Alimentação para cachorros castrados: o que deve mudar

Postado por PETZ, em 01/05/2019

Alimentação
Alimentação para cachorros castrados: o que deve mudar

Você, certamente, já ouviu falar dos benefícios da castração para cães: inibe comportamentos territorialistas, deixa o pet mais tranquilo e ajuda a evitar uma série de doenças graves, como alguns tipos de câncer. Mas, será que além de tudo isso, ocorre também a mudança da alimentação para cachorros castrados?

A verdade é que sim, os pets podem ter que alterar sua dieta após a castração! Continue lendo e descubra como deve ser a refeição de cachorros castrados.

O que muda no organismo do cachorro com a castração?

Assim como o nosso corpo, o organismo dos cachorros funciona como uma máquina complexa, na qual pequenas mudanças em algumas das “engrenagens” já são capazes de impactar o funcionamento do equipamento inteiro.

No caso da castração, o reflexo é muito positivo. Apesar disso, é importante ficar atento às mudanças. “Na maioria das vezes, pets castrados tornam-se mais caseiros e com um estilo de vida mais sedentário”, diz a médica-veterinária da Petz, Dra. Renata Alvez.

“Como consequência da diminuição de hormônios sexuais, ocorrem mudanças metabólicas. Por isso, a ingestão de alimentos deve ser controlada por seu tutor, evitando que o pet castrado fique obeso”, completa a especialista.

O papel da alimentação no equilíbrio do metabolismo

Não há dúvidas de que a alimentação balanceada é uma das principais bases para uma vida saudável. Afinal, é ela quem garante todos os nutrientes necessários para o pet.

Por isso, sempre que acontece uma mudança no metabolismo do animal, é necessário também fazer mudanças na dieta, a fim de voltar a encontrar um equilíbrio metabólico.

Impactos da castração na alimentação

Um dos impactos da castração, como disse a Dra. Renata, é que ela tende a deixar os cães mais sedentários, o que significa que eles acabam gastando menos energia em atividades físicas.

Portanto, quando continuam comendo da mesma forma que comiam antes, a tendência é que os cachorros castrados engordem. Mas isso não significa que você deve simplesmente reduzir a quantidade de comida!

Em vez disso, a Dra. Renata afirma que o ideal é optar por um alimento com valor nutricional diferenciado. “Após a castração, é necessário controlar a alimentação e fornecer um alimento com baixo teor de gordura e rico em fibras”, explica. “Assim, o animal diminui o aporte energético, sem ficar com fome”, completa.

Ração para cachorro castrado: o que ela tem de diferente?

É justamente por conta das mudanças no organismo do pet que, hoje em dia, é possível encontrar rações super premium específicas para as necessidades de cães que passaram pela cirurgia de castração.

A seguir, conheça os diferenciais dessa alimentação especial para cachorros castrados:

  • Alto teor de proteínas: entre outras funções que as proteínas exercem no organismo do cachorro, está a de ajudar a gerar energia e a manter a musculatura, mesmo após diminuição na atividade física;
  • Baixo teor de gorduras: ao reduzir o consumo energético, as rações para cães castrados contribuem para manter o peso do pet estável;
  • Alto teor de fibras: essa característica promove a sensação de saciedade,
  • Enriquecimento com L-Carnitina: enzima conhecida por ajudar a controlar o peso, aumentando na queima de gordura.

Importância de consultar um especialista

A Dra. Renata destaca que qualquer mudança para uma alimentação especial para cachorros deve ser orientada por um especialista. Isso porque, a escolha da ração vai depender do estilo de vida do pet e das necessidades individuais dele.

Por exemplo, um cachorro que faz bastante atividade física, pode não precisar reduzir o consumo energético. Pode ser indicado, nesse caso, o uso de rações específicas para raça.

Além disso, fique sempre atento à informação da faixa etária. Converse com um veterinário na clínica Petz mais próxima a você!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *