Cachorros

Cachorro tremendo quando dorme: mistérios do sono

É frequente observar o cachorro tremendo quando dorme. Esses tremores podem assustar, mas, em geral, são completamente normais e não indicam que o sono do animal não é saudável. Continue a leitura no blog da Petz para entender mais sobre esse comportamento.

As causas da tremedeira

Muitos responsáveis se assustam ao ver o cachorro filhote tremendo enquanto dorme ou quando o pet adulto apresenta esse sintoma. Isso causa incerteza em muita gente, pois o tremor pode ter diversas origens, algumas leves e outras mais graves.

Compreendendo a tremedeira

Alguns responsáveis veem o cachorro dormindo e tremendo e logo pensam em convulsão. No entanto, esse comportamento do animal é comum. Alguns pets tremem apenas as patas; outros, os olhos; e alguns podem até uivar ou latir.

Isso é perfeitamente normal. Assim como os humanos, os cães sonham e passam pelos três estágios do sono: movimento lento dos olhos, movimento rápido dos olhos e sono de ondas leves.

Quem sabe o que eles estão sonhando? Podem ser eventos passados, ou a perseguição de objetos ou outros animais. Por isso, durante o sonho, eles movimentam as patas como se estivessem correndo de verdade.

Variações entre os cães

Nem todo responsável chega a ver um cachorro tremendo enquanto dorme, já que isso varia de pet para pet. Para que isso ocorra, os músculos precisam estar bem relaxados. Isso é mais fácil quando o animal dorme de lado, pois essa posição favorece o relaxamento e, consequentemente, os tremores.

Mesmo dormindo de lado, nem todos os cães tremem. Além disso, é mais comum ver o cachorro tremendo quando dorme em certas fases da vida canina. Filhotes e cães idosos tendem a apresentar esse sintoma com mais frequência.

No entanto, se o animal estiver tremendo de maneira estranha, faça um teste: chame-o pelo nome durante a tremedeira. Se ele acordar ou parar de tremer, é provavelmente um espasmo muscular devido a sonhos ou pesadelos.

Pesadelos caninos

É comum se perguntar: “meu cachorro treme dormindo, e agora?”. Além de sonhos, os cães têm pesadelos. Assim, a tremedeira causada por medo em um sonho também é comum.

A recomendação é a mesma: chame o animal pelo nome até que ele pare ou acorde, mas apenas se observar alguma tremedeira atípica. Em geral, não é recomendado acordar o pet.

Também não é aconselhável acordar o cão tocando nele, pois ele pode estar em um sono profundo, se assustar e morder acidentalmente.

Quando a tremedeira é motivo de preocupação?

O estágio do movimento rápido dos olhos, quando o cachorro fica tremendo enquanto dorme, é uma etapa do sono que passa após alguns minutos. Então, esses tremores cessam naturalmente e o animal volta a ficar calmo.

No entanto, se você chamar o cachorro se tremendo dormindo e ele não responder, pode haver outra causa. Além disso, se o pet está tremendo e apresenta outros sinais simultaneamente, fique atento. Confira, a seguir, alguns motivos que devem ser investigados.

Convulsões

Além dos tremores que ocorrem durante os sonhos, existem outros com causas e significados diferentes. Se você notar o cachorro tremendo e com a respiração ofegante, pode ser uma convulsão.

Nesse caso, o corpo do cão também endurece e ele apresenta salivação excessiva e espasmos. Durante a convulsão, o pet perde a consciência. Embora seja difícil, não entre em pânico. O cão precisa de calma nesse momento.

O ideal é levá-lo imediatamente ao veterinário, pois não há o que fazer em casa. Apenas um profissional pode ajudar o animal e investigar a causa da convulsão, indicando o tratamento adequado.

Outra causa de tremores e convulsões é a hipoglicemia (redução do nível de açúcar no sangue). Existem vários motivos para o animal apresentar o quadro e, novamente, só o veterinário pode determiná-los.

Dor

A tremedeira em cães pode ser um indicativo de dor, algo que muitos responsáveis podem não perceber inicialmente. Quando um cão está sentindo dor, seja ela aguda, seja crônica, o tremor pode ser uma resposta involuntária do corpo.

A dor pode ter diversas origens, como problemas ortopédicos, artrite, lesões ou até condições internas, como problemas gastrointestinais. É importante consultar o médico-veterinário para entender o que fazer em cada caso.

Epilepsia

A epilepsia é uma condição neurológica que pode afetar cães, caracterizada por convulsões recorrentes. Essas convulsões podem ser confundidas com a tremedeira normal durante o sono, mas têm causas e implicações diferentes.

A epilepsia pode ser idiopática, ou seja, sem uma causa identificável, ou secundária, resultante de lesões cerebrais, tumores, infecções ou outras doenças. Se o cachorro tremendo quando dorme também apresenta convulsões frequentes, é fundamental procurar um veterinário.

O clima é outra razão para a tremedeira durante o sono

Agora que você conhece as possíveis causas do cachorro tremendo enquanto dorme, também é importante considerar o clima. O tremor pode simplesmente indicar que o animal está com frio.

Nesse caso, além de tremer, o pet fica encolhido, geralmente enrolado, com a cabeça próxima às pernas. Para resolver isso, é simples: cubra-o com um cobertor ou vista-o com uma roupa quente.

Além disso, se ele dorme fora de casa, considere deixá-lo dentro nos dias mais frios. Se isso não for possível, coloque um anteparo para reduzir a corrente de ar frio e mantenha a cama elevada do chão para evitar o contato com a friagem.

Confira ainda mais sobre sonhos e o sono dos pets neste vídeo da Petz TV:

Você se interessou pelo tema de cachorro tremendo quando dorme? Caso tenha dúvidas sobre o comportamento do seu animal, conte com o Centro Veterinário Seres. Lá, é possível encontrar uma equipe capacitada, pronta para atender você e o seu pet.

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Guia completo sobre o enriquecimento ambiental para cães

Queremos garantir sempre o melhor para os animais de estimação. Pensando nisso, o enriquecimento ambiental…

3 horas ago

Rãs venenosas: fique longe delas

Os anuros são animais pertencentes à ordem dos anfíbios. Os representantes principais são os sapos…

1 dia ago

Ferret: guia completo de cuidados com esse pet curioso

Do corpo magro ao pelo sedoso e personalidade curiosa, o ferret é um pet irresistível.…

3 dias ago

Vacina de coronavirose: o que é a doença e como proteger seu cachorro

Você sabia que existe uma coronavirose canina? Apesar do nome, a doença é bem diferente…

4 dias ago

Calopsita: guia completo de cuidados com esse pet carismático

O topete é inconfundível. O jeito brincalhão também. Por isso, a calopsita é uma das…

1 semana ago

Conheça os tipos de carrapatos que podem afetar seu animal de estimação

São muitos os tipos de carrapatos que podem atingir os animais. Ainda que algumas pessoas…

2 semanas ago