Alimentação de pássaros: aves podem comer insetos?

Postado por PETZ, em Atualizado em Jul 1, 2019

Alimentação
Alimentação de pássaros: aves podem comer insetos?
Tempo de leitura: 3 minutos

A alimentação de pássaros é ainda gera muitas dúvidas entre tutores. Afinal, qual o melhor ingrediente para manter nossos amiguinhos saudáveis e felizes? Confira as informações que separamos sobre esse assunto tão importante!

São muitas as opções de componentes utilizados para a alimentação das aves, mas nem todas são de fato recomendadas ou completas.
Um exemplo interessante é o mix de sementes que, apesar de pobre em nutrientes, ainda é bastante utilizado. E mesmo entre os que apostam no uso dos alimentos extrusados, é comum se perguntar se são necessários complementos para garantir uma dieta balanceada.

Nesse sentido, as frutas frescas são uma opção popular, servindo principalmente como petisco. Mas, você sabia que ave pode comer inseto? Fique por dentro!

Alimentação de pássaros: diferentes dietas

Não é preciso ser um grande conhecedor de pássaros para reparar que as espécies são muito diferentes entre si.

Do tamanho do corpo ao formato do bico, elas têm características próprias, que se desenvolveram de acordo com as necessidades de cada uma. Como prova, basta pensar em como o bico do beija-flor é diferente do bico do sabiá.

A base da alimentação das aves também é diferente entre uma espécie e outra. Se algumas, como os canários, são granívoras e se alimentam principalmente de grãos e de sementes, outras, como os sabiás, têm os insetos como base da alimentação.

Insetos na alimentação de pássaros domésticos

O fato de a base da alimentação de um pássaro não ser composta por determinado alimento não significa que ele nunca possa consumi-lo. Segundo o biólogo da Petz Rafael Pires Barbosa, as espécies de canário belga, mandarim, manon e diamante Gould são granívoras.

No entanto, insetos para aves também podem ser oferecidos como forma de enriquecimento alimentar. “Em grande parte, os passeriformes se alimentam de insetos”, explica o especialista.

Ainda de acordo com o biólogo, mais do que apenas um petisco, esse complemento é muito benéfico para os pássaros. “É um estímulo diferente para o pet”, argumenta.

“Ele fica na gaiola o tempo todo, sem ter muito o que fazer. Esse tipo de alimento (inseto) serve de estímulo para o animal”, comenta.
Lembrando que, para isso, o mais interessante é oferecer o bichinho vivo. A prática pode incitar o instinto de caça do passeriforme, dependendo da espécie.

Cuidados na administração de insetos para pássaros

Agora que você já sabe que os insetos são bons complementos para a alimentação dos pássaros, pode ficar tentado a oferecer uma minhoca do jardim para eles. Mas não é bem por aí.

Segundo o nosso biólogo, o risco de alimentar pássaros com insetos coletados diretamente da natureza ou comprados de vendedores não-regulamentados é biológico.

O oferecimento de determinadas comidinhas pode ser perigoso para a saúde do pássaro. “Não tem como saber como foi o manejo alimentar, as condições de higiene, os protocolos seguidos”, explica Rafael.

Os insetos podem apresentar patologias, o que coloca em perigo a saúde e mesmo a vida da sua ave. Por isso, sempre que for promover o enriquecimento alimentar com insetos, procure lojas e sites de confiança, como a Petz.

Como dito acima, os insetos vivos são os mais recomendados. Porém, isso não é necessariamente verdade para todas os pássaros. Uma boa alternativa é oferecer insetos desidratados, que possuem o mesmo valor nutricional.

Por fim, é importante ter em mente que os insetos devem servir somente como complemento. Eles não substituem a comida para pássaros comum. A ração é desenvolvida especificamente para cada espécie, como base da alimentação.

Curtiu saber que os insetos também serve de alimentos para pássaros? Aproveite para conversar com um especialista em animais silvestres e garanta a nutrição adequada para a sua ave! Agende já uma consulta em uma das clínicas da Petz!

Aqui em nosso blog você fica por dentro de mais informações incríveis sobre esses pets fantásticos. Acompanhe as publicações!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *