Categories: Sintomas

Cachorro com olho irritado e remelando: o que pode ser?

Um cachorro com olho irritado e remelando, além de vermelho e inchado, não é normal e pode indicar desde uma irritação leve até problemas mais sérios, como infecções, lesões ou doenças oculares.

Causas simples, como poeira, vento e pelos soltos, podem originar esse sintoma. Porém, o cachorro com olho irritado e remelando também pode ter algo mais sério, como conjuntivite, úlcera de córnea, glaucoma ou doenças inflamatórias. Confira, a seguir, como ajudar o seu animal.

Sinais de que o cachorro pode estar com problemas nos olhos

Existem sinais importantes que podem indicar que o pet está com desconforto e problemas oculares, como os elencados a seguir:

  • olho vermelho e inchado;
  • excesso de remela (branca, amarelada ou esverdeada);
  • lacrimejamento constante;
  • dificuldade para abrir o olho ou piscadas excessivas (blefaroespasmo);
  • sensibilidade à luz;
  • comportamento de coçar os olhos com as patas ou esfregando no chão, em tapetes ou nos móveis.

Se você observar sinais mais graves, como olho opaco, turvo ou com alterações na coloração, associados ou não a outros sintomas, procure a ajuda de um veterinário imediatamente.

O que pode causar olho irritado e secreção ocular nos cães?

Vamos à principal dúvida sobre cachorro com olho irritado: o que pode ser? Como dito, existem muitas causas para o sintoma, incluindo infecções, alergias, substâncias irritantes, doenças sistêmicas e alterações anatômicas.

Em geral, poeiras, fumaças e ventos causam uma leve reação, deixando o cachorro com olho irritado. Isso também pode acontecer devido a substâncias químicas leves, como xampus e produtos de limpeza comuns. Conheça melhor algumas causas do sintoma a seguir.

Alergias e glaucoma

Tanto alérgenos ambientais quanto alimentares podem deixar o cachorro com olhos irritados e lacrimejando. O pet pode apresentar também coceira pelo corpo, inchaço nas pálpebras, vômitos e diarreia. Sabendo que o animal é alérgico, o ideal é não o deixar entrar em contato com essas substâncias.

Já o glaucoma é uma condição em que o globo ocular fica inchado (não as pálpebras), muito vermelho e dolorido, podendo ou não mudar de cor. A doença precisa ser tratada imediatamente para que o cachorro não perca a visão.

Corpos estranhos, pálpebra invertida ou cílios ectópicos

Em algumas raças, como o Pug, a pálpebra pode estar dobrada para dentro. Dessa forma, os cílios ficam roçando na córnea, deixando o olho bastante vermelho. Quando não tratada corretamente, a condição pode evoluir para a úlcera de córnea.

O mesmo pode ocorrer com os cílios ectópicos, que acontecem quando os pelos nascem na parte interna da pálpebra e machucam o olho do cachorro. O mesmo ocorre com corpos estranhos, como fibras de tecidos, pedriscos, espinhos e grama, entre outros, que podem invadir a região ocular.

Infecções

As infecções bacterianas, virais ou fúngicas podem deixar o cachorro com olho irritado e remelando, inchado, com muita secreção (amarelada ou esverdeada) e lacrimejando. Nesse caso, o animal pode tentar coçar a região com a pata ou esfregando a cabeça em objetos, tecidos e móveis.

Úlcera de córnea e obstrução do ducto lacrimal

Acima, falamos da úlcera de córnea. Agora chegou a hora de explicá-la. A córnea é a camada mais externa do olho. Ela fica em contato direto com o ambiente, por isso é tão fácil machucá-la.

Qualquer machucado nessa camada recebe a denominação de úlcera de córnea. É uma condição muito dolorosa que causa blefaroespasmo, secreção purulenta e vermelhidão. O cão também costuma esfregar o olho para aliviar o incômodo, machucando ainda mais o órgão.

Já a obstrução do ducto lacrimal causa muito lacrimejamento e mudança na cor da pelagem do canto dos olhos do animal. Em alguns casos, isso pode levar a quadros de infecções.

Todas essas condições podem afetar cães de qualquer idade, sexo ou raça. No entanto, os braquicefálicos, como Pug, Buldogues e Shih Tzu, são mais predispostos a ter úlceras de córnea, obstrução dos ductos lacrimais, cílios ectópicos e pálpebra invertida.

Quando o problema no olho é grave?

Qualquer alteração no olho do cachorro merece atenção. No entanto, alguns sintomas indicam maior gravidade, como secreção purulenta, dor intensa, inchaço severo, dificuldade de abrir o olho, opacidade ou mudanças na coloração do órgão.

O que fazer se meu cachorro está com o olho irritado?

Ao notar o olho do cachorro irritado, o que fazer? Para ajudar o pet, evite que ele coce ou esfregue a área. Use uma gaze com soro fisiológico para limpar a região, fazendo isso de forma delicada e somente por fora. Não force a abertura dos olhos.

Também não é recomendado usar colírio para olho irritado de cachorro, mesmo que o produto tenha sido prescrito por um profissional antes. Como a causa pode ser diferente a cada vez, isso pode piorar o quadro ocular. Então, leve o animal novamente ao veterinário.

Tratamento para cachorro com olho irritado e remela

O tratamento depende da causa e pode incluir colírios ou pomadas específicas, como as anti-inflamatórias, antibióticas, antifúngicas ou lubrificantes. Em casos de pálpebra invertida ou cílios ectópicos recorrentes, a cirurgia corretiva pode ser indicada.

A presença de corpos estranhos e lesões mais profundas pode exigir procedimentos invasivos ou cirurgias. No caso das alergias, existem medicamentos que controlam os sintomas.

Como prevenir problemas oculares em cães?

Sempre higienize os olhos do pet, principalmente daqueles com maior predisposição aos problemas oculares. Evite a exposição a fumaças (de cigarro ou incenso), ventos fortes e produtos químicos.

Não deixe de lado as consultas com o médico-veterinário. Dessa forma, o profissional pode perceber sinais de doenças e diagnosticá-las de forma precoce, prevenindo complicações e sequelas oculares.

Saiba mais sobre saúde pet no blog da Petz

Se notar o cachorro com olho irritado e remelando, procure imediatamente a clínica veterinária Seres, que conta com profissionais especializados para cuidar da saúde ocular e do bem-estar dos pets. Continue no blog da Petz para acessar mais conteúdos como este.

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Cachorro com medo: como identificar esse problema?

O medo é uma resposta fisiológica que faz parte do instinto de sobrevivência. Porém, muitas…

1 dia ago

Cachorro rouco: o que pode ser?

Assim como os humanos, os cães podem apresentar rouquidão e até perder a voz. O…

2 dias ago

Esporotricose em cães: por que se preocupar?

A esporotricose em cães é causada pelo fungo do gênero Sporothrix, sobretudo o Sporothrix brasiliensis…

3 dias ago

Gato sangrando pelo nariz: o que fazer?

Um gato sangrando pelo nariz (epistaxe) pode ter sofrido um trauma leve brincando, mas também…

4 dias ago

Testes em animais no Brasil: o que a lei diz?

A realização de testes em animais é um tema que desperta cada vez mais atenção…

4 dias ago

A focinheira para cachorro é obrigatória? Entenda o que diz a lei

A focinheira para cachorro é frequentemente associada a cães bravos ou situações extremas. Na prática,…

7 dias ago