Não há dúvidas de que sentimos muita falta dos pets, principalmente quando saímos para trabalhar ou viajar. Porém, será que o cachorro sente saudade do “dono”, como muita gente diz? Afinal, é comum que o animal festeje a volta do humano e pareça feliz com o reencontro. Continue lendo e descubra se esse sentimento existe nos cães.
Sim, o cachorro sente saudade, embora o sentimento não necessariamente tenha esse nome. Isso porque, apesar de os cães serem muito inteligentes, eles não são capazes de experienciar e expressar sentimentos sociais complexos.
Mesmo assim, é possível dizer que um cachorro sente “saudade do dono” quando ele viaja ou sai por um período maior de tempo, apresentando sinais como queda de energia, desânimo e, em casos mais extremos, agitação e ansiedade.
Cada vez mais a ciência vem mostrando que a relação dos cães com os responsáveis não é apenas de interesses, mas de laços afetivos e de confiança. Além disso, esses sentimentos tendem a crescer com o passar dos anos.
É o que diz um estudo realizado no Japão e publicado na revista Science. Ele mostrou que os níveis de ocitocina sobem tanto no cão, quanto no tutor quando eles trocam olhares — o que não acontece quando o animal olha para outras pessoas. Então, é possível supor que os cães sentem saudade dos “donos”, já que formam laços únicos com esses humanos.
Também chamada de hormônio do amor, a ocitocina é liberada durante trocas de afeto, em momentos de proximidade e de fortalecimento de vínculos emocionais. Ela é capaz de reduzir o estresse, além de aumentar a sensação de bem-estar.
Por conta dessa relação de afeto e da própria liberação de hormônios com a proximidade ao responsável, acredita-se que um cachorro sente saudade do “dono” quando ele não está por perto, embora de maneira bem distinta de nós.
Mesmo que a ciência ainda não tenha como determinar a forma como um cachorro sente saudade, existem diferentes tipos de demonstrações. Uma delas é um transtorno conhecido como ansiedade de separação, uma condição que afeta o bem-estar do cachorro e merece atenção.
Segundo a veterinária e gerente técnica da Petz, Dra. Karina Mussolino, o caso de cães ansiosos ocorre principalmente quando os cachorros não estão acostumados a ficar sozinhos e não possuem estímulos mentais e físicos na rotina. Com isso, eles acabam sofrendo toda vez que o responsável sai de casa.
Por se tratar de um problema causado pela ausência do humano, nem sempre é fácil identificá-lo. Então, como saber se o cachorro está sofrendo com o transtorno? “O ideal é monitorar a casa com câmeras e acompanhá-las algumas horas por dia. Assim, você saberá se o pet está confortável, acostumado ou sofrendo”, explica a veterinária.
Os cães sofrem com a ansiedade de separação por não saberem lidar com a ausência do responsável. Confira os principais sintomas de cachorro com saudade extrema.
Caso não seja possível fazer o monitoramento por câmeras, uma dica é questionar os vizinhos sobre uivos e latidos. Além disso, você pode procurar sinais de lambedura nas patas e verificar se o pet se alimentou ou não.
Porém, em determinados casos é simples perceber que algo está errado, já que alguns pets recorrem à destruição de móveis e outros objetivos da casa como forma de lidar com o desconforto emocional.
Acostumar os cães a ficarem sozinhos desde pequenos ou a partir do momento em que chegam ao novo lar é o primeiro passo para prepará-los para a ausência dos tutores.
Aqui vão outras recomendações sobre o que fazer quando o cachorro sente sua falta de forma exagerada, prejudicando a saúde do animal.
Jamais encare a ansiedade de separação como um sinal de amor. Na verdade, esse problema é um transtorno psíquico com enormes prejuízos para a saúde mental e física do animal
Muitos dizem que um cachorro pode morrer de saudade. Não é bem assim que funciona, porém, a ansiedade de separação realmente traz problemas para o pet. O transtorno possui efeitos adrenérgicos que, ao longo do tempo, podem originar condições mais graves.
Assim, com a dependência emocional em relação ao tutor, o cachorro pode desenvolver depressão, apresentando sintomas como perda de apetite, isolamento e agressividade repentina. Ao suspeitar de depressão ou ansiedade canina, procure um médico-veterinário.
Quer saber mais sobre a ansiedade de separação e como lidar com o transtorno, a fim de potencializar o bem-estar do pet? Então confira o vídeo da Petz TV, com tudo sobre o tema:
Entendeu que um cachorro sente saudade do “dono” e como a ansiedade de separação pode ser prejudicial para a saúde? Então, saiba que para ajudar o pet é fundamental ter suporte profissional. Conte com os médicos-veterinários do Centro Veterinário Seres e marque já uma consulta.
Ao ver a prescrição de um medicamento para o pet, vários responsáveis ficam ansiosos. Afinal,…
Entender qual a melhor ração para cachorro costuma ser um desafio para muitos responsáveis. Afinal,…
Quando um gato para de urinar ou demonstra dificuldade para realizar as necessidades fisiológicas é…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quem tem filhotes de pets em casa costuma ter…
O ato de limpar a pata de cachorro é fundamental para impedir que a sujeira…
Não é novidade que muitos felinos não gostam de tomar banho com água, o que…