É compreensível ficar preocupado quando o cachorro bebe água e vomita logo em seguida ou pouco tempo depois, pois isso pode indicar algum problema de saúde.
Nesse cenário, várias dúvidas podem surgir. Será que o pet bebeu água rápido demais? Ele também pode ter gastrite? A situação pode ser grave? A seguir, você encontra essas e muitas outras respostas sobre o que pode estar acontecendo quando o cachorro bebe água e vomita.
De fato, se o cachorro bebe muita água e vomita, o motivo pode ser ansiedade ou sede excessiva, seja após um exercício físico mais intenso, seja após um período longo sem beber água.
Nesse caso, além da água, o pet engole bastante ar. Isso dilata muito o estômago, culminando no vômito para expulsar o volume incondizente com a capacidade do órgão. Em geral, o vômito ocorre imediatamente após a ingestão, sem outros sintomas.
No entanto, existem casos em que o cachorro bebe água e vomita, mas apresenta também outros sinais. Quando isso acontece, o quadro precisa de avaliação veterinária. Sendo assim, fique atento se o pet apresenta, além do vômito, os seguintes sintomas:
Além de ingerir o líquido muito rápido, o que mais pode estar acontecendo quando o cachorro bebe água e vomita? Existem muitas causas, algumas mais graves que outras. Abaixo, você encontra as mais comuns:
Alguns sinais devem servir de alerta para o responsável. São eles: se o cachorro vomita em jato, com presença de sangue vivo ou digerido (escuro), cor amarelada (presença de bile), espuma ou alimento não digerido, mesmo que tenha comido há muito tempo.
Além disso, se o cachorro não come, só bebe água e vomita, está apático, com a barriga inchada, dor ao toque, febre, tremores e diarreia, é preciso buscar imediatamente atendimento veterinário. O caso pode ser sério e exigir intervenção rápida.
Por mais que pareça o certo a se fazer quando o cachorro vomita após beber água, dar um medicamento de uso humano, caseiro ou qualquer outro para cortar o vômito sem a indicação veterinária pode piorar o quadro do animal.
Também não ache que o vômito pode parar sozinho quando acompanhado de outros sintomas, pois essa atitude pode comprometer a saúde geral do cachorro, atrasando o início do tratamento. O melhor mesmo é levá-lo para uma consulta com o veterinário e descrever o que você observou no pet.
Enquanto isso não ocorre, retire o acesso livre à água e aguarde alguns minutos, enquanto o cachorro estiver agitado ou se acabou de vomitar. Depois, ofereça a água em pequenas quantidades e com grandes intervalos para ver se o problema persiste.
O tratamento só será definido pelo médico-veterinário após o diagnóstico. Em casos de ansiedade, o profissional pode indicar mudanças comportamentais, adestramento e ajuste na forma de oferecer água — em pequenas quantidades, bebedouros lentos ou de forma espaçada.
Já em casos mais sérios, quando o cachorro não quer comer, só bebe água e vomita, o veterinário pode aplicar medicações para proteger o estômago, indicar fluidoterapia (soro), prescrever antieméticos e pedir exames complementares (de sangue ou imagem).
Depois, o profissional poderá prescrever medicamentos para o responsável terminar o tratamento em casa. Em situações mais críticas, pode ser necessário internar o cachorro e realizar procedimentos específicos, como remoção de corpos estranhos (por meio de intervenção cirúrgica ou endoscopia) ou tratamento de infecções.
Se as causas forem comportamentais, é possível controlar o problema oferecendo água em pequenas porções ao longo do dia e utilizando bebedouros lentos. Vale lembrar que, se o cachorro volta muito agitado e ofegante do passeio, indica-se esperar um pouco antes de oferecer água em abundância. Nesse caso, foque em refrescá-lo de outras formas, como manter o ambiente ventilado.
Nos passeios e dentro de casa, fique de olho para evitar que o animal ingira corpos estranhos (objetos, pedras, pedaços de brinquedos, entre outros), comida estragada, plantas tóxicas e água parada ou contaminada.
Além disso, mantenha a saúde do pet em dia, com alimentação balanceada e adequada à espécie, controle de parasitas externos e internos, vacinação e check-ups regulares. Tudo isso ajuda a prevenir doenças que podem gerar vômito.
Se o seu cachorro bebe água e vomita, ou apresenta qualquer sinal de mal-estar, procure imediatamente a clínica veterinária Seres, que conta com profissionais especializados e estrutura completa para cuidar dos animais. Aproveite para saber mais sobre bem-estar e saúde no blog da Petz.
Não ignore a remela verde no olho do cachorro. Diferente da remela natural, que é…
Notar o cachorro com manchas vermelhas na barriga pode ser um grande susto para qualquer…
Não é exagero dizer que muitos animais de estimação fazem parte da rotina da família,…
Todo responsável já se perguntou, em algum momento: “Como saber se meu pet está com…
Um cachorro com olho irritado e remelando, além de vermelho e inchado, não é normal…
O medo é uma resposta fisiológica que faz parte do instinto de sobrevivência. Porém, muitas…