Categories: Cachorros

Cachorro pode tomar Imosec ou isso é perigoso?

A diarreia em pets pode ser assustadora. Não é difícil encontrar responsáveis nervosos, procurando soluções para esse sintoma. Nesse contexto, você pode se perguntar: será que cachorro pode tomar Imosec?

Um cachorro com diarreia é um sinal de alerta. O animal também pode apresentar dores abdominais, assaduras no ânus, desidratação e fraqueza. Por isso, faz todo sentido buscar pelo remédio ideal.

Continue a leitura para saber o que é o Imosec e se, de fato, a medicação é a melhor forma de ajudá-lo.

Entenda o que é o Imosec

Antes de saber se o cachorro pode tomar Imosec, é importante compreender mais sobre a medicação. O Imosec é um opióide sintético, que age diminuindo a motilidade do intestino.

Então, se você já se perguntou para que serve o Imosec, saiba que é um medicamento usado por humanos para o tratamento de diarreia aguda. Segundo as descrições de farmacêuticas, ele age de forma rápida e eficiente.

Cachorro pode tomar Imosec?

Não, o Imosec não é indicado para cães. Inclusive, o cachorro pode tomar Imosec e passar mal, principalmente se já tiver comorbidades prévias ou outros problemas de saúde.

Além disso, para animais com diarreia de origem infecciosa, parasitária ou tóxica, o remédio pode ser ainda mais perigoso, pois tende a agravar o quadro ou causar uma obstrução intestinal.

Por fim, tratar a diarreia sem saber a causa do sintoma é perigoso. Afinal, ela pode ser indício de uma doença mais grave, que precisa de diagnóstico e tratamento específico. Utilizar remédios para diarréia, como Imosec, sem orientação profissional não é recomendado. Além de poder levar à piora do quadro, também pode mascarar sintomas importantes.

Como tratar o cão com diarreia?

Você já sabe que cachorro não pode tomar Imosec. Mas como agir caso o pet apresente um quadro intenso de diarreia? O primeiro passo é levá-lo ao médico-veterinário para uma consulta.

O profissional irá fazer uma análise completa do quadro clínico, avaliar histórico de saúde e realizar exames para que possa fechar o diagnóstico e definir o tratamento ideal.

Outros cuidados com o cachorro com diarreia envolvem evitar a desidratação, com oferta de água e alimento. Pode ser necessária uma dieta própria para ajudar na recuperação, montada pelo profissional. Pergunte ao médico-veterinário quais são os ingredientes mais indicados nesse período.

Em casos graves de diarreia, o veterinário poderá indicar medicamentos específicos, além de recomendar a hidratação intravenosa com soro. De toda forma, lembre-se que automedicar o seu pet é proibido e pode piorar a situação, provocando intoxicação, obstrução, desidratação severa e até levar ao óbito.

A prevenção ainda é o melhor remédio

Manter cuidados básicos é a melhor forma de garantir a saúde intestinal do animal. Uma dieta equilibrada e adequada para a espécie, por exemplo, faz toda a diferença para o bem-estar do cachorro.

Além disso, realize a limpeza diária do ambiente onde ele vive, evitando o acúmulo de sujeira. Retire também as plantas e o lixo do alcance do pet.

Mas a maior dica para a prevenção é fazer o acompanhamento regular com um veterinário e manter a vacinação em dia.

Por que os cães têm diarreia?

A diarreia é um sinal inespecífico. Ou seja, ela pode ser uma consequência de muitas doenças, não somente das do trato gastrointestinal. Até mesmo um problema na tireoide pode causar esse sintoma.

Entretanto, existem causas mais comuns que podem causar diarreia em cachorro. Confira quais são elas, a fim de manter a saúde e o bem-estar do seu pet.

Mudança de dieta

Você trocou a ração do seu cachorro e ele teve diarreia? Isso é algo esperado caso a troca não tenha sido feita de forma gradual. A recomendação é misturar a ração nova com a antiga em pequenas proporções e aumentar a quantidade da nova bem devagar.

Isso é importante para acostumar a flora do intestino do cão aos novos ingredientes. Se o intestino do pet for mais sensível, essa recomendação deve ser seguida à risca.

Se você fez a troca da forma correta e o cão ainda apresentar diarreia, considere que talvez ele tenha intolerância a algum ingrediente da nova formulação. Nesse caso, retorne à ração antiga e procure a ajuda de um médico-veterinário.

Infecções virais e bacterianas

Nos anos 1980, um novo vírus foi introduzido no Brasil e muitos filhotes de cães morreram por causa dele. Os sintomas eram uma diarreia profusa e vômitos que rapidamente desidratavam o animal. Tratava-se do vírus da parvovirose.

Felizmente, ela é facilmente prevenida com vacinas, assim como a cinomose, outra doença viral grave que também pode acarretar um quadro gastrointestinal. Além disso, outras infecções bacterianas podem causar os mesmos sintomas.

Parasitas intestinais

Os parasitas intestinais são outros grandes causadores de diarreia em cães. Esses organismos atuam no trato gastrointestinal dos animais, causando vários problemas, principalmente em animais mais novos ou que já tenham alguma doença.

Então, o que dar para cachorro com dor de barriga devido a vermes ou parasitas? O tratamento é à base de vermífugos recomendados pelo veterinário.

Além disso, o responsável precisa fazer a higiene do ambiente onde o cachorro vive, assim como dos pertences do pet, com desinfetantes de uso veterinário.

Alergias alimentares

Algumas vezes, a diarreia vai e volta sem deixar o animal prostrado ou com outros sinais de doença. Em geral, isso pode indicar que ele tem alergia a algum (ou alguns) ingrediente da dieta.

No entanto, é possível que o pet tenha diarreia frequente, acompanhada por vômitos, cansaço, prostração, dor abdominal e com presença de muco ou sangue nas fezes. Isso sugere uma doença gastrointestinal.

Independente do caso, é fundamental buscar orientação do médico-veterinário para que ele possa analisar o que está acontecendo.

Intoxicações

As intoxicações gastrointestinais são comuns em animais que gostam de revirar o lixo ou de comer plantas. Os sintomas que você pode observar no pet variam conforme a causa da condição.

Plantas e ingredientes tóxicos podem causar, além da diarreia, vômito e alterações renais e hepáticas. O cachorro também pode babar excessivamente e ter tremores ou convulsões.

Agora você já sabe se cachorro pode tomar Imosec e o que fazer no caso do pet apresentar diarreia. Para conhecer mais sobre os cuidados com os animais de estimação, acompanhe o blog da Petz!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Tipos de Basset: conheça tudo sobre as variações dessa raça

Apesar de existirem diferentes tipos de Basset, todos têm algo em comum: pernas curtas, corpo…

1 hora ago

Por que meu gato faz isso? Entenda o comportamento dos felinos

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Seu gato já pulou de lado do nada? Travou…

1 dia ago

Como montar a rotina para cachorro? Confira exemplo prático

Montar a rotina para cachorro ideal pode ser mais difícil do que parece. Garantir a…

2 dias ago

Gatos desmamam com quanto tempo de vida? Saiba a resposta

Nos primeiros meses de vida, os gatos passam por mudanças importantes, e o desmame é…

3 dias ago

Raça de cachorro para criança: veja algumas opções adequadas

Existem vários benefícios ao escolher uma raça de cachorro para criança. Afinal, ter um animal…

3 dias ago

Pode dar simeticona para cachorro? Entenda tudo sobre o medicamento

Quem convive com um cão sabe como o bem-estar dele depende de uma digestão saudável.…

4 dias ago