Categories: Sintomas

Cachorro com manchas vermelhas na barriga: o que pode ser?

Notar o cachorro com manchas vermelhas na barriga pode ser um grande susto para qualquer responsável. O sintoma pode estar relacionado a diversas questões, como alergias, picadas de insetos, contato com produtos irritantes, dermatites, alterações hematológicas, doença do carrapato, infecções bacterianas ou fúngicas e até parasitas.

A mancha vermelha na barriga do cachorro é um tipo de lesão de pele que pode causar desconforto e coceiras, podendo evoluir para quadros mais graves se não for tratada adequadamente. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto.

Sinais de que as manchas podem ser um problema de saúde

Se o responsável notar o cachorro com manchas vermelhas na barriga e outros sinais, precisa ficar atento, pois nem sempre a situação é só um problema de pele. Observe se o pet apresenta:

  • coceira intensa;
  • lambedura constante;
  • pele descamando;
  • feridas;
  • perda de pelos na região;
  • inchaço;
  • sensibilidade ao toque.

Observe também o comportamento do animal, pois as pintas vermelhas na barriga do cachorro podem ser um sintoma de problemas mais graves. Então, note se o pet está:

  • apático;
  • sem apetite;
  • irritado;
  • inquieto;
  • sempre cansado;
  • com alteração nas fezes e na urina;
  • com sangramento pelo focinho;
  • muito ofegante.

O que pode causar manchas vermelhas na barriga do cachorro?

As manchas vermelhas no cachorro podem aparecer por causa de diversos fatores, como dermatites alérgicas, contato com grama, produtos de limpeza ou substâncias químicas, além de picadas de pulgas e carrapatos.

Além disso, algumas condições podem deixar o cachorro com manchas vermelhas na barriga, como doença do carrapato, infecções bacterianas ou fúngicas (dermatofitose), sarna, alergias alimentares e até reações medicamentosas.

Diante de tantas possibilidades, somente o médico-veterinário é capaz de distinguir uma causa da outra. Dessa forma, a consulta com o profissional é imprescindível para o tratamento correto.

Quando as manchas vermelhas são graves?

Embora algumas manchas sejam reações leves e passageiras, existem casos em que elas indicam problemas mais sérios. Se as manchas se espalham ou ficam mais intensas, isso pode indicar agravamento do quadro.

Se o responsável observar o cachorro com manchas vermelhas na barriga e com feridas abertas, secreção, sangramento, mau cheiro ou febre, é um sinal de que o quadro precisa de avaliação veterinária urgente. O mesmo vale se o pet estiver muito inquieto, apático ou coçando a região de forma exagerada.

Além disso, se o cachorro apresentar sintomas como febre, apatia, dor no corpo, sangramento pelo nariz, na urina ou nas fezes, hematomas e inchaço nas articulações, ele pode estar com a doença do carrapato. Se não tratada a tempo, ela pode levar o pet ao óbito.

O que fazer se meu cachorro está com manchas vermelhas na barriga?

Se você se pergunta “meu cachorro está com manchas vermelhas na barriga, o que fazer?”, saiba que existem alguns cuidados importantes. Para o animal não se ferir, evite que ele lamba ou coce a região. Se necessário, coloque o colar elizabetano e só remova após a liberação do médico-veterinário, ao término do tratamento.

Além disso, não passe pomadas, cremes, loções ou qualquer outra medicação sem a prescrição do veterinário. Até a consulta, mantenha o local onde o pet costuma ficar muito bem higienizado.

Não deixe que o cachorro se deite na grama, na poeira ou na terra. Ao realizar a limpeza do ambiente, use apenas produtos recomendados pelo médico-veterinário e impeça o contato do pet com possíveis agentes irritantes. Higienize a barriga dele somente com soro fisiológico ou água limpa.

Sempre que notar manchas vermelhas na barriga do cachorro, leve-o ao médico-veterinário. Assim, além de ajudar a descartar, diagnosticar ou tratar causas mais graves, você reduz o incômodo do animal, principalmente se as manchas forem causadas por picadas ou alergias, que tendem a coçar bastante.

Tratamento para cachorro com manchas vermelhas na barriga

O tratamento para o cachorro com mancha vermelha varia conforme a causa do sintoma. Em casos de alergias, o veterinário pode prescrever antialérgicos, anti-inflamatórios, banhos com shampoos específicos ou mudanças na alimentação.

Em casos de infecções, podem ser necessários antibióticos, antifúngicos ou medicamentos tópicos. Se a causa for parasitária, serão indicados antipulgas, carrapaticidas ou cuidados específicos para sarna. Muitas vezes, o tratamento também envolve mudanças no ambiente e controle dos fatores que causam a irritação.

Nos casos de doenças sistêmicas, o profissional irá solicitar exames complementares, que podem ser de sangue ou imagem, para diagnosticar corretamente a enfermidade e fazer o tratamento adequado.

Como prevenir manchas vermelhas na barriga dos cães?

Para prevenir as manchas vermelhas na barriga do cão, é muito importante manter a higienização diária do ambiente onde ele vive. Essa limpeza deve ser realizada com produtos de uso veterinário, que minimizam a ocorrência de irritações.

Lave com frequência as mantas, cobertas e capas da sua cama e do sofá, bem como da cama do animal, com produtos hipoalergênicos. Evite o uso de amaciantes nos tecidos em que o pet se deita.

A prevenção de parasitas externos protege o cachorro contra pulgas, carrapatos e ácaros. Ela deve ser feita com produtos específicos para esse fim e conforme o período de reaplicação indicado pelo fabricante.

No caso das alergias alimentares, a dieta do animal deve ser muito bem controlada. Se houver mais de um pet na casa, o cachorro alérgico não pode entrar em contato com nenhum alimento do outro, nem lamber o pote de comida dele.

Saiba mais sobre saúde pet no blog da Petz

Se perceber o cachorro com manchas vermelhas na barriga, busque quanto antes a clínica veterinária Seres, que conta com profissionais capacitados para diagnosticar e tratar seu pet, garantindo o bem-estar dele. Não deixe de explorar o blog da Petz para aprender cada vez mais sobre os animais.

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Como homenagear o pet que já se foi? Confira dicas e inspirações

Não é exagero dizer que muitos animais de estimação fazem parte da rotina da família,…

1 dia ago

“Como saber se meu pet está com dor?”: dicas para identificar incômodos no animal

Todo responsável já se perguntou, em algum momento: “Como saber se meu pet está com…

2 dias ago

Cachorro com olho irritado e remelando: o que pode ser?

Um cachorro com olho irritado e remelando, além de vermelho e inchado, não é normal…

3 dias ago

Cachorro com medo: como identificar esse problema?

O medo é uma resposta fisiológica que faz parte do instinto de sobrevivência. Porém, muitas…

4 dias ago

Cachorro rouco: o que pode ser?

Assim como os humanos, os cães podem apresentar rouquidão e até perder a voz. O…

5 dias ago

Esporotricose em cães: por que se preocupar?

A esporotricose em cães é causada pelo fungo do gênero Sporothrix, sobretudo o Sporothrix brasiliensis…

6 dias ago