Alimentação

Cachorro pode comer arroz? Saiba a resposta!

No Brasil, o arroz é uma das grandes estrelas do almoço, acompanhando o bom e velho feijãozinho de cada dia. De quebra, é fácil de fazer e é ótima pedida para acompanhar outros pratos deliciosos, como estrogonofe, ou mesmo para comer puro ou com algo tão simples quanto um ovo mexido. Mas e quanto ao filho de quatro patas, cachorro pode comer arroz?

Afinal, pode dar arroz para o cachorro?

Sim, cachorro pode comer arroz branco. Porém, é importante que o cereal tenha sido preparado especialmente para o pet ou de maneira a atender suas necessidades e restrições. 

Outra dúvida comum é: cachorro pode comer arroz com alho? E a resposta é não. É comum utilizarmos quantidade razoável de óleo, além de temperos como alho e cebola, no preparo do arroz. Essenciais na culinária brasileira, esses dois temperos são muito saudáveis para seres humanos, mas extremamente tóxicos para os cães.

Além de tomar todos os cuidados no preparo, antes de dar arroz para o cachorro também é importante conversar com um médico-veterinário, já que qualquer mudança brusca na dieta do cão pode provocar problemas gastrointestinais, como vômitos e diarreias.

Como dar arroz para cachorro?

A melhor maneira de começar a dar arroz branco para cachorro é buscar orientação veterinária. Afinal, se o objetivo é substituir a ração comercial pela alimentação caseira, é fundamental que a nova dieta seja prescrita por um veterinário, de preferência especialista em nutrição e metabologia animal. 

Só assim será possível obter um cardápio adequado, com todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo do cãozinho. Lembre-se de que, apesar de rico em fibras, proteínas e carboidratos, o arroz não contém todas as vitaminas e minerais essenciais. 

Para complementar sua dieta, o cachorro pode comer arroz integral, além de outros alimentos, como carnes, frutas e legumes. Uma vez que o veterinário tenha recomendado dar arroz para o cachorro, além das quantidades, é preciso ficar atento também ao preparo do alimento. 

Este pode ser cozido com água pura ou reaproveitando a água do cozimento de outros alimentos, como carnes e legumes, o que ajuda a dar mais sabor ao cereal. Além de adicionar sal ao final do cozimento, você também pode temperar o arroz com algumas ervas geralmente seguras para cães, como salsinha, alecrim, manjericão e orégano. 

É verdade que o arroz é bom para cães com diarreia?

Além de se perguntar “posso dar arroz para meu cachorro?”, outra dúvida comum é se ele ameniza a diarreia do bichinho. Para responder a essa pergunta, não custa nada reforçar que a diarreia não é uma doença. 

É, sim, um sintoma de algum outro problema com a saúde do pet. Por isso mesmo, se seu amigo está com as fezes amolecidas ou pastosas, procure um médico-veterinário.

Dito isso, alguns médicos-veterinários podem, sim, recomendar dar arroz ao cachorro como medida auxiliar no tratamento. Isso porque o arroz ajuda a absorver a água do intestino, o que pode contribuir para a formação do bolo fecal. 

Seja como for, em caso de diarreia por mais de 48 horas, é imprescindível buscar ajuda médica. Dependendo da frequência e da intensidade do quadro, a diarreia pode levar à desidratação intensa e até mesmo ao óbito.

Por fim, se você dá ração comercial de qualidade a seu amigo, saiba que esses alimentos já contam com todos os nutrientes necessários ao organismo dos cachorros. Muitos deles, inclusive, já contém arroz em sua composição. 

Após descobrir se arroz faz mal para cachorro, aproveite e confira aqui no blog outras dicas sobre a alimentação canina. E para manter a dieta do seu melhor amigo em dia, encontre na Petz todos os tipos de alimento para seu cãozinho!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Como cuidar do pet na rotina corrida? 3 dicas para economizar e poupar tempo

Cuidar do seu pet pode ser muito mais simples do que parece, mesmo para aqueles…

12 horas ago

Conheça a vacina FeLV contra leucemia felina

A vacina FeLV protege os gatos contra o vírus da leucemia felina. É importante que…

1 dia ago

Como plantar romã? Conheça o passo a passo e saiba como cuidar

A romã é uma fruta que chama atenção pelo visual das sementes vermelhas e pelo…

2 dias ago

Tipos de brinquedos para cachorros que vão mudar a rotina do seu cão

Quem tem um cachorro em casa sabe: só o passeio diário nem sempre dá conta…

3 dias ago

Como resgatar animais na rua? Dicas e passo a passo

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Muita gente me pergunta: o que fazer ao encontrar…

5 dias ago

Raças de peixes: quais as mais populares no aquarismo?

Desde o clássico Peixe-Dourado, passando pelos vibrantes Guppies e Tetras Neon até as simpáticas Corydoras,…

5 dias ago