Cachorros

Cachorro pode comer batata cozida? Confira!

Será que cachorro pode comer batata cozida? Este é um alimento muito comum em nossa dieta, geralmente, considerado seguro até para crianças pequenas. Entretanto, devemos lembrar que o organismo dos peludos é muito diferente do nosso. 

Alguns ingredientes inofensivos para nós podem ser tóxicos para os pets! Para evitar riscos, convidamos uma médica-veterinária que tirou todas as dúvidas sobre o assunto. Continue lendo para saber se cachorro pode comer batata cozida e outros segredos sobre a alimentação dos cães! 

Pode dar batata cozida para cachorro?

De acordo com a Dra. Ana Paula Sanches Barcelos, quando preparada corretamente, a batata não apresenta riscos para os pets, sendo, inclusive, utilizada como ingrediente em algumas rações. Portanto, é permitido dar batata cozida para cachorro.

Ao contrário do que muitos imaginam, vale lembrar que os cães são onívoros, ou seja, os peludos obtêm nutrientes por meio de carnes e vegetais. Porém, para preparar o prato de forma segura, precisamos tomar alguns cuidados, caso contrário, a batata faz mal para cachorro, como quando contém temperos, como pimenta. Confira. 

Como preparar batata para cachorro

Pode dar batata para cachorro, porém, precisamos seguir algumas recomendações. 

  • Remova a casca: a casca da batata é grossa e pode causar engasgos;
  • Espere esfriar: a batata é um alimento que guarda muito calor. Como os pets não estão acostumados a alimentos quentes, tenha certeza de que os pedaços já estão frios antes de servi-los;
  • Sirva sempre sem tempero: a batata pode até ser segura para os cães, mas os temperos são extremamente perigosos. Não utilize sal, óleo, manteiga ou qualquer aditivo quando for oferecer batata para seu peludo;
  • Corte em pedaços pequenos: isso irá facilitar a ingestão, especialmente se seu amigo tiver porte pequeno;
  • Controle a quantidade: apesar de a batata ser um alimento seguro, ela é um tanto calórica. Por isso, não deve ser oferecida em excesso. A quantidade vai depender do tamanho e dos hábitos do pet. De maneira geral, é possível afirmar que meia batata, uma vez por semana, é uma quantidade segura;
  • Nunca ofereça restos para seu pet: a comida feita para humanos contém sal e outros elementos que, como vimos acima, são tóxicos. Para a saúde do seu peludo, prepare a batata de forma separada, com carinho e cuidado.

Seguindo as orientações acima, seu cachorro pode comer batata cozida sem grandes problemas. Lembre-se apenas que a nutrição dos pets deve vir sempre da ração. Se estiver com dúvidas em relação ao cardápio do seu peludo, consulte um veterinário de sua confiança!

A importância da ração

Como vimos, cachorro pode comer batata cozida quando seguimos certas orientações. Porém, os legumes não devem ser a fonte principal de nutrição dos pets. Para ter uma boa saúde, os cães precisam ingerir nutrientes em quantidades exatas, seguindo as orientações de um especialista. 

É por isso que a ração é tão importante. Como é preparada especialmente para os pets, ela contém tudo o que os peludos precisam, na medida ideal! Para uma alimentação ainda mais saudável, dê preferência por rações premium ou super premium. Estes produtos são elaborados com ingredientes nobres, por isso, nutrem de forma mais eficaz! 

Petiscos saudáveis

Você pode dar batata cozida para cachorro, assim como outros alimentos, que podem servir de petiscos para o seu peludo. Seguindo as mesmas orientações que já vimos, ou seja, sem temperos, sem casca e em porções pequenas, outros legumes também são considerados seguros! Entre os mais recomendados, podemos destacar: 

  • abobrinha;
  • banana;
  • cenoura;
  • maçã;
  • morango.


Agora que você sabe que o seu cachorro pode comer batata, vale lembrar apenas que a ração deve ser a base da alimentação do peludo. Se quiser petiscos ainda mais seguros, é só procurar a Petz mais próxima. Em nossas lojas, você encontra uma grande variedade de comidinhas próprias para pets. Venha nos visitar!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

A focinheira para cachorro é obrigatória? Entenda o que diz a lei

A focinheira para cachorro é frequentemente associada a cães bravos ou situações extremas. Na prática,…

1 dia ago

Hepatite infecciosa canina: o que você precisa saber

A hepatite infecciosa canina é uma doença que pode ser grave. A condição costuma se…

1 dia ago

Perigo silencioso: conheça melhor a diabetes em cães

A detecção precoce da diabetes em cães é um grande desafio para responsáveis e veterinários.…

1 dia ago

Câncer de mama em cadelas: um guia completo

Infelizmente, o câncer de mama em cadelas é um dos tumores mais comuns nas fêmeas…

2 dias ago

Infecção urinária em cães: será que é grave?

Pode começar como uma incontinência urinária ou com a lambedura excessiva das genitais. Ou talvez…

2 dias ago

Dor muscular em cachorro: como identificar esse problema?

A dor muscular em cachorro é mais comum do que parece, mas muitas vezes os…

3 dias ago