, utilize corante alimentício. Isso porque a ave pode ser intoxicada pela química da tinta industrializada e, definitivamente, não é essa a função de um brinquedo para pet!

Plástico

O uso de plástico precisa ser mínimo. Como você sabe, a calopsita possui um bico muito forte, capaz de arrancar pedaços do objeto e engolir. Outro risco é prender ou quebrar o bico nas emendas.

Metais

Os metais também podem ser fonte de intoxicação. Portanto, o ideal é que os brinquedos tenham metal apenas nas partes para pendurá-los. Esses fechos devem ser do tipo pressão, em G.

Cordas e fitas

A escolha por fita de couro não é à toa. Ao utilizar outros materiais, como lã, por exemplo, a possibilidade de soltar fiapos aumenta. Esses fiapos podem se prender nos pezinhos e causar acidentes.

Tomando todos os cuidados, a sua casa pode virar um incrível parque de diversões colorido. O melhor é que os brinquedos serão únicos, todos feitos por você! Imagine a satisfação de proporcionar bem-estar para o seu pet com as próprias mãos? 

Mas não esqueça! A calopsita ficará ainda mais feliz se você for o parceiro nessa diversão. Além de construir os brinquedos, invente brincadeiras que possibilitem que vocês interajam. Não basta saber como fazer brinquedos para calopsita, tem que participar!

calopsita no brinquedo
Como vimos, brinquedos para calopsita são muito fáceis de fazer, depende apenas da sua criatividade. Aproveite as nossas ideias e dê de presente para seu pet, como símbolo do seu carinho. Aprenda mais maneiras de cuidar do seu companheiro, no blog da Petz.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog